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Como aumentar a qualidade de vida no trabalho?

In Gestão de Pessoas by Rafaela de Paulo0 Comments

Atualmente, não importa se em pequenos ou grandes negócios, existe uma preocupação muito grande de manter os funcionários não só motivados, mas também saudáveis. É possível potencializar os resultados do seu trabalho, cuidando da saúde da equipe! Saiba mais sobre o que se trata a qualidade de vida e como cultivá-la em sua organização, através do conteúdo a seguir:

O ambiente de trabalho exige atenção
O primeiro passo, para poder entender a importância de colocar na agenda da empresa a qualidade de vida fornecida aos funcionários, é imaginar um cenário pessimista. Tal cenário compreende uma equipe: desmotivada e improdutiva; insatisfeita; infeliz; sem evolução e com vários atestados médicos a serem apresentados para justificar faltas. As características apresentadas definem os sintomas que causam o burnout dos membros.

O burnout é definido como “uma reação ao estresse ocupacional crônico” caracterizada por exaustão emocional, desconfiança e “falta de eficácia profissional (isto é, a tendência de avaliar o próprio trabalho negativamente)”, em um artigo seminal no Journal of Vocational Behavior. Tendo isso, é extremamente importante que os líderes se empenhem em manter o engajamento dos seus funcionários. Ajudá-los a conectar e comprometer-se com a organização, seja qual for o tamanho, e apoiar diretamente no alinhamento com o propósito do seu trabalho são os passos primordiais.

Quais os principais elementos que favorecem a qualidade de vida?
O engajamento do time não acontece involuntariamente. Existe uma série de fatores que interferem diretamente no comportamento dos funcionários e na saúde dos mesmos. Abaixo serão listadas maneiras de manter a qualidade de vida dos funcionários dentro da empresa:

Capacite os membros
Muitos podem se sentir pressionados ao ter que desempenhar uma função que não possuem um bom domínio. Proporcionar participações em eventos e workshops influencia na confiança e segurança com que os membros realizam suas atividades, ou seja, aumenta a qualidade e também a produtividade.

Reconheça
Elogiar e parabenizar os profissionais desperta motivação e valoriza suas entregas. É interessante que seja em público, quando se trata de algo positivo e em particular, quando construtivo. Além disso, num aspecto psicológico, o reconhecimento após uma tarefa aumenta a autoestima e resulta na dedicação do funcionário na vida no trabalho.

Cuide das condições de trabalho
Proporcionar um ambiente confortável, limpo, com boa disposição mobiliária e tecnologia, estabelece um sentimento agradável de satisfação na equipe. Para que o funcionário não se sinta sobrecarregado, ter um lugar que proporcione a execução das suas atividades é essencial.

O selo Disney de qualidade
A dedicação para ter um ambiente mais saudável deve estar intrínseca na cultura organizacional da empresa, tanto que seja visível aos clientes. E, um exemplo grande de onde isso está presente é na Disney. Com uma cultura de alto desempenho dos seus funcionários, tratam clientes e funcionários com a mesma atenção, o que entrega a eles a certeza do seu valor e os coloca num lugar privilegiado.

Você pode trazer para realidade da sua empresa, lendo sobre a importância do fortalecimento da cultura organizacional.

Trocando o stress pela satisfação
O fator de maior peso, quando se trata de qualidade de vida no trabalho, é a saúde emocional dos colaboradores. Demonstrar preocupação com ela, revela o quanto os líderes estão alinhados com os demais da equipe. O excesso de trabalho e o desgaste (físico e mental) debilitam, mas com a devida atenção são diagnosticados e tratados na vivência profissional. Uma das atitudes para amenizar tais impactos é determinando horários de trabalho inteligentes, onde existe o equilíbrio entre vida pessoal e profissional colocando nessa, foco em execução e naquela, tranquilidade e lazer.

Ter a equipe motivada, mantendo a qualidade de vida, com certeza trará um maior resultado tanto no crescimento da empresa, como também no seu principal motor: as pessoas.

Se você possui alguma dúvida ou quer melhorar os processos da sua empresa, marque uma reunião de diagnóstico gratuitamente!

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Rafaela de Paulo
Assessora de Gestão de Pessoas na Ação Júnior e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina

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