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Como inspirar seus funcionários através da liderança

In Inovação by Andre Rashid0 Comments

Você já parou para pensar por que certas pessoas são considerados líderes natos e outros são apenas lembrados como alguém em um cargo superior? Liderar nunca foi uma tarefa fácil, até porque não há uma “receita” padrão para executar com excelência tal função, mas certamente há pequenos detalhes no qual todos os líderes têm em comum.

Liderar hoje
Primeiro, vamos ter em mente que liderar é diferente de chefiar. Apesar dessas palavras serem sinônimos no dicionário, no meio empresarial elas atuam quase como antônimos. Aquela figura do chefe, que apenas delega funções, não está aberto a críticas e opiniões já não se enquadra mais na maioria dos perfis empresariais de hoje.

Uma característica fundamental e de comum a todos os líderes é o autoconhecimento.  Se conhecer, buscar conhecimento e pontos de melhoria a todo o tempo é um fator excelente para estar bem consigo mesmo, se motivar e consequentemente motivar a sua equipe. E sim, indiscutivelmente um bom líder precisa sempre saber como motivar sua equipe, e não simplesmente motivar.

Diferentes pessoas, diferentes modos de agir
Para saber como motivar, um líder precisa entender a sua equipe e compreender cada indivíduo. E esse processo é fundamental, pois, pessoas são diferentes uma das outras, têm pensamentos diferentes e consequentemente se motivam de formas diferentes. Reunindo tudo isso, é mais do que necessário ter a compreensão de cada indivíduo para quando colocado em grupo, saber extrair o máximo de sua capacidade da melhor forma possível. E como um bom líder consegue fazer isso? Com empatia.

Empatia
Empatia foi uma das palavras mais utilizadas no meio empresarial pelo setor de Gestão de pessoas e RH nos últimos anos (veja aqui a importância do RH nas empresas). O primeiro passo para se ter empatia é escutar e sempre buscar conversar com sua equipe. A fim de conseguir se colocar no lugar de outra pessoa, conforme a definição de empatia, é essencial que haja muita abertura para comunicação, tanto entre os membros da equipe como da equipe para cargos superiores. Outro ponto importante é que um líder precisa saber escutar e não apenas ouvir, saber absorver pontos positivos e negativos para conseguir alinhar com o que foi citado anteriormente: que um líder precisa estar em constante evolução e melhora.  

Seja mais flexível que estratégico
Outras duas características de um bom líder são: estrategista e flexibilidade. É sempre bom ter em mente seus prazos de entregas, mas saiba que nem sempre as coisas saem como planejamos. Quando isso acontecer, o responsável será você. Algumas situações realmente não têm como ser planejadas, porém qualquer falha ou descuidos com o prazo devem ser respondidos pelo líder. Com isso, chegamos a aquela máxima de que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Então, seja flexível; quando as coisas não saírem como o planejado, tenha a calma e perseverança para analisar a situação como um todo e achar a melhor solução para o problema.

Deixamos uma frase para reflexão: “Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”. Essa frase foi dita por John Maxwell e se encaixa perfeitamente em nosso assunto abordado.

Humanização + confiança = liderança
Por fim, podemos resumir todo o conteúdo em duas palavras, Humanização e Confiança. Lembre-se que na maior parte do tempo você estará lidando com pessoas, essas tem seus pontos positivos, negativos, anseios, desejos, dificuldades e habilidades. Junto a isso, lembre-se sempre que você está em uma posição de liderança porque alguém confiou em sua pessoa para tal função, e nada menos justo do que retribuir essa confiança com sua equipe, deposite sua confiança sobre eles para executar suas funções, às vezes essa é a melhor motivação.

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Andre Rashid
Consultor na Ação Júnior e estudante de Economia na Universidade Federal de Santa Catarina

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