Skip links

5 vantagens para fazer do seu negócio uma franquia

 

 

Você já sabe que há inúmeras formas de expandir seu negócio e torná-lo mais lucrativo, e uma dessas formas está ganhando cada vez mais espaço e provando ser a opção mais eficiente: fazer do seu negócio uma franquia.

 

O QUE É?

O franqueamento se refere ao sistema no qual o dono de determinada marca cede o direito de uso desta, permitindo que o negócio seja “replicado” em diversos locais, porém mantendo o conceito original.

É basicamente o que acontece quando podemos encontrar um McDonald’s em qualquer lugar ou quando viajamos para outro estado e ainda assim é possível comprar uma camiseta na loja da Hering. Deu pra entender né?

 

COMO FUNCIONA?

Ao se tornar um franqueador, o empresário mantém sua autonomia sobre a gestão da marca, aumenta exponencialmente sua velocidade de crescimento e obtém uma clientela em regiões que até então não conseguia atender.

Ou seja, o franqueado está comprando os benefícios de determinada marca, mas o faz abrindo uma unidade com investimentos próprios.

No entanto, para garantir que o franqueado esteja alinhado com o modelo de negócio da marca, é de máxima importância o cuidado na elaboração dos manuais da franquia e do Circular de Oferta (COF). Neles estarão contidas todas as informações sobre o empreendimento, as instruções acerca da realização de cada processo, relatórios de prática, além das instruções para o funcionamento das franquias.

 

E VALE A PENA?

Não é a toa que cada vez mais empresários estão aderindo ao sistema de franquias e tornando este um dos ramos que mais crescem no país. Confira aqui as 5 maiores vantagens do modelo:

1. Crescimento no mercado

Geralmente um único ramo do mercado possui diversas unidades com a mesma linha de produtos, dificultando a empresa de se destacar perante a concorrência, já que a abertura de novas unidades próprias demanda capital e capacidade de gestão, o que tornam o processo lento.

No entanto, franquear permite ampliar a área de atuação rapidamente, pois o investimento é feito pelo franqueado, tornando-se uma opção barata para o franqueador, o qual consequentemente irá obter uma marca consolidada e ocupando um espaço significativo no mercado. Saiba mais sobre como o sistema de franquias pode alavancar seu negócio aqui.

 

2. Redução de riscos

As franquias possuem gestão autônoma, dessa forma, o franqueador não toma parte no investimento necessário em materiais, manutenção, recursos humanos e demais custos das unidades.

Além disso, os eventuais problemas da franquia, que dizem respeito ao dia a dia de qualquer empresa, são de responsabilidade do franqueado, isentando o franqueador dos conflitos de gestão interna.

 

3. Compromisso com a empresa

Ninguém quer batalhar para construir uma empresa e depois vê-la ser administrada com descaso, certo?

Esse zelo e responsabilidade serão compartilhados pelo franqueado. Afinal, ele se tornou dono de uma unidade e investiu um capital relevante na expectativa de obter lucros com ela. Ou seja, você ganhou mais um aliado comprometido com os resultados da empresa!

 

4. Poder de negociação

Imagine como seria poder negociar valores e condições especiais para adquirir os produtos necessários da sua empresa. Um sistema de franquias irá te dar este poder, pois a expansão da rede acarreta em um poder maior ao negociar com os fornecedores. Assim, é possível diminuir os custos envolvidos além de acordar quesitos logísticos que facilitem a operação das unidades.

 

5. Oportunidade de inovação

Quando pensamos no Mc Donalds, qual o principal produto que nos vem à mente?

A maioria das pessoas pensa no Big Mac, mas o que elas não sabem é que este sanduíche foi desenvolvido por um franqueado! O qual, após absorver toda a bagagem de know-how advinda do franqueador, conseguiu identificar uma oportunidade de aperfeiçoar o serviço oferecido, e ainda aumentar significativamente os lucros da marca. 

 

Ficou interessado e pensa em franquear seu negócio? Ainda possui dúvidas sobre o assunto? A Ação Júnior realiza projetos que viabilizam a abertura de franquias! Marque uma reunião de diagnóstico gratuita conosco para podermos avaliar o seu negócio e apresentar uma solução para você! 

 

 

Por: Monike Gandra

 

Return to top of page