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5 dicas para sair na frente da concorrência

In Gestão Estratégica by Carolina Ristow Kohler0 Comments

A maioria dos empreendedores já teve esta dúvida: como é possível tornar meu negócio uma referência no mercado e estar um passo a frente da concorrência? Em um ambiente empreendedor cada vez mais amplo e competitivo, ter criatividade e capacidade de inovar no seu negócio é uma competência chave para o sucesso. Leia as dicas abaixo para entender melhor sobre como tornar sua empresa única no mercado, atraindo mais e novos clientes! 

1. Conheça seus concorrentes
Além de conhecer seu próprio negócio, você deve estar a par do que os outros empresários do seu ramo praticam. Compare os preços, diferenciais, qualidades e defeitos, analisando onde sua empresa possui vantagens em relação à concorrência e como não ficar para trás em outros quesitos.

2. Não pratique concorrência desleal
Possuir os menores preços não é a forma mais eficiente de se tornar competitivo no mercado. Existem melhores estratégias, como oferecer descontos e promoções ocasionalmente, ter parcerias com outras lojas, participar da associação empresarial do seu setor (para estar em contato com outros empreendedores e compartilhar experiências na área que atuam), entre outros.

3. Não repita os erros dos outros
É recomendável estar sempre atento ao andamento dos seus adversários, tendo cuidado para não cometer os mesmos erros de gestão ou de atendimento, por exemplo. Assim, você poderá oferecer produtos e/ou serviços cada vez melhores, além de não sofrer com os prejuízos de alguma atitude errada em relação ao seu negócio.

4. Leve a opinião do cliente em consideração
Ter um diálogo constante com o seu cliente é muito importante para que a empresa se destaque das demais. Realizar entrevistas, pesquisas de avaliação do seu estabelecimento ou serviço e saber qual a opinião dos consumidores referente a seu negócio são meios de entender melhor quem é seu cliente ideal (veja aqui a importância de conhecer seu cliente), quais são suas sugestões, desejos, reclamações…

Usar esses feedbacks e aplica-los na prática, seja através de melhorias ou inovações na gestão é fundamental para o sucesso de uma empresa.

5. Atenção à concorrência indireta
Além de estar à frente da concorrência direta, é preciso levar a concorrência indireta em conta e buscar maneiras de neutralizá-la. Uma hamburgueria, por exemplo, tem como concorrentes indiretos os estabelecimentos que vendem outros alimentos similares, como hot dog, e com as redes de fast food. Já uma academia pode competir com as novas modalidades de esporte em ascensão, como o crossfit, treino funcional, estilos de luta funcional (boxe, muay thai) etc.

Por isso, é interessante oferecer produtos complementares que sejam mais atraentes e vantajosos na hora do cliente fazer sua compra.

Por fim, listamos aqui duas recomendações de vídeos para complementar nossas dicas:

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Carolina Ristow Kohler
Assessora de Marketing e Consultora na Ação Júnior e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina.

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