Aprenda​ ​como​ ​analisar​ ​a​ ​sua​ ​empresa​ ​e​ ​o​ ​ambiente​ ​que​ ​ela está​ ​inserida

In Marketing, Sem categoria by Aruan Boritiyca0 Comments

O mercado se torna mais competitivo dia após dia e, para fortalecer a atuação da sua empresa, é fundamental que seja feita uma análise situacional agregada à um planejamento estratégico e um Plano de Marketing. Utilizar a ferramenta Matriz SWOT no seu planejamento vai ajudar a esclarecer quais são os fatores positivos e negativos que interferem no seu negócio, definir os caminhos para melhorar o posicionamento da sua empresa e aumentar os seus ganhos.

O​ ​que​ ​é​ ​a​ ​Matriz​ ​SWOT


É a principal ferramenta em processos de planejamento, em especial, no marketing. O objetivo dela é conhecer os fatores de ambiente externo (situação do mercado e concorrentes) e interno (cabe somente à empresa) que influenciam na estratégia da empresa, definidos como F​orças, O​portunidades, F​raquezas e A​meaças.

Como​ ​funciona​ ​a​ ​SWOT
Para aplicá-la, é preciso entender o que significa cada fator e em qual posição ele será verificado. Os dois quadros da esquerda, Forças e Fraquezas, tratam da estrutura da empresa, seus diferenciais, valores e incompetências. Os quadros da direita, Oportunidades e Ameaças, referem-se ao cenário atual do mercado, abordando as características do mesmo que irão facilitar ou dificultar a jornada de algum empreendimento, mas sem depender das suas ações particulares.

● Forças:​ ​Exclusividades​ ​do​ ​serviço​ ​ou​ ​produto
É importante valorizar e investir no diferencial, nas singularidades e nas características que levam os clientes a se fidelizar à sua marca ou produto.

● Fraquezas:​ ​Incompetências​ ​e​ ​limitações​ ​comparadas​ ​aos​ ​concorrentes ao contrário do que foi citado anteriormente, é o que deve ser revisado e otimizado. Sugestões de clientes e diferentes setores sempre devem ser consideradas e analisadas, visando agregar tudo aquilo que trará uma mudança positiva para a empresa.

● Oportunidades:​ ​Usar​ ​a​ ​maré​ ​a​ ​favor​ ​da​ ​empresa
Tendências, cenários políticos, alta demanda etc. Tudo o que acontece atualmente no mercado que a empresa pode utilizar para expandir sua atuação e potencializar os seus lucros.

● Ameaças:​ ​As​ ​pedras​ ​(ou​ ​montanhas)​ ​no​ ​meio​ ​do​ ​caminho, fortes concorrentes, inviabilidade econômica no setor, políticas tributárias desfavoráveis… Características do mercado que vão prejudicar a produção, divulgação e a rentabilidade da empresa.

É importante ser realista, consultar especialistas de setor e ser bem específico em cada ponto destacado. Caso contrário, a imprecisão desses fatores levará a um planejamento falho.

O​ ​que​ ​fazer​ ​com​ ​isso
Após o registro, faz-se a Análise Cruzada​, que consiste em saber como utilizar os fatores do ambiente interno para influenciar os fatores de ambiente externo. Ou seja, cruzar os pontos a fim de estabelecer novo plano de aperfeiçoamento. As combinações podem formar as seguintes estratégias:

1. Estratégia Ofensiva: Forças x Oportunidades
2. Estratégia de Confronto: Forças x Ameaças;
3. Estratégia de Reforço: Fraquezas x Oportunidades;
4. Estratégia Defensiva: Fraquezas x Ameaças.

Por​ ​que​ ​usar​ ​a​ ​Matriz​ ​SWOT?
Assim como os atletas estudam o jogo e seus adversários, exercitando-se incessantemente e conferindo seu progresso, um empresário deve fazer o mesmo com a sua empresa. Primeiramente, é importante conhecer seu potencial, suas limitações e o meio em que está atuando. Depois disso, poderá montar uma estratégia eficiente. Michael Porter, referência em estratégia empresarial, disse: “A estratégia é uma força poderosa na determinação dos resultados competitivos ”.

Aplicação​ ​desses​ ​conceitos​ ​em​ ​pequenos​ ​negócios
“Passo a passo. Não consigo pensar em nenhum outro modo de se realizar algo”(Michael Jordan). É ainda mais importante focar em planejamento e estratégia quando se trata de novos e pequenos negócios. No Brasil, um terço de novas empresas fecham dentro de um período de 2 anos devido à falta de organização (FGV, 2017). Aplicar essa – e outras teorias e ferramentas já abordadas em postagens anteriores – vai garantir uma avaliação eficiente do andamento da empresa e de como ela pode agir no futuro.

Como​ ​a​ ​matriz​ ​vai​ ​aprimorar​ ​o​ ​Plano​ ​de​ ​Marketing
Após identificar suas fraquezas e ameaças, será possível elaborar ações a fim de reter um número maior de clientes e tornar a experiência deles mais agradável. É recorrente o caso de clientes que migram de uma empresa para outra no mesmo setor. Isso pode acontecer por diversos fatores, dentre eles: a ausência de competências necessárias por parte da primeira ou o crescimento elevado, e consequente destaque, do concorrente no setor. O desenvolvimento do plano de marketing vai ser guiado pelos destaques da matriz, uma vez que a empresa já possui conhecimento dos fatores internos, externos, da necessidade da clientela e de como supri-la. O próximo passo é comunicar a solução dessa demanda de maneira eficiente, atraindo e fidelizando o maior número de clientes.

Considerações​ ​finais
A análise SWOT é uma ferramenta completa para formar um plano de ação de marketing, assim como na formação do negócio e em outros setores. É fundamental que seja executado com transparência e atenção. O plano de marketing, em sequência, irá definir uma estratégia a ser seguida a fim de melhorar os resultados da empresa. Se quiser saber como implementar essas estratégias corretamente, da melhor maneira possível, visando atingir os resultados que você deseja, entre em contato com a Ação Júnior! Contamos com uma equipe de especialistas auxiliar.

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Trainee na Ação Júnior e estudante de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.
Aruan Boritiyca

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