Como o Plano de Marketing pode se tornar um diferencial para o seu negócio

In Marketing by Mariana ChavegattoLeave a Comment

Para que a sua empresa possua um bom posicionamento no mercado, é necessário que haja um bom planejamento das suas ações. Tais planejamentos devem estar sempre atualizados e seguidos de constante acompanhamento. Um plano de marketing é uma ótima opção para aqueles que desejam se diferenciar dos seus concorrentes de modo a obter vantagens competitivas e conhecer melhor os interesses e demandas de seus clientes, sabendo captá-los da maneira mais eficaz. Antes de aprofundarmos mais sobre o que é o Plano de Marketing e a sua importância, explicaremos um pouco sobre o marketing em si, sua história e revolução.

O Marketing como meio de comunicação
É importante ressaltar que o marketing é um campo de estudo ligado, diretamente, aos meios de comunicação. Uma curiosidade interessante é que sua grande revolução deu-se em 1450, na Idade Média, com a invenção da prensa tipográfica de Gutenberg. Até então, muitos materiais para divulgação eram feitos manualmente; após a invenção, tornaria-se possível a impressão de milhares de cópias de cartazes, livros e jornais de uma maneira muito mais rápida. Tal marco histórico possibilitou a chegada da “era da informação”, na qual seria possível maior divulgação por parte dos negócios para conseguir atingir e atrair o máximo de pessoas possíveis. Desde então, a publicidade passou a ter grande avanço e outros meios de comunicação começaram a crescer – criação de revistas e jornais e intensificação de cartazes e outdoors, até a criação de TV’s, rádios e telefones.

O conceito de Marketing atual
Antigamente, o marketing era visto como uma simples ferramenta para atrair mais e mais clientes, importando somente as vendas e lucros, mesmo que fosse necessário enganar o público. Hoje, sabemos que não é mais assim: uma empresa que ainda possui este tipo de pensamento tende a decair cada vez mais. Atualmente, as pessoas procuram por serviços de boa qualidade e possuem muitas fontes de informações. Além disso, sendo seres racionais, estes passam a procurar empresas com as quais se identificam e também passam a dar grande importância aos valores éticos. Dessa forma, o novo conceito de marketing surge com a ideia de conhecer o público-alvo e entender quais são as suas necessidades e desejos, sendo ele defendido por Theodore Levitt (1925-2006), considerado um dos “pais” do marketing. Levitt dizia que a orientação das empresas deveria dirigir-se aos clientes, e não ao produto.

O que é um Plano de Marketing?
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito de marketing, é perceptível o quanto este é importante para sua empresa. Porém, deve ser usado de maneira correta. Novamente, ressaltando que o Marketing é um campo de estudo, a criação de um plano de marketing não se trata apenas de fazer uma simples propaganda e divulgá-la. É necessário, também, o aprofundado conhecimento do mercado em que o seu segmento atua e quais são as suas tendências, sendo que, hoje, com a intensificada globalização, o mercado, em geral, situa-se em constante crescimento e mudança. Além disso, é preciso ter certeza de quem é o seu o seu público-alvo, indo atrás dos seus traços e interesses já que, para cada geração e tipo de pessoa, há um jeito de estimulá-los. Sendo assim, o Plano de Marketing é um planejamento estratégico das ações de marketing que uma empresa realizará, sejam voltadas para um tipo de produto, serviço em específico ou para a empresa no geral.

Como um plano de marketing trará vantagens competitivas para a sua empresa?
Ao conhecer melhor o mercado em que o seu segmento atua, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, você poderá ter maior chance de traçar o perfil de seu público-alvo. Um plano de marketing personalizado e criado exclusivamente para a sua empresa trará vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Além disso, ao fazer todos estes tipos de análise, o planejamento guiará todas as ações que a empresa deverá tomar de modo a atrair mais clientes e fornecedores, pensando em todas as necessidades que eles possuem. Veremos, agora, algumas etapas que o seu plano de marketing deverá conter.

Etapas do plano de Marketing

Planejamento
O planejamento irá abordar como está o seu negócio atualmente e quais são seus objetivos e metas. Dessa maneira, esta etapa avaliará o sumário executivo de sua empresa. É importante uma análise do ambiente em que ela está inserida, tanto externo quanto interno. Além disso, também deve ser feita a definição do público-alvo e do posicionamento de mercado – que será avaliado em como o seu cliente vê a sua empresa. Por fim, é feito o estabelecimento da marca – sendo que esta será a identidade da empresa – e a definição dos objetivos, metas e estratégias de marketing, utilizando ferramentas como os 7P’s do marketing.

Implementação do Plano de Marketing
Esta etapa consiste, como já diz o nome, na implementação do plano de marketing criado exclusivamente para a sua empresa. Para isso, é necessário que a etapa de planejamento tenha sido realizada de maneira eficiente, além de contar com alto envolvimento dos funcionários. Agora, com a execução do plano, deve-se traçar um plano de ações para tal. Uma ótima maneira é a utilização da ferramenta 5W2H, na qual os 5 W’s referem-se ao que deverá ser feito (what), por que deverá ser feito (why), quem deverá fazer (who), quando deverá ser feito (when) e onde deverá ser feito (Where); já os 2H’s mostram como será feito (how) e quanto custará para fazê-lo (how much).

Avaliação e Controle
Além do planejamento e implementação do plano de marketing, é essencial que haja constante acompanhamento da situação. É preciso avaliar e controlar todas as etapas, de maneira a notar se este está sendo realmente eficiente para a organização, além de verificar se há alguma falha.

Algumas considerações
Sabemos que, olhando dessa maneira, o plano de marketing pode parecer algo simples de ser feito. Porém, por mais simples que aparente ser, o marketing é uma forma da empresa comunicar-se com seus clientes. Sendo assim, é uma área que vive lidando com as pessoas, o que pode ser algo altamente complexo, que leva em consideração aspectos até mesmo psicológicos. Dessa forma, é de extrema importância o auxílio de uma empresa, ou profissional, que forneça este tipo de serviço e que saiba utilizar as ferramentas apresentadas anteriormente. Lembre-se de que será um planejamento no qual o futuro da sua empresa estará em jogo, então, deve ser feito da maneira mais eficiente e eficaz possível.

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Mariana Chavegatto

Consultora na Ação Júnior e estudante de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

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