5-passos-para-realizar-uma-pesquisa-de-mercado

5 passos para realizar uma pesquisa de mercado

In Pesquisa de Mercado by Julia Gazzinelli0 Comments

Quer começar um novo empreendimento? Quer saber quais ações tomar para expandir seu negócio? Siga esses 5 passos para realizar uma pesquisa de mercado e entender qual o melhor curso de ação a ser tomado!

O mundo dos negócios é baseado em decisões. São elas que definem o sucesso ou o fracasso de cada empreendimento – seja um pequeno negócio ou uma multinacional. Por isso, a sobrevivência no mercado exige que as decisões sejam tomadas com segurança e certeza. E nesse caso, precisamos de informações, que podemos conseguir com uma pesquisa de mercado.

Defina o problema
“Os erros verdadeiramente sérios não são os cometidos como consequência de respostas erradas, mas da formulação de perguntas equivocadas.” Peter Drucker

Como podemos ver neste post, a pesquisa de mercado serve não apenas para um objetivo, mas para vários. É possível identificar, de uma forma geral, qual a necessidade do seu consumidor, qual a opinião dele em relação a sua empresa e o que pode ser aproveitado das ações dos seus concorrentes.

O primeiro passo consiste em definir o problema e os objetivos, ou melhor, qual pergunta a pesquisa deve responder. Para isso, é importante entender o contexto do que está buscando solucionar – seja a validação de um produto ou a identificação de um mercado em potencial -, além de qual será o público-alvo. Nesse sentido, a busca e a análise dos dados secundários (ambiente virtual, revistas do setor, estudos do ecossistema em questão) é o meio indicado para adquirir essas informações, uma vez que é de mais fácil acesso.   

Identifique o que é relevante
Identificar as fontes relevantes de informação e os métodos a serem utilizados é crucial para a realização da pesquisa. Esse passo consiste em elaborar a chamada “concepção da pesquisa”, que é um desenho para a realização do estudo: é aqui que vamos definir a informação necessária e como coletar e analisar os dados quantitativos.

A partir do que foi definido no primeiro passo, é possível saber a quantidade aproximada de questionários a serem elaborados e aplicados, o local para as aplicações, se elas serão presenciais ou pelo ambiente online, individuais ou em grupo.

Trabalhe em campo
Seguindo a pesquisa, temos o trabalho em campo: os questionários. De acordo com as definições das etapas anteriores e da obtenção dos dados secundários, é possível colher os dados primários (aqueles gerados pelo pesquisador especificamente para abordar o problema de pesquisa). É válido considerar que para atingir os objetivos de uma pesquisa, a eficácia do questionário é o elemento mais determinante.

Na elaboração, procure fazer perguntas diretas, imparciais e que doem espaço suficiente para a pessoa se expressar. Assim é mais fácil obter resultados reais e mais honestos, agregando valor à pesquisa.

Por último, é indicado que se utilize um pré-teste antes da aplicação final. Isso evita que os resultados sejam insatisfatórios, uma vez que possibilita a identificação de possíveis falhas e, por conseguinte, a alteração daquilo que for necessário.

Analise os dados
Relembre qual o objetivo inicial definido. A partir disso, o próximo passo é observar  os dados gerais e anotar os números que chamaram sua atenção: melhores e piores resultados, respostas discrepantes ou que possam não condizer com a realidade da pesquisa.

Pense na solução do problema e elenque as principais perguntas que poderão solucioná-lo: elas serão sua prioridade. Feito isso, tabule e organize os dados, realize cálculos de médias e aproximações, buscando as melhores maneiras de analisar e verificar a veracidade daquilo que foi obtido até então.

Tome uma decisão
É hora de tomar uma decisão. Após realizar todas as análises, é possível identificar quais são os pontos principais da sua pesquisa e entender se o que era esperado foi alcançado. Compile essas informações em um relatório e decida quais atitudes deve tomar diante do cenário que se deparar.

Ficou interessado em saber mais sobre as vantagens e as implicações de uma pesquisa de mercado? Entre em contato com Ação Júnior e conheça nossos serviços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Julia Gazzinelli
Consultora na Ação Júnior e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina
Julia Gazzinelli

Julia Gazzinelli

Consultora na Ação Júnior e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina
Julia Gazzinelli

Leave a Comment