Por que você precisa criar personas para o seu negócio?

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Você conhece bem os hábitos de compra dos seus clientes? Presume-se que, se respondeu essa pergunta com um “sim”, há grandes possibilidades de sua empresa ter personas bem definidas. Caso sua resposta seja “não”, entenda, nesse momento, a importância delas e como criá-las!

A importância da criação de buyer personas
Uma grande falha que a maioria das empresas comete sem perceber é não saber o que os clientes procuram no seu negócio. Não lhe parece contraditório oferecer um produto ou serviço e não saber exatamente as reais necessidades dos seus consumidores?  Essa situação ainda é muito comum, porém a solução é simples e se encontra nesse post.

O que são personas
São representações fictícias dos seus clientes ideais. Tal processo ocorre através de entrevistas com clientes reais com o intuito de encontrar semelhanças entre eles e assim, traçar perfis de potenciais consumidores para sua empresa. Se a conversa não puder ser realizada, o ideal é recorrer ao banco de dados de clientes (CRM) para descobrir as informações necessárias. É importante ressaltar, que você precisa ter definido uma série de perguntas específicas para aplicar nos seus clientes reais.

Como criá-las
Um script de perguntas é fundamental para organizar essa etapa. Abaixo, elencam-se alguns tópicos fundamentais para compor a entrevista:

  • Nome, idade, profissão, empresa, educação;
  • Principais objetivos;
  • Principais problemas;
  • Como minha empresa pode ajudar.

Depois de analisar determinada quantidade de clientes, deve-se separar as características em comum e exemplificar perfis de potenciais compradores. Segue abaixo um exemplo:

Guilherme Garcia
Guilherme possui 26 anos, proprietário do restaurante Delícias Brasileiras, ensino médio completo. Seu principal objetivo é fidelizar seus clientes ao seu restaurante. No entanto, apresenta o problema de não possuir conhecimentos administrativos para implementar tal melhoria. A Ação Júnior pode ajudar o Guilherme através de um serviço de consultoria.

Observação: O exemplo acima é apenas um molde do que deve ser realizado. Os processos de compra são amplamente variáveis de acordo com o seu mercado de atuação.

Quais são as vantagens

  • Maior entendimento sobre o comportamento de compra do cliente;
  • Melhor comunicação e transmissão de mensagens entre empresa e cliente;
  • Redução de custos com um marketing mais direcionado a resultados;
  • Projeção de conteúdo específico para as personas criadas.

Você está apto a aplicar os conhecimentos!
É de grande relevância lembrar que o processo de implementação de personas deve ocorrer de maneira gradual. Além disso, atualizá-las periodicamente faz parte dessa estratégia, pois os hábitos de compra mudam ao longo do tempo.

Precisa de ajuda para criar personas?
A sua empresa tem potencial de crescer cada vez mais, se você focar seu trabalho nas pessoas certas. Converse com a Ação Júnior e descubra como podemos ajudar no crescimento do seu negócio!

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Marcela Silva Adam

Diretora de Marketing e Graduanda do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

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