Produto, Preço, Praça e Promoção são os 4 elementos imprescindíveis que compõem o mix básico para qualquer estratégia de marketing. Você pode até não acreditar, mas juntos eles podem garantir o sucesso da sua empresa! Por essa razão, explicamos neste artigo os 4 Ps do marketing: o que são, qual a sua importância e como aplicar em suas estratégias de marketing.
Muito se fala sobre marketing no mundo atual, afinal tudo está mudando rapidamente graças às tendências digitais. Mas será mesmo que existe uma receitinha prática e fácil de como exercer tudo isto na sua empresa? Ou ao menos algo que facilite suas estratégias?
Bem, acredite ou não, há sim elementos que ajudam e MUITO no planejamento de que você busca para crescer no mercado. E é aqui que entram os 4 Ps do Marketing — Preço, Produto, Praça e Promoção.
Spoiler: Juntos eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo, e ainda se posicionar no mercado para atingir seus objetivos. Que empresa não quer isto?
E então, bateu curiosidade? Pois vem conosco!
O que vai saber neste artigo:
- 1. O que são os 4Ps do Marketing?
- 2. Praça
- 3. Preço
- 4. Produto
- 5. Promoção
- 6. A importância do Mix de Marketing para os negócios
- 7. Como aplicar os 4 Ps do Marketing nas estratégias
Boa leitura!
O que são os 4 Ps do marketing?
Vamos lá! A origem do conceito de 4 Ps do marketing, também conhecido como Mix de Marketing, veio lá do ano de 1960, que foi quando McCarthy o apresentou em seu livro Basic Marketing: A Managerial Approach, aqui lançado como Marketing Básico: Uma Visão Gerencial.
E pasmem, a teoria dos 4 Ps do marketing perdura quase 60 anos depois de ser proposto. Isso só prova que se um conceito sobreviveu durante tanto tempo, você pode ter certeza de que é porque possui grande valor e funciona!
VEJA TAMBÉM:
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Mas afinal qual a ideia por trás dos 4 Ps do marketing?
Bem, segundo McCarthy o simples ato de estudar cada um desses aspectos, planejar e executar ações conforme suas particularidades, estabelece uma aproximação com a empresa, na qual fortalece e define quais seus objetivos de divulgação, vendas e construção de autoridade irá prejudicar e ajudar a marca.
O sucesso da premissa vem firmada na teoria dos estudos de Philip Kotler, autor do livro Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing, lançado originalmente em 1967, mas que só no Brasil possui 14 edições, a mais recente de 2012 (se puderem ter uma cópia nós recomendamos, vai mudar sua visão).
Com seus estudos, Kotler não apenas manteve a teoria viva, mas moldou o nascimento do que hoje chamamos de marketing.
Agora pense, se muitas pessoas têm se beneficiado dela ao longo dos anos, por que você não pode ser o próximo? Para isso, neste tópico!
Praça
Se você escuta a palavra praça e automaticamente pensa em localização, você está no caminho certo!
Isso porque o significado de praça dentro de uma estratégia de marketing é exatamente de lugar. Ou seja, onde o produto é oferecido.
Por exemplo, o consumidor pode ter contato com seu produto pelo comércio físico ou até na internet, isso pode acontecer em site próprio, em um marketplace ou em canais alternativos, como Facebook e WhatsApp.
Definir a praça corretamente significa disponibilizar seu produto onde o seu cliente está. Em outras palavras… localização é essencial, ou seja, não espere eles irem até você, vá até eles, mostre o caminho do seu produto!
Preço
O preço, nitidamente, é a estratégia que envolve o valor de venda do seu produto. Essa definição é um dos mandamentos indispensáveis a uma boa gestão estratégica do marketing!
Entretanto, você precisa de um preço justo perante o mercado, mas que seja suficiente para garantir o cumprimento de seus compromissos financeiros, mas não tão alto que assuste os clientes e prejudique o faturamento.
O exemplo perfeito de como isso foi aplicado são os streamings como Amazon e Netflix, que ganham o público através da estratégia melhor custo-benefício. Ou seja, o valor que será pago quem escolhe é o cliente, seja os canais (na Amazon Prime você pode pagar um valor fixo, ou pagar a mais por canais fechados) ou por números de telas (Netflix).
Você acha que tendo um preço variável, eles estão desvalorizando a marca? A resposta é NÃO, já que além deles estarem trazendo transparência para o mercado, ainda estão criando conectividade com quem faz a marca, no caso seus clientes.
