o-poder-do-habito-para-empreendedores-de-sucesso

O poder do hábito para empreendedores de sucesso

In Inovação by Gabriela Nardini0 Comments

Os seus hábitos atualmente tem aproximado você de onde quer chegar? Você sabe como fazer disso sua realidade e obter êxito a partir destes hábitos? Veja como transformar essa capacidade no seu maior poder de empreendedor! 

“Toda nossa vida, na medida em que tem forma definida, não é nada além de uma massa de hábitos”. Para um empreendedor, é necessário ser capaz de identificar oportunidades e produzir novas ideias diariamente, além de ser alguém que desenvolve suas visões, saindo da área do sonho e partindo para a ação.

A construção do hábito
Primeiro, nós precisamos entender como construímos os hábitos. Charles Duhigg, em seu livro “O Poder do Hábito”, explica que para poupar a nossa energia, o hábito surge como a nossa capacidade de operar no piloto automático, onde o cérebro para de participar da tomada de decisão. Até mesmo atividades complexas, quando se tornam rotineiras, são feitas pensando cada vez menos.

Imagine se você tivesse que criar novos hábitos, todos os dias, para tudo aquilo que faz. Felizmente, essa construção ocorre de forma previsível, e conseguimos enxergar perfeitamente através do loop do hábito.

O loop do hábito
Entenda que nossos hábitos são criados juntando uma deixa, uma rotina, e uma recompensa, e assim cultivando um anseio que movimente o loop.

A deixa é um gatilho que quando acionado diz ao seu cérebro para entrar em modo automático, e qual rotina usar. A rotina é um comportamento físico, mental ou emocional que se inicia com a deixa. E finalmente, há uma recompensa, que ajuda seu cérebro a saber se vale a pena memorizar este loop específico para o futuro. Com o tempo, conforme associamos as deixas a certas recompensas surge nos nossos cérebros um anseio inconsciente que coloca o loop dos hábitos em movimento.

Para ilustrar a ideia, imagine que você tem um dia estressante no trabalho: esta é a sua deixa.  Depois, você chega em casa e bebe várias cervejas enquanto assiste TV: esta é a sua rotina. Assim, você consegue desestressar um pouco, sendo essa sua recompensa. Se toda vez que você entrar em contato com essa deixa e ir em busca dessa recompensa, você vai repetir a rotina e criar um hábito.

Mas como desconstruir um hábito?
Em todas as áreas da vida identificamos diversos comportamentos automáticos: trabalho, saúde, amizades, lazer, metas, sonhos.

Alguns dos nossos hábitos são nocivos e o primeiro passo para ter poder sobre estes é identificá-los. Ao prestar atenção nas deixas e recompensas, nós conseguimos mudar a rotina.

Isso não é algo fácil que você faz da noite pro dia principalmente se mantém esse hábito há muito tempo já que seu cérebro funciona no loop automático, que está sempre à espreita, esperando a deixa e a recompensa certas.

A única forma de eliminar hábitos ruins é cultivar hábitos bons. Usando o modelo apresentado pelo autor do livro, há uma regra de ouro na mudança de hábito: utilize a mesma deixa, uma recompensa semelhante e haja na sua rotina. Você também pode aproveitar-se dos hábitos angulares, “hábitos mestres” que propagam mudanças significativas em todos os aspectos da vida.

Veja também algumas dicas para ser mais produtivo e ter uma boa gestão do tempo.

O poder do hábito no sucesso do empreendedor
Agora que nós entendemos a construção do hábito,  seu loop automático e como ter poder sobre eles, falaremos sobre o impacto do hábito no sucesso do empreendedor e da sua empresa.

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente”, a partir do momento que você entende e constrói seus hábitos você tem mais tempo para se concentrar em coisas novas que exija pensamento e aprendizagem.

Trabalhar racionalmente em cima de hábitos vai otimizar o seu tempo, o seu rendimento, fazer você visualizar suas prioridades, sua performance e trazer resultados produtivos.

Os hábitos organizacionais também desempenham um papel importante. “Apesar de uma empresa acreditar que toma decisões planejadas no dia a dia, a verdade é que existe uma máquina de rotinas que levam às decisões da organização. Empresas bem-sucedidas cultivam hábitos que equilibram o poder e a paz.” Trabalhe nisso para que seus subordinados possam tomar decisões sem pedir permissão o tempo todo. Confira aqui como aumentar a qualidade de vida no trabalho.

Desenvolver bons hábitos pode se tornar uma estratégia chave dentro da sua empresa, obtendo sucesso em novas oportunidades de mercado, assim como no caso da Pepsodent.

O caso da Pepsodent
Um caso que demonstra o êxito obtido através do poder do hábito e do seu entendimento é o da pasta de dente. O que a Pepsodent fez foi entender o loop do hábito e aplicar seus princípios ao produto.

No começo da década de 1900, as pessoas não viam dentes amarelados como algo ruim, indesejável, então era comum elas não comprarem pasta de dentes. A Pepsodent formulou a deixa perfeita que criava um forte desejo nos americanos: além de reforçar que dentes brancos eram mais bonitos e higiênicos, a empresa adicionou ingredientes químicos que faziam espuma e davam a sensação de refrescância ao escovar os dentes. Essa sensação ou “recompensa” ficou fortemente associada a limpeza e garantiu o sucesso da empresa por muito tempo no mercado.

Escolha ter sucesso
Finalmente, percebe-se que os hábitos dizem muito sobre quem você é. Para transformar sua vida, sua produtividade, seus resultados e obter sucesso através dos hábitos primeiramente você deve entendê-los, adquirir autoconhecimento e principalmente,  força de vontade para transformar isso no seu maior poder de empreendedor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Gabriela Nardini
Consultora na Ação Júnior e estudante de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

Leave a Comment