Em complemento ao Por que a pesquisa de mercado é crucial para o seu negócio, neste post serão elencados 4 benefícios de se fazer uma Pesquisa de Mercado Ação Júnior consultoria empresarial. Antes de tomar qualquer decisão, a Pesquisa de Mercado é essencial para o seu negócio, pois além de ser uma forma de comparação com outras empresas, serve para analisar se as ideias terão uma boa aceitação pelo público e se elas possuem embasamento.
Quais os benefícios de fazer pesquisa de mercado?
Abertura de Novos Negócios e Criação de Novas Ideias
Para abrir um novo negócio, a Pesquisa de Mercado trará informações que guiarão se esse investimento será viável para o momento e de qual forma seria mais vantajoso ser constituído, seja uma loja online ou localizada no centro de Florianópolis, por exemplo.
Além disso, antes de lançar algum novo produto ou serviço no mercado, é necessário averiguar se será bem sucedido e se haverá uma boa aceitação. Para isso, analisa-se então a concorrência, o preço dos produtos/serviços e valida-se o público-alvo.
Análise da Concorrência
Em um projeto de Pesquisa de Mercado, são utilizados métodos para análise da concorrência, para assim verificar pontos em que sua empresa se destaca e outros que ela ainda pode melhorar.
Conhecer o mercado em que o negócio se insere é importante para realizar comparações de forma embasada, identificando o espaço em que sua empresa se posiciona, quais são as tendências do segmento em questão no momento e à longo prazo, e como é o desempenho dela em relação à concorrência. Portanto, após realizadas as análises, podem ser concluídas estratégias de tomadas de decisões para buscar o sucesso e otimização dos resultados da empresa.
Preço de produtos e/ou serviços
Em complemento à Análise da Concorrência, a definição dos preços de produtos ou serviços também podem ser iniciados com a Pesquisa de Mercado.
Para que os valores cobrados em sua empresa não se destoem da concorrência, é essencial realizar um comparativo com os preços praticados pelo mercado. Porém, acima de tudo, os valores devem ser elaborados em conjunto com uma etapa de precificação de produtos e/ou serviços para que cubram todos os gastos que o negócio possui, para que haja fundamento na hora de determinar porcentagens de lucro encima dos produtos ou serviços e efetuar descontos sem que haja prejuízo.
Validação do Público-Alvo
Antes de abrir um negócio, é possível validar por meio da Pesquisa de Mercado, qual público o empreendedor deseja atender e se essas mesmas pessoas se interessariam pelos produtos ou serviços oferecidos. Já com o negócio constituído, a Pesquisa tem como objetivo entender o que o cliente valoriza no relacionamento com a empresa em questão, o que ele julga ser melhorado e se novos produtos ou serviços teriam uma boa aceitação pelos clientes já existentes e pelos possíveis outros que o gestor deseja atingir. Essas medições podem ser realizadas através de Entrevistas em Profundidade e aplicações de questionários.
Feitas as validações, é possível traçar Estratégias de Marketing para atrair o público de maneira mais eficiente e Planos de Recursos Humanos, Financeiros ou Estratégicos para melhorar algum ponto que seja demandado pelos clientes do negócio.
Para que a Pesquisa de Mercado seja bem sucedida, há 4 erros que não se deve cometer.
Se interessou em fazer Pesquisa de Mercado? Que tal marcarmos uma reunião de diagnóstico para descobrirmos como te ajudar?
Por: Alessandra Emy Senba Tateno