Fica aqui a dica de aderir a esta manobra de marketing incrível que todas as grandes empresas estão adotando.
Leia também um artigo sobre precificação.
Produto
O produto é tudo aquilo que a empresa vende.
Por exemplo, uma palestra pode ter como produto um conferencista, assim como é a consulta de um psicólogo, uma live nas redes sociais (aqui o céu é o limite rs). Em resumo, o produto é tudo aquilo que é disponibilizado ao consumidor, pensando nas necessidades do público alvo.
Dentro dos 4 Ps do marketing, ter essa definição significa entender o que a sua oferta precisa para se destacar dos concorrentes.
Em outras palavras, o que torna seu produto único? Por exemplo, a empresa NUbank, considerada uma das empresas mais inovadoras da América Latina no ranking elaborado pela revista americana Fast Company, ganhou o público com a humanização e velocidade dos serviços, criando um elo de aproximação entre cliente e empresa.
Isto só foi possível pelo reposicionamento estratégico do produto dentro do mercado. E você o que faz para se destacar dos outros?
Promoção
Para fechar os 4 Ps do marketing, vamos falar dela a querida dos comunicadores, a promoção. Neste caso, a promoção está relacionada ao ato de persuadir o consumidor a realizar uma compra.
E como fazer isso? Simples: Aderindo a estratégias que conversem e atinjam o interesse do seu público com eficiência. Seja por meio de:
- 1. Publicidade e propaganda;
- 2. Relações públicas;
- 3. Outbound marketing;
- 4. Inbound marketing: redes sociais, blogs, email marketing, etc;
- 5. Promoção de vendas.
Está achando difícil ver resultados com tais ações? Vejo o caso da Magazine Luiza, que precisou se reinventar mesmo antes da pandemia para criar a Lu do Magalu, uma brand persona, que aproxima a marca e o público, através de Storytelling e ações em redes sociais, além da TV.
Ou seja, mesmo que o público físico não vá a loja, o online vai ao site efetivar a compra por intermédio da personagem Lu, que interage, atende e ainda é um ícone influencer no Instagram.
Sabemos que pode parecer difícil definir e implementar todas essas opções de estratégias, mas não é impossível, por isso conte com um profissional especializado para te direcionar nas ações que mais se conecta com seus clientes!
A importância do Mix de Marketing para os negócios
Bom, já que você chegou até aqui.. saiba que ao aplicar o mix de marketing, você irá melhorar não só a comunicação de sua marca, mas também gerar valor para o seu consumidor e, consequentemente, fidelizá-lo, além de desenvolver uma base sólida para o plano de marketing do seu negócio.
E para provar, segue 3 vantagens de utilizar os 4 Ps de marketing. Confira abaixo!
- 1. Visão mais completa do negócio
- 2. Posicionamento de marca
- 3. Estratégias alinhadas
Bônus: Pontos de contato efetivos e humanizados com o consumidor!
Como aplicar os 4 Ps do Marketing nas estratégias?
Pronto, você já está por dentro do que são os 4 Ps do marketing e sua importância… Mas e agora, por onde começar?
De forma bem prática e sem rodeios, irei destacar algumas dicas de ouro que se você seguir, será o primeiro passo para conquistar tudo que citamos no conteúdo acima, okay?. Confira:
- – Comece definindo o seu público-alvo: Afinal, são nessas pessoas que o Preço, o Produto, a Praça e a Promoção devem mirar. Só assim poderá identificar necessidades no segmento-alvo que o seu produto é capaz de atender.
- – Defina a sua estratégia competitiva: Sem ela não há maneira de uma organização competir com outros concorrentes de mercado de modo a ter uma vantagem. Portanto, definir ela pode te destacar da concorrência, sobretudo em áreas que são muito disputadas.
- – Hora de moldar seu posicionamento de mercado: Definir posicionamento de mercado deve ser pensado para o público-alvo, a intenção é desenvolver a oferta da empresa — ou seja, criar as estratégias de Marketing Mix — para conquistar uma posição única e valorizada na mente do público-alvo.
- – Crie um Plano de Marketing Operacional: Não adianta planejar estratégias e deixá-las morrerem no papel. Para colocar as ideias em prática, defina as metas, os prazos, os responsáveis e as etapas para consolidar cada estratégia. Desse jeito, você cria planos de ação para cada equipe e cada colaborador, que tornam os objetivos mais alcançáveis.
Viu só? É possível sim, usar o Mix de Marketing para conquistar o posicionamento que a sua marca precisa. Nada de bicho de sete cabeças, só muito planejamento e força de vontade!
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