como-analisar-o-desempenho-da-sua-empresa-com-o-bsc

Como analisar o desempenho da sua empresa com o BSC

In Gestão Estratégica by Laine Martins0 Comments

Os professores Robert S. Kaplan e David Norton, ao perceber que as metodologias de mensuração de desempenho nas organizações limitavam-se a indicadores financeiros, desenvolveram no ano de 1992 uma ferramenta chamada Balanced Scorecard (BSC). Seu principal objetivo é destrinchar metas a longo prazo, compreendendo a estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. Esta metodologia de gestão estratégica hoje permeia grandes organizações, servindo para analisar seu desempenho sob quatro perspectivas Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

A aplicação desta metodologia se pauta em alguns passos, que devem ser seguidos fielmente, para garantir uma melhor gestão estratégica do seu negócio.
1. Compreender todas as vertentes
O real entendimento da situação atual da organização influenciará diretamente na sucesso da gestão estratégica posteriormente. Para que essa análise não seja feita de forma tão superficial, busque compilar os dados.

Compreenda os seus dados financeiros, o seu posicionamento no mercado, como estão ocorrendo seus processos e quais conhecimentos e inovações é necessário buscar.

2. Construção de metas e indicadores
Essa metodologia trabalha com o destrinchamento de cada perspectiva para uma melhor compreensão das estratégias. Assim, deve-se estabelecer, para cada uma delas, seus objetivos, que indicadores de mensuração utilizar e as metas a serem atingidas.

3. Planos estratégicos
Buscando alinhar todas as perspectivas e colocar em práticas as metas pré estabelecidas, também é necessário definir as estratégias de operacionalização. Visto que esta metodologia visa a integração de todas as vertentes da empresa, é interessante desenvolver essas estratégias em conjunto com todos os diretores/gestores da organização, lembrando que todos terão que trabalhar para o cumprimento das metas.

4. Controle e mensuração dos resultados
Após todo o desenvolvimento das metas e estratégias é hora de colocar o BSC em prática. Nesse passo é importante ter em mente que caso as estratégias do passo três não estejam atingindo as metas ou contemplando os indicadores do passo dois há completa liberdade para alteração. Além dessa flexibilidade à também que compreender profundamente as metas e indicadores estabelecidos, pois a mensuração desses fatores influenciará diretamente nas análises posteriores da gestão estratégica.

Entendeu a aplicação prática do Balanced Scorecard para sua empresa? Se for preciso, conte com a Ação Júnior para auxiliá-lo neste processo. Marque uma reunião de diagnóstico e veja como estruturar as metas e a gestão do seu negócio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Laine Martins
Gerente de projetos na Ação Júnior e estudante do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina

Leave a Comment