A importância dos Recursos Humanos nas organizações

In Gestão de Pessoas by Ariadne Lima0 Comments

Pretende estruturar uma organização e questiona se a área de Recursos Humanos é realmente necessária? Já possui uma organização e ainda tem dúvidas sobre o papel do RH? Não sabe se o mesmo é eficaz? Recursos Humanos não está cumprindo o seu devido papel? Essas são perguntas frequentes no mundo dos negócios, não se assuste se você também possui-las e acredite que você não é o único! Este post tem como principal função sanar algumas dúvidas referente a área de Recursos Humanos nas organizações, bem como o seu papel, importância, benefícios e algumas curiosidades. 

Afinal, o que é RH?
Se você pensa que a área de Recursos Humanos cuida, somente, da seleção, contratação e acompanhamento dos funcionários, você está enganado! Recursos Humanos, popularizado como RH, é responsável pela seleção, contratação, remuneração, treinamento, integração, comunicação, avaliação de desempenho, Higiene e Segurança no trabalho, desenvolvimento profissional, acompanhamento dos funcionários, planos de cargos e salários, descrição de cargos e funções, controle e auditoria, clima organizacional, cultura organizacional, entre outros.

Muitas informações, não? O RH pode ser considerado o pilar de toda e qualquer organização. Todo negócio é formado por pessoas, e para que ele exerça suas atividades, é necessário capital humano, ou seja, recursos humanos. Em um mundo onde as pessoas estão ficando cada vez mais preocupadas com as pessoas tornou-se imprescindível o cuidado e acompanhamento dos recursos humanos nas empresas.

Diferença entre RH e Gestão de Pessoas
Os conceitos e funções de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas são frequentemente confundidos. Você sabe qual a diferença entre eles? Então continue lendo o conteúdo que abaixo você irá entender as principais características de cada um. Até a década de 80, o mais comum em uma empresa, era a existência de um Departamento Pessoal, mais conhecido como DP. Este, tinha o papel de cuidar da interação entre empresa e empregados. No entanto, nesta época ainda não haviam percebido a importância de uma gestão dos recursos humanos das empresas. Somente depois dos anos 2000 é que as empresas deram foco a essa temática, possibilitando o surgimento da parte de Recursos Humanos.

O Recursos Humanos tinha como, principais funções, cuidar da cultura organizacional, recrutamento e seleção de pessoas, plano de carreira, cargos e salários, avaliação de desempenho, entre outras tarefas mais qualitativas. O Departamento Pessoal ainda se manteve, e tinha como finalidade exercer as funções trabalhistas, como contratação de empregados, folha salarial, férias, benefícios, entre outras atividades mais quantitativas. A principal diferença entre os dois, era o de justamente cuidarem de coisas opostas, na questão de variáveis qualitativas e quantitativas, mas que, no fim, se completavam.

A partir disso, foi que então surgiu o termo de Gestão de Pessoas. Este é, basicamente, a junção do RH com o DP. A Gestão de Pessoas possui o mesmo objetivo que os demais, sua diferenciação está em como seu trabalho é feito. Ela irá buscar reconhecer e motivar seus funcionários, para que estes atinjam suas metas, uma vez que, tal área, é atrelada também a parte de estratégica da empresa. Vale ressaltar que, quem desempenha o papel de cuidar da Gestão de Pessoas são os gestores e diretores, pois estes apresentam características e aptidões de liderança necessárias para desempenhar tal função.

Resumindo, a empresa possui objetivos e metas concretas para ganhar mais visibilidade, aumentar faturamento, lucro, entre outros. O GP estará alinhado a isso, e seu papel será gerir os recursos humanos da empresa a fim de que eles consigam, de fato, alcançar esse objetivo final.

O que é RH estratégico?
Recursos Humanos estratégico é um novo conceito no mundo dos negócios e que vem sendo bem desenvolvido pelas grandes empresas. Ele tem como papel, unir todas as atividades realizadas pela área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, com o diferencial de dar ênfase e executar o gerenciamento das pessoas de forma estratégica. Além de ter seus colaboradores alinhados e cientes de todas as metas da empresa, é necessário também que eles estejam totalmente alinhados com a identidade organizacional.

