como-o-trello-pode-auxiliar-a-gestao-do-seu-negocio

Como o Trello pode auxiliar a gestão do seu negócio

In Gestão Estratégica by Gabriel Figueiredo da Silva0 Comments

Nós da Ação Júnior sabemos que não é fácil para o empreendedor manter todos os seus processos e projetos internos organizados e rodando da forma desejada. As informações se perdem, fica difícil cobrar e acompanhar o desempenho dos colaboradores, entre outros empecilhos.

Muitas são as causas, como por exemplo a impossibilidade de um gestor armazenar e gerir diversas informações ao mesmo tempo, com o intuito de fazer rodar os processos e projetos do seu negócio. Ainda mais, é claro, quando se tem um time que precisa estar alinhado na execução das atividades.

Algumas das infinitas possibilidades de uso
Para auxiliar os empreendedores na sua gestão, apresentamos o Trello, uma ferramenta feita para auxiliar no gerenciamento de processos e planos diversos. São muitas as possibilidades de uso, por isso cabe ao usuário utilizar-se da sua criatividade e das funcionalidades disponíveis para realizar aquilo que deseja ou que tem necessidade de ser feito.

A fim de passar uma ideia do horizonte de possibilidades, elencamos alguns exemplos de utilização do Trello que são comuns à diversas empresas, inclusive à Ação Júnior:

CRM
O Customer Relationship Management (CRM) ou “Gestão de Relacionamento com Cliente” é uma ferramenta que gerencia todo o relacionamento de uma organização com seus clientes, desde organizar e guardar informações detalhadas sobre ele até acompanhar sua interação com a empresa. No Trello, é possível elaborar um ótimo CRM.

Gestão de Projetos
Nessa ferramenta você também consegue gerenciar todas as etapas do seu projeto da forma como preferir, adicionando responsáveis pelas entregas, cobrando deadlines, anexando documentos, planilhas e etc., separando atividades por categorias, dentre outras formas de personalizar o seu gerenciamento.

Organizar eventos
De forma semelhante à utilização para a realização de um projeto, você consegue delegar e gerenciar tarefas e prazos do seu time, tudo utilizando as funcionalidades disponíveis no Trello.

Manual do funcionário
Todo gestor deseja que um novo colaborador ou até mesmo um colaborador mais antigo esteja sempre alinhado com as atividades, rotinas, obrigações e cultura da sua empresa. Pensando nisso, muitas empresas utilizam as o Trello para organizar todas as informações pertinentes aos seus colaboradores e deixá-las disponíveis para quando precisarem.

Como é possível fazer tudo isso ?
 As funcionalidades do Trello são múltiplas. Algumas delas são:

Quadros, listas e cartões
No Trello existem 3 principais segmentações para organizar as informações. São eles o quadro (A), as listas (B) e os cartões (C). Na sua conta, é possível criar diversos Quadros, sendo estes o seu ambiente principal de trabalho.

Nele, é possível criar quantas listas desejar, nas quais é possível criar os cartões, onde vão as informações mais detalhadas e onde é possível utilizar as próximas funcionalidades que serão mencionadas. Tanto as listas como os cartões são facilmente mudados de posição no quadro.

Anexos, links e imagens
Em cada cartão é possível utilizar diversos recursos, a começar pelos anexos, links e imagens. É possível compartilhar links, adicionar imagens que sejam interessantes para a atividade em andamento, além de anexar documentos e planilhas direto do computador, dropbox e até mesmo do google drive.

Adicionar responsáveis e comentários
Outro recurso que faz toda a diferença quando se trata de trabalhar com um time é o de marcar pessoas nos cartões. Isso serve para deixá-la a par de algo, responsabilizá-la de alguma tarefa, dentre outras coisas.

Além disso, no cartão você e os outros membros que têm acesso podem inserir comentários marcando outras pessoas, desenvolvendo assim uma conversa sobre as suas atividades.

Deadlines e marcadores coloridos
Cada cartão pode receber um deadline (uma data limite) que sinaliza o prazo limite para a conclusão daquela respectiva tarefa. Sua cor passa de verde, amarelo para vermelho conforme o prazo se aproxima.

Além disso, têm os marcadores coloridos que podem ser nomeados e adicionados no título de cada cartão com o intuito de categorizá-los dentre todos os outros.

Checklists
Outra funcionalidade muito útil são os checklists que podem ser criados dentro de cada cartão. Isso facilita muito a organização e acompanhamento das tarefas.

Todo empreendedor enfrenta dificuldades para se organizar, gerir projetos, processos internos, etc. No entanto, já existem muitas ferramentas que oferecem soluções para esses problemas, sendo o Trello uma ótima opção. Conte com a Ação Júnior para auxiliá-lo a implementar essa ferramenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gabriel Figueiredo da Silva
Diretor de Gestão de Pessoas e graduando do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina

Leave a Comment