O que é Plano de Marketing e como pode auxiliar seu negócio

In Marketing by Marcela Silva AdamLeave a Comment

Independentemente do tamanho da sua empresa, possuir um Plano de Marketing bem estruturado é fundamental para pautar suas ações de divulgação do seu produto ou serviço e diferenciá-lo da concorrência. Isso se torna imprescindível para obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado em que se está inserido através da identificação de oportunidades e concentração de esforços.

O que é Plano de Marketing
O Plano de Marketing é uma ferramenta estratégica gerencial que compila todas as informações, obtidas por pesquisas e análises, para estimular o empreendedor a definir objetivos e metas. Estes últimos irão pautar como as estratégias serão executadas a fim de obter o resultado anteriormente planejado.

Por que utilizar um Plano de Marketing
Como já dito anteriormente, é essencial para as empresas atuais  identificar oportunidades do mercado e concentrar seus esforços para utilizá-las da melhor maneira possível no negócio. Com isso, a empresa se torna menos vulnerável a crises por estar alinhada com os pontos fortes que o mercado oferece em um momento de instabilidade econômica.

Seguem abaixo, itens importantes que devem estar presentes no seu projeto:

Análise do segmento que a empresa está inserida
É essencial, antes de iniciar o Plano de Marketing, realizar uma análise dos fatores internos e externos à organização, pois estes influenciarão diretamente as estratégias posteriormente definidas. Assim, estudar a situação do seu produto ou serviço no mercado é importante para gerar resultados a curto e longo prazo, uma vez que o ambiente possui grande influência na atuação da empresa estudada e se torna importante para estruturar maiores e melhores ações.

Além disso, a análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças – matriz SWOT – permite um estudo detalhado do cenário econômico em que a empresa está inserida auxiliando o empreendedor na tomada de decisões. O seu principal objetivo é prever condições negativas e positivas agilizando as ações para definir estratégias com o intuito de aproveitar as oportunidades que façam o negócio se diferenciar.

Análise da concorrência
Analisar a concorrência de forma comparativa com a sua empresa é uma das etapas fundamentais de um Plano de Marketing. A ferramenta mais utilizada para essa fase é a Curva de Valor que serve para identificar produtos ou serviços relevantes e determinar qual o grau de diferenciação deles em relação à concorrência. Mas qual a grande razão para se utilizá-la? A partir do momento que você conhece os seus pontos fracos e fortes e aqueles da sua concorrência torna-se mais fácil estabelecer um diferencial e oferecê-lo aos clientes. Outra conclusão importante fornecida pela Curva de Valor é aprender com os concorrentes através da análise comparativa.

Definição de personas
Estas são a representação fictícia do seu cliente ideal e são baseadas em dados reais dos seus consumidores obtidos por questionários. Assim, uma boa estratégia de marketing sempre será pautada pela criação das personas do seu negócio, pois elas promovem uma compreensão mais assertiva das necessidades dos clientes a fim de pautar ações para adquirir novos e fidelizar os já existentes. Logo, conclui-se que, o Plano de Marketing precisa ser voltado diretamente às pessoas que irão utilizar seu produto ou serviço.

Estratégias de marketing
Primeiramente, deve-se definir os objetivos específicos e após essa etapa estruturar as estratégias de marketing pautadas na análise da empresa. Por exemplo: Uma escola de idiomas precisa aumentar o número de alunos por semestre. Para isso, ela deverá realizar ações de captação de alunos antes do segundo semestre iniciar. Observa-se que, a definição das estratégias irá pautar as medidas que serão adotadas pela empresa auxiliando no seu crescimento.

Implementação do projeto
Após definir as estratégias, chega-se a etapa de implementação. A execução do seu Plano de Marketing através do estabelecimento de prazos de execução, sequência de implantação de estratégias e custos para cada ação são etapas cruciais para atingir os objetivos pretendidos. Lembre-se, esta fase dependerá da atuação de seus colaboradores, então repasse da melhor forma todas as informações desse estudo e como elas serão realizadas com o intuito de alinhar todos os funcionários ao objetivo em questão.

Avaliação e controle
Para atingir as metas estipuladas, deve-se realizar a avaliação e controle. Nela, temos que considerar a dinamicidade do mercado e fazer uma avaliação constante dos resultados planejados e aqueles que foram alcançados para ajustar as próximas ações a serem tomadas. Lembre-se que, esta etapa é constante e não deve ocorrer apenas após a implementação do Plano e sim durante todas as ações tomadas.

Como elaborar um Plano de Marketing
Se você fizer pesquisas na internet, verificará diversas maneiras de elaborá-lo. No entanto, não encontrará nenhum modo adaptado à sua necessidade. Por isso, é de fundamental importância a realização de uma reunião de diagnóstico, oferecida pela Ação Júnior, para a análise das suas necessidades e, posteriormente, a criação de um Plano de Marketing personalizado à sua empresa.

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Marcela Silva Adam

Diretora de Marketing e Graduanda do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

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