Vantagens do Mapeamento de Processos para sua empresa

In Gestão Estratégica by Luiza Costa0 Comments

Você já ouviu falar sobre mapeamento de processos? O que é? Como pode ajudar você e sua empresa?

O que é?
Mapeamento de processos é uma prática que consiste em determinar e entender de forma clara como uma unidade de negócio está funcionando, representando por meio de fluxogramas, cada etapa de operação dessa unidade.

Visualize os pontos fortes, fracos e que necessitam de melhoria
Um dos objetivos e vantagens de se executar um mapeamento de processos dentro de uma organização, é conseguir maior destaque nas partes que influenciam diretamente uma empresa, tais como como seus pontos fortes e fracos. Dentre alguns pontos que o mapeamento de processos atua a fim de melhorar o dia-a-dia dentro da empresa podemos destacar: identificação de gargalos operacionais, excesso de documentação e aprovações, complexidade na operação, redução de custos, atividades redundantes, falhas de integração, tarefas de baixo valor agregado.

Melhore a qualidade dos produtos/serviços
Com o mapeamento de processos ficará claro e visual para seus colaboradores como seu produto/serviço deve ser produzido e executado com a documentação e mapeamento de cada etapa do processo de produção e execução, e assim, o seu produto/serviço manterá um padrão de qualidade.

Aumente o desempenho do seu negócio
No momento que sua empresa e seus colaboradores possuírem uma ampla visão da organização, os problemas ficarão em evidência e poderão assim ser melhorados. A sua empresa se torna mais eficaz, aumentando o desempenho do negócio e consequentemente seus resultados.

Melhore o seu ambiente de trabalho
A alta rotatividade de funcionários é um problema que muitas empresas possuem nos dias atuais. O mapeamento de processos é uma prática que ajuda a lidar com esta situação. Com um bom mapeamento de processos seus funcionários ficarão mais produtivos, pois entenderão com rapidez o que precisam fazer em suas funções, sem a necessidade de um demorado tempo de adaptação. Sem a excessiva rotatividade de colaboradores, seu negócio contará com uma equipe de trabalho mais competente e ágil.

Maior nível de satisfação do cliente
É comum os clientes possuírem reclamações de produtos/serviços depois de realizar uma compra.  O mapeamento de processos é uma prática que tem como consequência uma equipe mais orientada e produtos seguindo um padrão de qualidade. Com estas vantagens, seus clientes não pensarão duas vezes antes de voltar a sua empresa.

Evite retrabalhos
A realização de retrabalho entre funcionários é mais comum do que imaginamos. Um dos benefícios de realizar um mapeamento de processos é analisar as etapas de produção de cada funcionário, e assim, entender se eles estão repetindo esforços desnecessários. Uma vez que, cada colaborador sabe exatamente qual o seu papel dentro da empresa, não acontecerá o desvio de função e sua equipe de trabalho se tornará mais eficiente e produtiva.

A Ação Júnior oferece o serviço de Mapeamento de Processos aos seus clientes. Entre em contato para garantir sua reunião de diagnóstico gratuita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Luiza Costa
Gerente comercial e graduanda do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.
Luiza Costa

Luiza Costa

Gerente comercial em Ação Júnior
Gerente comercial e graduanda do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.
Luiza Costa

Leave a Comment