A identidade organizacional de uma empresa deve conter sua missão, visão e valores. Saiba como definir a estratégia de sua empresa alinhada a sua identidade organizacional para conseguir alcançar mais resultados.Para que seus funcionários estejam realmente engajados para alcançar os objetivos traçados pela empresa, é vital que ele veja sentido nisso, por meio do alinhamento com a visão, missão e valores. Os colaboradores precisam se identificar com esses elementos. A partir do momento que, a missão das pessoas estiverem de acordo com a missão da empresa, eles irão ver sentido em desempenhar suas atividades e farão isso da melhor maneira possível. Importante ressaltar que, tal alinhamento não significa que ambos elementos devem ser iguais para a empresa e seu colaborador, mas sim que, aquilo faça sentido e contribua, mesmo que de forma indireta, para um objetivo final.

Como utilizá-lo em minha empresa?
Para que você consiga trabalhar o RH estratégico em sua empresa, faz-se necessário que as metas e objetivos de sua empresa estejam bem claros e definidos. Além disso, sua identidade organizacional também deve estar clara e transparente a seus funcionários com a cultura organizacional predominante em meio a todos. A cultura forte fará com que os funcionários já existentes consigam enxergar o seu propósito e o propósito da organização. Visando fortalecer o RH estratégico na empresa, é de suma importância que ele seja alinhado também, ao recrutamento e seleção de pessoas. As entrevistas devem ser bem exploradas neste caso, pois só assim você irá conseguir identificar de fato as características das pessoas e saber se elas se adequam a sua empresa.

Por que devo ter Gestão de Pessoas na minha empresa?
As pessoas são a parte mais importante das organizações, são os recursos que irão exercer as atividades e trazer lucratividade para a mesma. O cuidado com tais recursos tornam-se imprescindíveis no mercado atual. A partir do momento em que os proprietários, gestores e administradores se deram conta de que uma pessoa motivada, engajada e alinhada traz mais resultados para a empresa, o acompanhamento e cuidado devem ser totalmente voltados a estes recursos.

Segundo um estudo realizado pela Right Management, consultora norte-americana de Recursos Humanos, no âmbito empresarial, investir na saúde e bem-estar dos colaboradores pode aumentar a produtividade em até 50%. Para que uma Gestão de Pessoas funcione corretamente e traga bons resultados para empresa, ela deve fundamentar-se em 6 pilares básicos, estes serão comentados logo abaixo:

O treinamento tem o intuito de capacitar constantemente os colaboradores da empresa para que, consequentemente, adquiram mais conhecimento e consigam desempenhar suas funções com maestria. A comunicação é essencial em todas as áreas da organização, principalmente dentro da Gestão de Pessoas, que visa manter o bem estar e alinhamento de todos. Para isso, é importante que nenhuma informação se perca e que todos possam comunicar-se entre si, mantendo também a integração e cultura de feedback entre os próprios funcionários.

O alinhamento dos objetivos pessoais dos colaboradores com a empresa, como foi mencionado acima, se mostra de extrema importância. Executar em time independente da atividade que exerce, onde todos podem, de certa forma, ajudar uns aos outros dentro da empresa.  E a motivação que é vital para que os funcionários consigam desenvolver bem suas atividades e sintam prazer em seu trabalho.

Seja Gestão de Pessoas, Recursos Humanos ou RH estratégico, é de suma importância que a sua empresa possua e execute-os da melhor maneira possível. As pessoas são os bens mais valiosos das empresaa. Seus gestores devem perceber tal importância e demonstrar, para que todos se sintam amparados e motivados dentro de seus cargos. Pensa em um planejamento de RH estratégico para sua empresa? Deseja alinhá-lo com sua equipe? Não deixe de agendar sua reunião de diagnóstico com a Ação Júnior. É totalmente gratuito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ariadne Lima
Assessora de Recursos Humanos e ConsultoraEstudante de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina
Ariadne Lima

Ariadne Lima

Assessora de Recursos Humanos e Consultora em Ação Júnior
Assessora de Recursos Humanos e Consultora

Estudante de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina
Ariadne Lima

Leave a Comment