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Como estruturar seu negócio com o Business Model Canvas

In Planejamento Estratégico by Carolina Ristow Kohler0 Comments

Entender o funcionamento da sua empresa é crucial para o empreendedor garantir o sucesso da mesma, porém não é uma tarefa simples. Para isso, listamos a seguir uma ferramenta muito utilizada para definir o modelo de negócios da empresa, a partir de uma divisão em 9 segmentos. Com esta ferramenta, é possível identificar quais os objetivos, canais de comunicação, fontes de receita e outros aspectos do seu negócio. Além disso, ela garante um melhor planejamento organizacional a fim de evitar problemas internos.   

Business Model Canvas
Para estabelecer o que cada segmento representa na sua empresa, responda as perguntas a seguir e crie seu Business Model Canvas! Com ele, ficará muito mais fácil avaliar e estruturar seu modelo de negócios, simplificando a gestão organizacional e compreendendo melhor os processos que ocorrem na empresa.

Segmento de clientes – Quem são os clientes mais importantes? Quem atinjo ou viso atingir no futuro? Para quem criamos valor?

Proposta de valor – Que problemas estamos ajudando a resolver? Que necessidades estamos satisfazendo? Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada segmento de clientes? Que valor proporcionamos a nossos clientes?

Canais – Como entregar esses produtos? Por loja física, correio, email, telefone, online, etc.

Relacionamento com clientes – Que meios preferem utilizar nosso segmento de mercado? Como nos comunicamos com nossos clientes? Como fidelizar esse cliente? 

Fontes de Receita – Como pagam e como preferem pagar? Qual valor os nossos clientes realmente estão dispostos a pagar?

Atividades Chave – Quais atividades chave são necessárias para que a proposta de valor seja entregue? Seja através de relacionamento com clientes, canais de distribuição, fontes de receita, etc.

Recursos principais – O que precisamos para realizar uma atividade chaveQue recursos físicos, humanos, intelectuais ou econômicos são fundamentais?

Principais parceiros – Quem são os principais fornecedores e/ou principais parceiros? – aqueles que provêm os recursos principais, por exemplo.

Estrutura de Custo – Quais são os custos mais importantes para o funcionamento do seu negócio? O que não pode faltar para a proposta de valor ser entregue?

Com as respostas para as perguntas acima, você pode montar seu Business Model Canvas e estruturar melhor seu negócio, aprimorando seu posicionamento no mercado e a gestão interna das atividades empresariais. Conte com a Ação Júnior para auxiliá-lo neste processo! Agende um diagnóstico e veja como podemos potencializar os resultados do seu negócio! 

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Carolina Ristow Kohler
Assessora de Marketing e Consultora na Ação Júnior e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina.
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