Como aumentar suas vendas através de Inbound Marketing?

In Marketing by Marcela Silva Adam0 Comments

O conceito de Inbound Marketing teve origem nos Estados Unidos e começou a se popularizar, em meados de 2010, com o lançamento do livro ““Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” de Brian Halligan e Dharmesh Shah. O Inbound, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de técnicas e processos cujo fim é a conversão e fidelização de clientes.
Tal comunicação entre empresa e cliente ocorre através dos conteúdos disponibilizados pela primeira. Por sua vez, o conteúdo possui um grande desafio: auxiliar os potenciais clientes a solucionar seus problemas. Para isso acontecer de forma natural, o consumidor passa por um funil de vendas, também chamado de pipeline. A equipe responsável por tal processo nutre o caminho que faz o lead comprar o seu produto ou serviço.

Inbound X Outbound
Diferentemente do Outbound, no Inbound todas as ações praticadas para a conversão de clientes podem ser mensuradas com ferramentas de webanalytics. Com mais informações sobre suas campanhas e resultados, consegue-se mensurar corretamente o ROI (retorno sobre investimento). Assim, através do Inbound, o cliente procura pela empresa e não o contrário, como ocorre no Outbound.
O último também é conhecido como marketing de interrupção, pois interrompe os usuários em suas atividades com propagandas. No entanto, assim como na estratégia retratada acima, é importante segmentar corretamente o público-alvo para obter resultados nas campanhas.

Etapas do Inbound Marketing
Tal metodologia abordada acima, possui fases que se complementam:

Atrair
Um site sem visitas não gera leads, ou seja, não há conversão. Por esse motivo, a importância de estruturar um blog com técnicas de Search Engine Optimization (SEO), links patrocinados e boas estratégias de divulgação e interação com os usuários nas redes sociais.
Através das mídias sociais você pode segmentar seu público de forma direcionada ao seu interesse, facilitando a realização de conversões que se transformem em leads mais facilmente. Para isso acontecer, é extremamente importante a criação de um blog com conteúdos de qualidade baseados no público-alvo e nas etapas da jornada de compra.

Converter
Como abordado anteriormente, a conversão dos visitantes em leads acontece no avanço do processo de compra. Para essa etapa acontecer, o visitante precisa deixar alguns dados em um formulário em troca de ofertas de materiais que solucionem algum problema.
As ofertas podem ocorrer de forma direta ou indireta. Na direta, as ofertas são focadas na compra com o oferecimento de planilhas, ferramentas, templates. Já na indireta, são materiais em estágios menos avançados da jornada de compra através de e-books, webinars.

Relacionar
Quando produzimos e ofertamos conteúdos nas redes sociais/blogs conseguimos leads em vários estágios da jornada de compra. Então, entram algumas ações para acelerar a passagem no lead no funil, com o intuito de acelerar o processo de compra. Algumas ações para essa finalidade são o disparo de e-mail marketing, com e-mails promocionais e newsletter.

Vender
A venda é a concretização de todo o processo de nutrição de leads, convertendo o mesmo em oportunidades de negócio para sua empresa. Para otimizar esse processo, é importante ter um CRM (Customer Relationship Management) bem estruturado para organizar os clientes e não perder oportunidades de venda.

Por onde começar?
O primeiro passo para iniciar a estratégia de Inbound Marketing na sua empresa é analisar o funil de vendas, na tentativa de identificar os principais pontos de problema e o utilizar a estratégia na resolução dos mesmos com a consequente atração de clientes.
Após tal análise, com os pontos críticos identificados, defina os objetivos. Por exemplo: seu site possui 2000 mil acessos mensais, 10 leads, 5 oportunidades geradas e 2 vendas realizadas. O ponto crítico está na conversão de acessos no site para leads. Portanto, as próximas ações a serem realizadas serão a criação de caminhos para otimização da conversão e criação de landing pages para aumentar a geração de leads.

Considerações finais
O Inbound Marketing traz eficiência para o relacionamento com seus clientes, desde a atração até a retenção. Quando a estratégia é bem organizada, envolvendo a análise do funil, criação das personas, estruturação das jornadas de compra e utilização de técnicas como SEO e e-mail marketing, as chances de sucesso em um curto período de tempo é grande. Se quiser saber mais sobre como implementar essa estratégia na sua empresa, entre em contato com a Ação Júnior! Contamos com uma equipe de especialistas para auxiliar.

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Marcela Silva Adam
Diretora de Marketing e Graduanda do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.
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Diretora de Marketing em Ação Júnior
Diretora de Marketing e Graduanda do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.
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