Por que realizar um mapeamento de tendências?

In Sem categoria by Gabriela Nardini2 Comments

O IBGE estima que de cada dez empresas, seis fecham as portas antes de completar cinco anos. Diante de um mundo corporativo com difícil sobrevivência e cada vez mais competitivo, um gestor necessita de informações que possibilitem a tomada de decisões em tempo real e o preparem para o futuro​.

Sem dúvida, inovar é essencial para se sobressair e garantir visibilidade. O segredo para encontrar um diferencial que surpreenda o mercado vem da observação e do entendimento do setor de atuação, onde as empresas mais visionárias buscam atributos para se destacar e lançam​ ​tendências​.

Mas afinal, o que é uma tendência?
O tijolo que constrói uma tendência, seja ela de que indústria for, é o case. O case é um caso, um acontecimento específico no mercado ou, em outras palavras, uma notícia sobre algo que está começando a “aparecer” em um lugar específico. Na BOX1824, uma das principais empresas de pesquisa de tendências e inteligência de mercado da América Latina, a seguinte frase é utilizada: “um case é um acidente, dois cases é uma coincidência, mas três cases é, sem dúvida, uma tendência!”

Assim, as tendências são compostas por um movimento amplo e conjunto de pessoas que aderem a um mesmo produto, valor ou idéia. Porém, fique atento, pois é muito importante saber diferenciar ​modas passageiras de tendências. A moda é aquilo que vem, causa um alvoroço e passa. A tendência é durável e sequencial.

Como surgem essas tendências?
As tendências podem surgir de duas formas: Através de um alto investimento de uma empresa ou indústria em desenvolvimento de pesquisas, para descobrir se algum produto ou serviço poderá ser uma tendência. Por meio de uma busca natural dos consumidores por determinado produto ou
serviço que se alie aos seus hábitos. Caso essa busca se torne frequente, surgirá uma
tendência.

Nenhuma tendência é válida para todos os consumidores a todo o momento
O mundo inteiro está lançando produtos e serviços novos (e ainda melhores) incessantemente. Se for para um mercado já consolidado, a tendência é que a margem de lucros seja um pouco menor. Sendo assim, o foco deve ser em uma boa gestão para que forneça um produto mais competitivo na guerra de preços. Em contrapartida, se ele deseja explorar novas possibilidades, deve ter em mente que os riscos poderão ser maiores, uma vez que estamos falando de hábitos e não há garantia de que as pessoas estarão dispostas a testar novidades. Mas quanto maior for o risco, maior ​poderá ser ​a recompensa​. Ademais, muitos investimentos podem ser realizados com alguma margem de segurança, desde que estejam alinhado com um bom trabalho de pesquisa e de análise do mercado.

Como você pode mapear tendências?
Todo empreendedor é, também, um consumidor e deve observar e analisar ​o que está ao seu redor. A partir dos seus próprios interesses de consumo, identifique as deficiências, ou até mesmo a ausência, de algum produto ou serviço que poderia agradar. Porém, apesar de efetivo, só isso não é suficiente. Afinal, a sua opinião pode divergir com a do público em geral. Para isso, são realizadas pesquisas de ​mercado que possibilitam a colheita informações para delimitar as preferências dos consumidores. Segundo o Trendwatching, empresas que se empenham em ajudar, escutar e criar novidades a partir dos desejos de seus clientes, atualmente, são as que se diferenciam das demais. Então, ser servil é ​um diferencial ​e significa focar seus esforços em ajudar e realizar os desejos de seus clientes – sempre e onde quer que eles estejam. Também é importante sempre estar informado sobre o que acontece no país e no mundo. Isso é um ótimo fator para auxiliar na identificação de novos mercados.
A inspiração, a intuição e a sensibilidade ​são relevantes, mas é importante que você encontre seu próprio processo e se sinta confortável. Pode ser uma boa opção viajar, observar hábitos de outras culturas e regiões ou, se preferir, debater uma ideia com seus amigos. O importante é que o processo funcione para você.

Embora seja comum a sensação de que tudo já foi feito, o mundo não para de girar e cabe a nós identificar oportunidades e brechas na realidade em que estamos inseridos. Algumas ferramentas auxiliam você a captar três ou mais cases de um mesmo fenômeno, vindos de fontes e lugares diferentes. Por exemplo, quando você cria um monitoramento (uma busca automática de palavras-chave) você está passando a monitorar novidades acerca de determinado tema. Quando alguns padrões começam a surgir nessas novidades, é o momento em que você está captando uma tendência. Se você não é um profissional, pode usar algumas ferramentas de monitoramento
de notícias gratuitas como o Google Alerts. Caso seja interessante ou importante para o seu trabalho, você pode utilizar o NEWSMONITOR, uma ferramenta de monitoramento profissional desenhada para esse tipo de trabalho.

Entendeu a importância de realizar um mapeamento de tendências?
Identificar tendências de mercado é trabalhar com o futuro, que, muitas vezes, reserva as mais variadas surpresas. Então, comece hoje e coloque​ ​em​ ​prática​ tudo que você aprendeu aqui para
auxiliar em sua nova jornada. 

Caso você precise de um auxílio, conte conosco! A Ação Júnior está sempre disposta a ajudar.

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Gabriela Nardini

Consultora na Ação Júnior e estudante de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

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