Qual a importância das pesquisas para o marketing de sua empresa?

In Marketing by Maria Carolina de Castro0 Comments

Muitos micro e pequenos empreendedores se questionam sobre a real necessidade da pesquisa de marketing em uma empresa que não tenha grande porte. A pergunta que se deseja responder neste artigo é: o que é tal pesquisa, como realizá-la e, finalmente, porque esta influencia tanto – independente do tamanho de um negócio – nas estratégias mercadológicas.

Primeiramente, a pesquisa de marketing é uma ferramenta que identifica riscos, ameaças ou oportunidades de um empreendimento através de coleta e análise de dados quantitativos ou qualitativos para posterior aplicação de estratégias. Essas decisões estratégicas serão tomadas visando oportunidades em potencial, seleção de mercados-alvo, segmentação de mercado, desempenho e controle do marketing e implementação de programas, mas são sempre dependentes de variáveis controláveis (os 4 P’s ou Mix de Marketing – preço, produto, praça e promoção) e incontroláveis ou externas (tecnologias, situação econômica no momento, fatores culturais e sociais, entre outras).

Dados quantitativos e qualitativos
Os dois tipos de dados utilizados aqui abrangem, no caso quantitativo, medidas precisas que facilitem a análise estatística – como a apuração numérica de opiniões, preferências e atitudes – e no caso qualitativo, através de questões que contenham temas, conceitos ou visem objetivos.  Além disso, tem a função de conectar os funcionários, acionistas, fornecedores e consumidores reais ou potenciais à empresa geralmente representada pela figura do gerente de marketing. Segundo grandes estudiosos e teóricos de Administração – como Kotler e Malhotra – alguns passos para obter sucesso nesta pesquisa são necessários. Abaixo, abordaremos alguns deles objetiva e resumidamente:

Defina os objetivos da pesquisa
Quais são os problemas ou oportunidades que se deseja conhecer ou ao menos reconhecer?

Desenvolva uma abordagem
A estrutura de sua pesquisa deve ser preferencialmente teórica ou objetiva? Quais serão as características, fatores de influência, hipóteses ou perguntas que devem ser levadas em consideração?

Formule uma concepção ou estrutura necessária para a realização da pesquisa
Detalhes de como a pesquisa será feita, ou melhor, quais diretrizes a seguir para que os objetivos dela sejam alcançados. A isso, inclui-se a elaboração de questionários, a definição de amostra necessária, os métodos utilizados para a parte quantitativa e para a qualitativa, a análise de dados secundários, entre outras variáveis julgadas indispensáveis.

Entre em campo e colete os dados!
Nesta etapa, será necessário o recrutamento de uma equipe que faça o trabalho de campo, ou seja, que esteja disposto a operar coletando os dados nos meios mais diversos, como através de telefone, por e-mail ou outras redes sociais e não obstante, utilizando-se dos correios. Deve-se ter um cuidado extra com os entrevistados, pois alguns tipos de abordagens dos entrevistadores podem levar a respostas indesejáveis e tendenciosas.

Analise, prepare os dados e organize-os em um relatório
Na última etapa, analisam-se os dados, corrigem-os se necessário e então se cria um relatório, aqui presente como o documento mais importante da pesquisa e que deve conter tudo aquilo que se apresentou nas etapas anteriores – a abordagem, a concepção, os dados coletados, os métodos de coleta – para, finalmente, definir os resultados. É apenas através dos resultados que o gerente poderá traçar perfis, preferências, necessidades ou receios dos clientes a quem deseja aproximar-se.

Considerações finais
Porque, então, esta pesquisa influencia tanto no ambiente mercadológico de uma empresa e deve ser realizada? Porque, além de visar estimular ou aumentar o sucesso do seu negócio e consequentemente do consumo do serviço ou produto, através do conhecimento das mais variadas características daquele que o adquire, evita grandes custos no decorrer da produção ou ao final dela. Além disso, desvenda melhor o processo do marketing como um todo, tornando-o cada vez mais sustentável e passível de crescimento dentro de sua empresa.

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Maria Carolina de Castro
Gerente de Projetos na Ação Júnior e Graduanda do curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina.

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