4 Estratégias de Marketing para a sua empresa!

Descubra estratégias de marketing eficientes para sua empresa

 

As Estratégias de Marketing são um conjunto de ações e campanhas desenvolvidas por empresas para alcançar o maior número de possíveis compradores de determinado produto ou serviço, com eficiência. São aplicadas a fim de otimizar as vendas e fidelizar clientes procurando se aproximar dos mesmos, manter um bom relacionamento e reforçar a marca no mercado. Tendo isso como base, neste conteúdo lhe apresentaremos e explicaremos 4 Estratégias de Marketing para a sua empresa.

 

1- Definir seu Público-Alvo

 

A definição de público-alvo serve como base para todas as outras estratégias de marketing. É através dela que será possível estabelecer o grupo de pessoas que sua empresa pretende atingir, ou seja, todos aqueles que você deseja que se tornem seus clientes, ou aqueles que pretende fidelizar.

De modo geral, para que sua empresa tenha um Marketing efetivo, é necessário que conheça seu público. Assim, será muito mais fácil definir quais estratégias trarão maior retorno para seu negócio.

 

Exemplo de público-alvo:

Homens casados, entre 30 e 40 anos, residentes na Grande Florianópolis, pós-graduados, executivos de empresas. Classe A, renda média entre R$ 12.000 e R$ 18.000, andam sempre bem-vestidos, com roupas sociais. Gostam de produtos de alta qualidade e não se importam com o preço…

 

Persona:

O perfil de cliente ideal é chamado de Persona. Para conhecer sua Persona, muitas empresas criam personagens fictícios para esses clientes tentando entender suas principais dores a fim de atingi-los eficientemente com seu Marketing estratégico.  

 

Dicas:

  • Obtenha dados como: gênero, idade, renda, nível de educação, estado civil, entre outros aspectos;
  • Pesquise seu mercado, procure dados e pesquisas sobre seu setor através do Sebrae, IBGE, ou entre em contato conosco! Desse modo, você terá conhecimento de quem procura por sua empresa e entenderá seu ramo, inclusive a concorrência;

Confira nosso conteúdo: Pesquisa de mercado: 4 erros que não se deve cometer;

  • Utilize as redes sociais. Como será explicado mais adiante neste conteúdo, algumas mídias sociais disponibilizam informações muito importantes para o conhecimento do seu público;
  • Defina sua Persona, busque técnicas para isso ou fale conosco!
  • Aplique entrevistas de profundidade, leia o nosso conteúdo!

 

2- Redes Sociais

 

O Marketing nas mídias sociais é hoje, um dos mais utilizados para a promoção de marcas, divulgação e impulsionamento de produtos e serviços, além de ser um meio de contactar o público. Através das redes sociais é possível estar presente no cotidiano de seu cliente, o que lhe permite manter contato e conhecê-lo profundamente.

Um exemplo disso é o Facebook, essa rede social oferece dados de seu público que podem ser muito úteis para sua empresa, como a idade, gênero e localização. Além disso, outras mídias como o Instagram, lhe permitem acompanhar os status de suas publicações através de dados como número de contas alcançadas, interações, visitas ao perfil, entre outros. 

Portanto, as redes sociais possibilitam que sua empresa consiga manter constância e proximidade com seu público, além de fornecer informações úteis para conhecê-lo e facilitar o direcionamento estratégico do marketing. Vale lembrar que a organização e frequência de postagens são essenciais para todas as empresas que pretendem investir em marketing digital através das mídias sociais, além da manutenção da Identidade Visual, como será descrito a seguir.

 

Dicas: 

  • Use hashtags e capriche na legenda. Assim, você alcançará novos visitantes e poderá chamar a atenção deles com um post bonito e bem organizado;
  • Busque arrecadar o máximo de informações sobre o seu público através dos dados disponibilizados pelas redes sociais. Além disso, acompanhe os status de suas publicações (curtidas, contas alcançadas, visitas ao perfil…);
  • Utilize ferramentas de interação e avaliação. Por exemplo: stories, destaques, avaliação no Facebook e resposta às mensagens diretas;
  • Mantenha frequência nas postagens e interaja com o público. Pessoas gostam de atenção e de rotinas, uma vez que sua empresa mantiver constância com o público , passará a fazer parte de seu cotidiano. Desse modo, sentirão necessidade em consumir seus conteúdos;
  • Faça posts em boa resolução e siga seu padrão visual. Antes de postar algo, procure fazer um teste e veja se a imagem se encontra nas dimensões corretas e de acordo com sua Identidade Visual.

