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Os 4 Ps do Marketing: a base de uma estratégia de sucesso

In Marketing by Rafaela de Paulo0 Comments

O ponto inicial para qualquer estratégia de marketing eficiente é seguir os 4 Ps ou Mix de Marketing, que possibilitam criar um conjunto de técnicas e métodos mercadológicos. Produto, preço, praça e promoção compõem a definição da ferramenta que será abordada. Ela pode tanto para o empreendedor a solidificar seu negócio, como ajustar seus objetivos com as ações corretas.

O que são os 4 Ps?
Este conteúdo irá apresentar o significado de cada item que representa os “Ps”, criados por Jerome McCarthy em 1960 e aprimorados por Philip Kotler e Neil Borden. Existe a versão extendida da ferramenta contendo 8 Ps, porém serão apresentados os 4 mais importantes, que quando utilizados em conjunto garantem a conquista do público-alvo.

Produto
Segundo Kotler, considerado o pai do Marketing, “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”. Contudo, este pilar não define apenas qual produto ou serviço a empresa oferece, mas busca também esclarecer quais as características e particularidades do que é vendido. As perguntas a seguir podem auxiliar nesta questão:

  • Que desejo ou necessidade do cliente esse produto satisfaz? O que faz que determinado público precise ter seu produto?
  • Quais as características necessárias para que esse produto chame a atenção?
  • Como é o processo de produção deste produto?
  • Como é o ciclo de vida do seu produto?

Respondendo tais perguntas, é possível entender o núcleo do negócio (aquilo que será ofertado) e saber exatamente para quem serão direcionadas todas as estratégias.

Preço
Fortalecer a marca também inclui saber o valor que será cobrado e que o cliente estará disposto a pagar pelo produto, solução ou serviço, que está sendo apresentado. É interessante saber que esse elemento do Mix de Marketing é o que gera receita e um ponto essencial para determinar a participação de uma empresa no mercado. Portanto, tem grande importância para o futuro do negócio.

O preço precisa cobrir os custos gerados para conceber o produto (pagar funcionários, fornecedores, realizar investimentos) e proporcionar lucro. É importante que este não seja tão alto de modo a desestimular a compra, ou seja, a percepção da marca pelo público deve ser atraente o bastante que o faça escolher utilizar o seu benefício.

Para o preço também existem perguntas que auxiliam na hora de defini-lo:

  • Qual o valor do seu produto ou serviço para o comprador?
  • Qual será a receptividade do cliente em relação ao preço?
  • Como seu preço se compara ao da concorrência?

Para saber mais sobre precificação de produtos, leia este conteúdo.

Praça
O terceiro elemento do Mix refere-se ao local de distribuição do produto, que é onde o cliente terá contato com o produto. Sendo assim, não se limita a lugares físicos, podendo ser um ambiente virtual. Tal elemento também envolve todo o caminho percorrido na produção como estoque, fornecedores, produção, transportadoras, vendedores, revendedores, franquias, horários etc.

Dessa vez, para auxiliar na melhor definição da Praça encontram-se as seguintes perguntas:

  • Onde seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços?
  • Qual tipo de estabelecimento (pontos de venda físicos ou e-commerce) que mais se adequa ao produto oferecido?
  • Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

O objetivo ao pensar no presente elemento do Mix de Marketing é que o produto deve ser visível ao cliente. Para isso, existe a alternativa de formar parcerias com o distribuidor, a exemplo da Coca-Cola, que fornece geladeiras personalizadas para que seus produtos sejam vendidos. Além disso, as propagandas em lugares públicos dão mais mais visibilidade ao negócio ou marca.

Promoção
No quarto e último elemento dos 4 Ps o enfoque não é sobre descontos e liquidações, mas como seu negócio vai ser promovido no mercado. Aqui entram as ações relacionadas à divulgação e comunicação do seu produto para o público alvo. Para um melhor resultado, é importante entender como a concorrência se comporta e os períodos de maior e menor investimentos neste fim.

O bom posicionamento na hora das estratégias de marketing fará com que o seu produto alcance as pessoas certas:

  • Quando e onde você pode passar adiante as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
  • Quais os canais efetivos para a transmissão de tais mensagens (TV, rádio, internet, impressos)?
  • Como sua concorrência realiza a promoção de seus produtos e serviços? Qual a influência dela sobre as suas ações?

Direcionando os esforços de maneira efetiva, aquilo que seu negócio oferece despertará o desejo nas pessoas, que irão optar por esse produto na hora da compra.

A importância da ferramenta
Não só os 4 Ps, mas toda pesquisa de marketing deve ser utilizada para identificar riscos, ameaças ou oportunidades de um empreendimento através de coleta e análise de dados e posterior aplicação de estratégia. As variáveis controláveis apresentadas nesse conteúdo possibilitam ao empreendedor uma visão de como atender as expectativas do seu público e assim estar satisfeito profissionalmente.

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Rafaela de Paulo
Assessora de Gestão de Pessoas na Ação Júnior e estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina

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