Descobrindo seu público-alvo para alcançar mais clientes

In News by paulo

Para que uma empresa alavanque os seus lucros, é necessário que ela ofereça as melhores soluções para os seus consumidores. Mas, se uma empresa não conhece seus clientes, como poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar seus serviços? Descobrir quem é seu público alvo, desde o início do seu negócio, é fundamental para que a empresa esteja focada a fim de alinhar o desenvolvimento de produtos e serviços com as necessidades do cliente. Existem três aspectos principais que devem ser levados em conta na hora de reconhecer o seu público alvo: Perfil, Comportamento e Interesse e Fatores Decisivos. O perfil diz respeito às características do seu público, tais como idade, gênero, onde mora etc. O comportamento e interesse se relacionam com o modo como o cliente compra: seja quantidade, frequência etc. E os fatores decisivos são o preço, entrega e fatores físicos da compra. Para facilitar a identificação desses aspectos durante o processo de descoberta do seu público alvo, organizamos algumas dicas importantes:

Conheça a solução que você está oferecendo

Antes de tentar entender a sua clientela, é preciso garantir que você entenda o que está oferecendo. Compreendendo seus pontos fortes e a sua função fica mais fácil associar às necessidades de um certo público alvo. Entender que tipo de soluções o seu negócio fornece é um ponto chave para começar a pensar (em) que tipo de pessoa gostaria/precisaria adquirir seu produto ou serviço e por quê. Ferramentas administrativas que ajudam na compreensão da proposta de valor do seu negócio, como por exemplo o Canvas da Proposta de Valor, oferecem uma análise aprofundada de como as soluções oferecidas pela sua empresa suprem as dores de um tipo de clientela, podendo-se pontuar suas tarefas e características.

Analise o público que já existe

Se você já possui um negócio, identificar características comuns do seu público existente é uma ótima estratégia, e você pode fazer isso de diversas formas. Neste conteúdo apresentaremos algumas delas:

1. Cadastro de clientes Com o cadastro de clientes, é possível visualizar melhor a faixa etária média, localização onde os clientes se concentram, gênero, entre outras características que possam ser requisitadas no cadastro. Além disso, ao solicitar o número de celular ou e-mail do (cliente) consumidor cadastrado, é possível criar um mailing para envio de newsletters de promoções, anúncio de novos produtos/serviços entre outras notícias que possam ser interessantes para o cliente.

2. Pesquisa de opinião com quem já comprou Realizar suas próprias pesquisas de opinião é importante para entender se você está realmente atendendo as necessidades do consumidor que está atingindo. Através dos dados coletados em pesquisas de opinião, compreende-se melhor o comportamento do seu cliente e se é necessário fazer alterações em seu produto/serviço ou até mesmo traçar novas estratégias de marketing para atingir um outro público alvo que se identifique mais com as soluções que a sua empresa está ofertando.

3. Pesquisa de opinião nas redes sociais Utilizando-se de uma comunicação que visa aproximar o cliente da empresa, por meio de respostas em comentários, ou lançando perguntas em publicações interativas, também é possível identificar melhor o seu cliente. Tais perguntas podem estar associadas às preferências do consumidor ou a opinião deles. As pessoas gostam de participar e ter suas opiniões ouvidas!

Espiando a concorrência

Observando o público alvo da sua concorrência, em especial de grandes marcas, consegue-se ter uma noção do que se pode esperar para o público de uma nova empresa, por exemplo. Busque observar marcas que vendem o mesmo ESTILO que você. Analise como estas empresas se comunicam com o seus público alvo através de todas as suas ações de marketing, em especial pelas redes sociais. Como elas falam? Quais palavras utilizam? Quais cores se destacam nas propagandas? Que tipo de pessoa aparece nas propagandas? Compreenda o por quê do público alvo destas marcas se sentirem atraídos pelas estratégias que elas usam e adapte a realidade da sua empresa. 

Defina personas

Sabendo o mercado no qual sua empresa atuará e as características dos seus potenciais clientes, é hora de delimitar um grupo específico no qual você focará seus principais esforços. Uma boa estratégica para compilar de forma organizada todas as informações coletadas sobre as características do público alvo identificado é criando personas. Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Quando se têm personas definidas, você consegue identificar e memorizar de forma mais rápida e eficaz o perfil dos seus clientes, tornando-se muito mais rápido o processo de identificação dos mesmos no mercado. Como comentado antes, a descrição de uma persona é inserida em uma história, enquanto a do público alvo é mais generalizada. Saiba mais sobre Persona: Como e por que criar uma para sua empresa e como utilizá-las no Marketing Digital.

Hora de traçar ações!

Com o seu público alvo definido, ficará muito mais fácil traçar estratégias de comunicação voltadas para ele. Não esqueça de procurar identificar os principais canais pelos quais seus públicos alvo se comunicam, levar em conta o grau de retorno de cada um e os custos. Procure identificar os principais canais através dos quais será possível chegar a seus clientes e defina ações para eles, levando em conta o grau de retorno de cada um e os custos. Por fim, sempre busque pelo perfil de cliente que receberá seu produto ou serviço com mais aceitação. Mercados muito abrangentes dificultam e encarecem as operações, por isso se sua empresa está no início, defina seu público alvo de forma específica e vá expandindo de acordo com a aceitação de mais públicos. Começar pequeno e crescer dentro de um nicho pode ser valioso.

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