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Como definir o preço dos seus produtos em 5 passos

In Gestão Financeira by Farid Londono0 Comments

Como comentado neste post, a definição do preço do seu produto ou serviço é uma ação que envolve diversos fatores, os quais podem definir o sucesso, ou insucesso, do seu negócio. Neste conteúdo visamos facilitar este processo, apresentando um passo a passo objetivo para a definição do seu preço.

Analisar financeiramente a sua organização
O primeiro passo que a Ação Júnior recomenda para a definição do preço do seu negócio é realizar uma análise financeira da sua organização. Esta análise deve incluir:

  • As entradas e saídas de dinheiro da sua organização de, pelo menos, 2 anos;
  • A sua estrutura de custos, tanto fixos como variáveis;
  • O seu faturamento;
  • O seu ticket médio (ou seja, o valor médio da venda do seu produto ou serviço, que é calculado dividindo faturamento pelo número de vendas);
  • Intenções de crescimento;

Caso a sua organização for lançar um novo produto ou não exista ainda, pode-se trabalhar apenas com a sua estrutura de custos e intenções de crescimento.

Estas análises são cruciais, visto que através delas você entenderá de fato como está a sua empresa e quanto dinheiro é preciso para mantê-la e ainda por cima, lucrar.

Validar com seus clientes e/ou com seus possíveis clientes o preço que eles estão dispostos a pagar
Por meio de conversas profundas com seus clientes ou com possíveis clientes do seu negócio, recomenda-se entender o seu dia a dia e os problemas que a sua empresa estará resolvendo, junto com seu poder aquisitivo e quanto eles estão dispostos a pagar por seu produto ou serviço.

Entender no que eles veem valor é algo de extrema importância; por exemplo: você vende cadeiras de madeira, e então conversando com seus clientes, você percebe o quanto eles valorizam a qualidade do material das cadeiras. Logo, faz total sentido a sua estrutura de custos e processo de criação da cadeira considerar materiais de maior qualidade, visando assim agradar e cativar o seu cliente.

Entender o preço oferecido no mercado
Além de validar com seus compradores, é preciso ir para as ruas e entender o que seus concorrentes estão oferecendo, também por quanto eles vendem. Essa análise de mercado auxilia para entender quanto de margem de lucro você pode ter e como o mercado está situado com relação a preço. Além disso, essa análise pode nortear seus planos de ação com relação a possíveis descontos e estratégias de venda.

Definir o quanto de lucro que você quer ganhar
Após esses entendimentos, junto com as intenções de crescimento da empresa, deve-se definir o quanto de de lucro irá ser obtido com cada venda. Recomendamos algumas estratégias, mas cabe destacar que é relativo para cada negócio. Uma dica simples é sempre considerar que, pelo menos, o seu produto pague ele mesmo duas vezes, ou seja, se lhe custa 5 reais construir uma cadeira de madeira, pelo menos vender por 10 reais, pois se vender por menos o dinheiro para arcar com os custos da próxima cadeira  não será garantido. Com isso, o seu preço estará pronto para ser testado no mercado.

Entender que preços são dinâmicos
Após ter o preço definido, é de extrema importância ficar atento aos feedbacks do mercado e da sua empresa com relação ao seu preço. Suas vendas tiveram uma queda repentina? Talvez seja hora de rever o seu preço e sua estratégia de venda para se adaptar ao mercado. É com esse constante gerenciamento das vendas que as suas estratégias comerciais terão um embasamento claro, dessa forma surgindo com descontos ou promoções condizentes.

O gerenciamento da sua venda, de maneira simples, deve contemplar o que está sendo vendido, com qual frequência e para quem, além de, claro, por quanto está sendo vendido. Esses dados irão lhe entregar informações necessárias para embasar a sua estratégia de venda.

A questão mais importante sobre definição de preços é entender que o número em si é o resultado de uma conversa constante entre o mercado e a sua empresa, e que quanto mais atento você estiver a essa conversa, mais rápida será sua adaptação ao mercado e mais rápido os resultados virão.

Nós da Ação Júnior oferecemos consultorias personalizadas para garantir que o preço do seu produto ou serviço seja ideal, e nos colocamos a disposição de auxiliá-lo nessa jornada de empreendedor.

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Farid Londono
Presidente da Ação Júnior e estudante de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

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