o-que-voce-nao-sabia-sobre-mapeamento-de-processos

O que você não sabia sobre mapeamento de processos

In Gestão Estratégica by Maria Eduarda Ferrari0 Comments

Muitos novos negócios são iniciados de forma individual ou reduzida, em que o empreendedor realiza todas ou quase todas as funções necessárias do processo produtivo. Na medida que a empresa se expande, surgem mais atividades a serem cumpridas e há a necessidade de agregar mais colaboradores à equipe, que devem ser informados das tarefas a serem realizadas.

Com esse crescimento repentino, cargos e funções acabam por não ser bem delimitados, o que pode acarretar em desmotivação de funcionários, maior gasto de tempo e recursos. Então como é possível evitar que tais problemas atinjam a minha equipe?

Com a realização de um mapeamento de processos, você pode coordenar melhor esforços dentro do processo produtivo e das áreas internas da empresa.

O que o mapeamento de processos agregará ao funcionamento da minha empresa?
Mapear processos em uma empresa é uma maneira de organizar as tarefas e observar onde há necessidade de se implementar melhorias, para que se possa direcionar melhor os esforços que são empreendidos pelos funcionários. Aqui você pode conhecer mais sobre as etapas que compõem um mapeamento de processos, para buscar implementá-lo em sua empresa.

A realização de um mapeamento de processos pode reduzir os gastos na sua empresa. Ao passo que se identificam falhas nas tarefas, como demora excessiva na execução por exemplo, torna-se possível averiguar tal problema e otimizar sua realização, diminuindo assim o tempo desperdiçado. Da mesma forma que evita desperdícios de matéria-prima e recursos, visto que durante o mapeamento tudo o que é necessário para a etapa foi traçado.

Também permite que sejam determinados indicadores de desempenho, maneiras de medir tempo e recursos e favorecer a análise de resultados. Com a organização e registro dos processos, facilita-se a visualização do sistema de  funcionamento o que é propício para a criação de medidores de desempenho.

Qual é a relação de mapeamento de processos e gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento está entrelaçada com a continuidade das informações na empresa, o ato de garantir que os próximos a executar aquela função já tenham um conhecimento prévio, tanto para evitar repetição de erros, como para trazer maior eficiência ao ambiente de trabalho.

Se você tem dificuldades em organizar os procedimentos ou garantir que os novos colaboradores compreendam e executem suas funções com clareza, mapear processos é uma ótima solução! Isto porque ela auxilia na padronização de tais procedimentos. Ao acompanhar e entender os processos executados diariamente na empresa, torna-se possível realizar a diagramação das atividades realizadas. Dessa forma, são criados registros detalhados do funcionamento interno da empresa.

Logo, o mapeamento de processos é um passo essencial para a gestão do conhecimento, pois ao realizá-los são identificamos pontos-chaves, como possíveis gargalos de acúmulo e atraso de tarefas, os momentos de contato com o cliente e as atividades que já não agregam mais valor. O devido registro desses pontos é de suma importância para assegurar que não haja reprise de falhas antigas.

É possível alinhar o mapeamento de processos com verificação de capacidade produtiva
Com a utilização de uma Timesheet, ferramenta de gestão do tempo que permite a demarcação do tempo dedicado a uma atividade, torna-se possível verificar o tempo empreendido em cada etapa do processo produtivo. Ao realizar o controle de horas efetivas de trabalho, pode-se realizar cálculos de produtividade e observar a real produtividade dos funcionários, verificar quais atividades demandam maior atenção e tempo ou mesmo se há necessidade de alocar mais pessoal a um setor específico.

Além da Timesheet, existem outras ferramentas que podem facilitar o procedimento de mapeamento, como por exemplo a metodologia 5W2H, que elenca uma série de perguntas estratégicas a serem respondidas a fim de se tornarem insumo de conhecimento dos processos.

Gostaria de maior auxílio na utilização dessas ferramentas? Ainda lhe restaram dúvidas sobre mapeamento de processos e seus benefícios? Faça contato com a Ação Júnior para marcar um diagnóstico gratuito e conhecer mais sobre nosso portfólio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Maria Eduarda Ferrari
Consultora na Ação Júnior e graduanda de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina

Leave a Comment