Como estruturar sua ideia de negócio?

In Gestão Estratégica by Marcela Silva Adam0 Comments

Para tirar sua ideia do papel e transformá-la num empreendimento de sucesso, você precisa de muito mais do que um pensamento disruptivo sobre um determinado produto ou serviço. Ou seja, primeiro tem que haver uma análise profunda sobre a viabilidade do novo negócio no mercado. Uma vez que, o fim precisa ser a satisfação das necessidades dos consumidores. Se não houver pessoas para consumir o novo produto, não há razões para colocá-lo no mercado. Para saber se há mercado para a sua ideia, existem uma série de procedimentos:

Faça uma Pesquisa de Mercado
Não existe melhor maneira de validar a ideia de negócio do que perguntar ao mercado sobre a aceitação da mesma. A pesquisa de mercado irá auxiliar no entendimento dos seus clientes, concorrentes e validar se de fato existem pessoas dispostas a pagar por seu produto ou serviço. É imprescindível que a mesma seja totalmente imparcial garantindo a confiabilidade dos resultados.

Análise do mercado e concorrência
Você precisa se certificar que não existe nenhum concorrente capaz de diminuir a demanda pelo seu produto oferecendo uma ideia similar ou até mesmo superior a sua suprindo melhor às necessidades do seu público-alvo. Caso haja, não faz sentido insistir na colocação de uma ideia em um mercado que não há público consumidor. Além disso, dessa pesquisa podem surgir novas ideias para adaptar ao seu modelo de negócios.

Aplicação de questionário
Na pesquisa primária são coletados dados, através de entrevistas/questionários, com o intuito de entender melhor o comportamento do mercado consumidor. Para isso, é importante definir perguntas chave, meios de atingir o público-alvo desejado e como chegar até eles. É importante ressaltar que, quanto mais imparcial for o público da pesquisa mais confiável será o resultado. Um erro frequentemente cometido é o compartilhamento de questionários com amigos e familiares.

Realização de testes
Depois de validar sua ideia de negócio, é importante a realização de testes para se adequar às necessidades dos clientes da melhor forma possível. Nesse momento, você já conseguirá iniciar sua estratégia de marketing. Você não precisa colocar seu produto totalmente pronto no mercado nessa fase inicial, apenas a prévia do mesmo. Uma vez que, ouvir feedbacks dos seus clientes facilitará o desenvolvimento do produto de forma adequada ao público consumidor. Não esqueça de continuar acompanhando seus concorrentes e as mudanças que a tecnologia oferece.

A validação obteve bons resultados
A partir desse momento, depois de todas as etapas anteriores terem sido realizadas e o modelo de negócio validado, é importante realizar uma estruturação da ideia em um Plano de Negócios. Como ferramenta de planejamento onde as principais variáveis envolvidas em um novo negócio são organizadas.

Plano de Negócios
    O Plano de Negócios deve se adaptar ao empreendimento para o qual será feito. Algumas etapas que caracterizam tal instrumento de planejamento é o Plano Estratégico, Marketing, Operacional e Financeiro. Além disso, o mesmo é mais abrangente que uma Pesquisa de Mercado por analisar a viabilidade de diversos aspectos, como abordado acima.

Considerações finais
    O primeiro passo para a validação da sua ideia de negócio é a definição de objetivos, estruturação da Pesquisa de Mercado e posterior realização do Plano de Negócios caso seja comprovada a viabilidade de tal empreendimento. A Ação Júnior realiza tanto Pesquisas de Mercado quanto Plano de Negócios. Então, qualquer auxílio que precisar, entre em contato!

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Marcela Silva Adam
Diretora de Marketing e Graduanda do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.
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Diretora de Marketing em Ação Júnior
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