Skip links

Cuidados para garantir uma gestão financeira saudável

Para a manutenção de uma boa gestão financeira, são necessários alguns cuidados em relação ao modo com que trabalhamos com o dinheiro. Apesar de simples, tais cuidados acabam sendo deixados de lado, o que pode causar sérios problemas para a saúde financeira de sua empresa.

Abaixo temos alguns pontos que devem ser seguidos para garantir uma boa gestão das suas finanças. Confira!

Saiba o quanto de dinheiro está circulando por sua empresa
O fluxo de caixa é uma demonstração financeira utilizada para controlar o fluxo financeiro das organizações e, para isso, é preciso registrar todos os recebimentos e os gastos de forma mais detalhada possível.

Além de registrar, é imprescindível fazer um acompanhamento constante dessas movimentações de entrada e saída de dinheiro na sua empresa. Ter o controle desse fluxo dentro da organização é muito importante para saber se ao longo de um período, podendo ser em um dia, um mês, um ano, etc. ela apresentou resultados positivos ou negativos.

Fique atento, pois esse cuidado deve ser tomado tanto com o dinheiro que passa diretamente pelo caixa da empresa como os que fazem transações na conta bancária.

Estime suas receitas futuras
Quando queremos atrair mais consumidores, é intuitivo pensar que isto é função da área de marketing, porém é possível realizar tal atração por meio da área financeira. Uma estratégia bem conhecida e já utilizada há muito tempo é permitir que os clientes paguem somente no futuro por uma compra realizada agora.

Contas a receber são justamente isso: quando realizamos a venda de um bem ou serviço de forma que o cliente pagará por ele no futuro. Todavia, essas contas devem ser muito bem administradas.

Para isso, mantenha sempre atualizado o registro dos clientes que possuem débitos com sua empresa. Dessa forma, é possível identificar se existe algum cliente inadimplente e pensar em alguma ação para que o atraso não prejudique a sua empresa. Caso você precise de dinheiro imediatamente para honrar com algum compromisso, terá dados que lhe permitirão saber quem ainda está devendo para sua empresa e oferecer alguns benefícios em troca do adiantamento de algumas parcelas.

Tendo as contas a receber bem organizadas, você saberá quando a empresa estará recebendo pelas vendas realizadas e poderá utilizar-se dessa informação para planejar quando é o momento adequado de contrair novas dívidas.

Planeje o melhor momento para pagar suas contas
Para fazer a empresa crescer, é necessário realizar alguns investimentos. Contas a pagar são as obrigações financeiras que a empresa possui, as quais necessitam do desembolso de capital para serem quitadas. Salários dos funcionários, compra de insumos dos fornecedores, dívidas bancárias, impostos entre outros, são exemplos de contas a pagar.

Pagar as contas em dia é essencial para evitar alguns prejuízos financeiros e incômodos. Em alguns casos, as empresas podem até possuir o valor para pagar as suas contas em dia, mas não a fazem por falta de organização.

Quando possuir uma nova dívida, certifique-se que você terá recursos suficientes para honrar com este compromisso na data de seu vencimento. Para facilitar o controle de suas contas, organize-as em ordem de vencimento e prioridade, assim fica mais fácil fazer a gestão caso você encontre alguma dificuldade financeira. Lembre-se de uma regra simples: não gaste mais do que você ganha.

Pense a longo prazo
Se você deseja que sua empresa se mantenha saudável financeiramente ao longo do tempo, é preciso prevenir-se de modo a evitar alguns imprevistos ou estar preparado quando eles surgirem.

Utilizando o histórico do fluxo de caixa, as contas que terá que pagar junto com o dinheiro que você tem a receber, projete essas entradas e saídas para o futuro e estabeleça cenários de situações que podem ocorrer como por exemplo, a inadimplência de muitos clientes, o aumento no preço das matérias-primas e consequentemente o aumento nas contas a pagar, além de situações que possam ocorrer de acordo com a realidade de sua empresa, tanto prejudiciais como favoráveis.

Com essas informações em mãos, você poderá planejar as ações da empresa de uma maneira mais segura e certeira! Isso permitirá o melhor aproveitamento do bom desempenho de seu negócio para fazê-la crescer ainda mais como também que estejas preparado para caso dê tudo errado, você consiga contornar a situação.

Não perca tempo!
Assim como você, nós da Ação Júnior reconhecemos a importância da área financeira dentro das organizações e os impactos que ela pode causar. Entre em contato conosco e agende já o seu diagnóstico gratuito! Será um prazer ajudá-lo a traçar um caminho de sucesso!

Return to top of page