 

3- Identidade Visual na Comunicação 

 

A comunicação visual é uma das estratégias de Marketing mais utilizadas. Através dela é possível atrair, informar, emocionar e impressionar seu público. Depois de conhecer seu público alvo, como foi abordado na estratégia número 1, é preciso fazer com que sua empresa se posicione perante o mesmo com uma identidade bem definida e atrativa.

A Identidade Visual é uma representação de sua empresa. Através de imagens, cores, formas, frases e outros elementos visuais, você tem que retratar seu negócio ao público de forma atraente, chamativa e padronizada.

 

Padronizar cores e formas, por exemplo, é um modo de representar sua empresa e torná-la reconhecida. Todas as vezes que as pessoas visualizarem sua logomarca, produto, e assim por diante, despertarão na memória, mesmo que inconscientemente, a sua empresa e sua identidade

Um bom exemplo disso é a Coca-Cola. A companhia utiliza desde 1950 a mesma fonte para a sua logo e produtos, além da representação em cor vermelha a qual toda vez em que visualizamos nas atividades cotidianas, lembramos da marca e despertamos a vontade de consumir seus produtos

Portanto, é necessário que sua empresa seja bem representada visualmente em todos seus canais de comunicação. Sempre busque a padronização de suas redes sociais, site, cartões, e-mails e meios de divulgação. Dessa forma seu público será atraído eficientemente e sua empresa será reconhecida visualmente.

 

Dicas: 

  • Tenha seu público alvo e persona definidos;
  • Sempre pense na reputação de sua empresa e em como ela será reconhecida;
  • Utilize formas e cores que representem seu negócio, busque saber mais sobre os significados de cada uma delas e o que despertam na mente das pessoas;
  • Padronize seus meios de comunicação e divulgação, como já explicado;
  • Use e abuse de sua Identidade Visual nas redes sociais da empresa, procure manter as postagens frequentes, limpas e visualmente agradáveis.

 

4- Inbound Marketing

 

Por último falaremos sobre o Inbound Marketing ou Marketing de atração. Essa estratégia se mostra contrária ao chamado Outbound Marketing já que a mesma busca maior interação e proximidade entre a empresa e seu público.

Durante este conteúdo mostramos outras 3 estratégias que são essenciais para o Inbound Marketing de sua empresa ser efetivo. Isso porque todas elas lhe permitirão conhecer e atingir o público correto com as ferramentas corretas, mantendo assim, um relacionamento duradouro e atrativo. 

O Inbound Marketing busca atrair clientes através de conteúdos relevantes, ou seja, que sejam de seu interesse e/ou que prometam resolver seus problemas. Dessa forma é possível que sua empresa ganhe maior influência sobre o cliente o tornando promotor de sua marca. Além disso, o Inbound Marketing possibilita que você reduza seus custos com anúncios e impulsionamentos uma vez que é mais barato e mais eficiente do que esses meios tradicionais. 

FONTE: HubSpot

 

Dicas: 

  • Crie um blog como este ou busque maior interação com seu público nas redes sociais, além de estar por dentro das estratégias de SEO;
  • Invista em conteúdos de qualidade e que consigam sanar as dores do seu cliente;
  • Mantenha frequência na comunicação e postagens de conteúdo;
  • Pense em todas as etapas do Funil de Vendas. Desde visitantes desconhecidos até clientes fiéis e promotores de seu produto ou serviço;
  • Faça uso de calls to action, landing pages, email marketing e materiais ricos;
  • Confira nosso conteúdo sobre Neuromarketing.

 

Agora é com você, após a aplicação dessas 4 estratégias infalíveis temos certeza que sua empresa irá decolar!

Se ainda restou alguma dúvida, ou precisar de algum dos nossos serviços como pesquisa de mercado, definição de público-alvo, planejamento estratégico ou algum de nossos outros escopos, entre em contato e marque um diagnóstico grátis!

 

 

Por: Vitor Peres Verardi da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?