O que é Planejamento Estratégico

In News by paulo

Você já pensou na possibilidade de analisar sua empresa a partir de vários ângulos com o intuito de situá-la melhor? Tal processo é um Planejamento Estratégico e sua função é definir rumos para um direcionamento do seu negócio através do monitoramento de ações. Corresponde a um conjunto de medidas a serem tomadas pela equipe de gestão com a função de compreender o passado para otimizar ações no futuro. Apesar da dificuldade de conceituação do Planejamento Estratégico, por sua grande abrangência, apresentaremos as principais diretrizes desse processo para sua maior compreensão.

O processo de planejar
A ação de planejar estrategicamente resulta de tomadas de decisões atuais sobre o futuro da empresa com o propósito de influenciar o trabalho de amanhã. Portanto, o propósito do planejamento estratégico é de extrema importância, pois viabiliza o alcance dos objetivos empresariais no seu negócio. Isso mesmo! Com ele, você consegue avaliar melhor os processos internos, prever as implicações futuras das suas decisões atuais com a redução das incertezas. Ou seja, o processo de tomada de decisão torna-se otimizado e consequentemente você consegue uma gestão mais eficiente da sua organização.

Como torná-lo realidade
O objetivo de fazer o planejamento estratégico da sua empresa acontecer gira em torno do estabelecimento de um futuro desejado e dos meios efetivos para ele se tornar realidade. Com essas etapas bem definidas, a qualidade do processo decisório aumenta exponencialmente. No entanto, antes de começar tal estruturação interna, sua empresa deve ter uma definição da estratégia. A importância dela é explicitada pelo General Robert E. Wood, grande estrategista da Sears Roebuck & Company, que diz que a empresa é como a guerra em certos aspectos: Se a estratégia adotada for correta, muitos erros táticos podem ser cometidos e a empresa ainda sairá vitoriosa. Cabe destacar que, muitas empresas pensam que possuem um Planejamento Estratégico e na realidade não o tem. Para identificar tal deficiência, algumas perguntas podem ser feitas:

  • Você conhece a vantagem competitiva da sua organização?
  • Há interação entre fatores externos (não controláveis) e internos (controláveis)?
  • Seu negócio possui um plano de atuação? Existem caminhos alternativos se o plano básico não der certo?

Fases da elaboração do planejamento estratégico

Apresentaremos uma metodologia da estruturação do seu planejamento. Não será uma exposição aprofundada, mas sim resumida para você entender melhor como o processo funciona. Primeiramente, define-se como a empresa está atualmente e depois há o estabelecimento de onde ela deseja chegar.

Diagnóstico estratégico
Essa fase se refere a definição de posição, ou seja, como o negócio está. Para isso, deve-se realizar uma análise interna e externa da empresa. Essa etapa é composta por pontos menores, entre eles: Identificação da visão, dos valores, análise externa, interna e análise dos concorrentes. É imprescindível que a fase do diagnóstico estratégico seja impessoal, realista e completa para ser efetiva aos objetivos organizacionais.

Missão da empresa
Nessa etapa, o estabelecimento da razão de ser da empresa deve acontecer. Pode-se decompor tal fase em: estabelecimento da missão, dos propósitos atuais e potenciais da postura estratégica, das macroestratégias, macropolíticas e estruturação de cenários.

Instrumentos prescritivos e quantitativos
As questões básicas nesse tópico são a determinação de onde a organização quer chegar e como tornar real este futuro desejado. Para o seu estabelecimento, há a divisão em instrumentos prescritivos e quantitativos. O primeiro proporciona uma explicitação de o que a empresa deve fazer para alcançar os propósitos estipulados na missão em conformidade com sua postura estratégica. Já o segundo representa a análise de viabilidade econômica, ou seja, os recursos necessários e o retorno esperado para atingir os objetivos e metas estabelecidas.

Controle e avaliação
Nessa etapa há a verificação de como a empresa está andando para a situação desejada no planejamento. O controle é essencial e serve para assegurar a realização dos objetivos e metas estabelecidos. Deve também ser pensado nesse estágio, os parâmetros de mensuração durante todo o desenvolvimento do planejamento estratégico.
Apesar da definição do planejamento estratégico ser complexa por ser uma análise contínua sobre o futuro, é essencial para sua empresa tê-lo. Só assim, você terá cursos de ações efetivos para alcançar seus objetivos organizacionais ao lidar com diversas forças internas e externas. Por isso, não hesite em procurar auxílio de uma consultoria especializada como a Ação Júnior para auxiliar nesse serviço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...