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4 formas de fazer pesquisa e análise de mercado

17 / 04 / 2022

Neste artigo vamos falar sobre análise de mercado: o que é, quando fazer, métodos mais utilizados pelas empresas e estratégias para adotar.

Antes de tomar uma decisão importante, fazer uma viagem, escolher uma roupa…seja qual for a situação precisamos de informações para ter as melhores escolhas. Imagine a cena: você vai viajar sem olhar a previsão do tempo e leva apenas vestimentas inadequadas para o clima do local. Um perrengue, certo? 

E no mundo dos negócios não é diferente!

Para uma empresa ter sua melhor performance, ela precisa de conhecimento sobre seu público, concorrentes, produto, mercado e qual entender seu diferencial. Fazer uma análise de mercado.

Lembrando que nenhuma dessas informações é imutável, portanto independente da fase e maturidade da sua empresa uma análise de mercado pode ser necessária para revisar e responder a essas questões . 

Mas, para um novo empreendimento é ainda mais importante, já que ele não tem histórico de vendas e nem clientes para embasar algumas análises.

A importância de validar o mercado ao abrir uma empresa

Toda a pesquisa deve ser feita de forma cautelosa para evitar que, por exemplo, você tenha uma ótima ideia de produto que não atende ao mercado consumidor. 

Uma ideia boa sem validação de mercado é apenas uma boa ideia e nunca será um negócio rentável. 

VEJA TAMBÉM:

Opa, essa é a sua situação? Está criando uma empresa mas não sabe responder as perguntas abaixo:

  • Qual o tamanho do meu mercado?
  • Quem são meus concorrentes, diretos e indiretos?
  • Qual o meu potencial de lucro? 
  • Quem é meu público-alvo? Como ele traduz na minha persona?
  • E quem são meus fornecedores? 

Essas e outras inúmeras dúvidas estão martelando nos seus pensamentos? A análise de mercado é para você!

O que é análise de mercado? 

Afinal, em palavras simples o que é uma análise de mercado?

A análise de mercado é parte do plano de negócios. Ela é responsável por coletar e tratar informações sobre o mercado da empresa, de seus clientes e concorrentes. Basicamente, esclarecer sobre  o campo em que a empresa atua ou pretende atuar.

Podemos entendê-la em cinco etapas, em ordem: 

  1. Definir as metas do seu negócio;
  2. Avaliar o tamanho do Mercado;
  3. Identificar tendências de mercado e taxa de crescimento;
  4. Analisar os concorrentes;
  5. Identificar o público-alvo.

Para cumpri-las vamos aos métodos de análise e suas ferramentas. 

4 Métodos de análise de mercado

Por contemplar tantos pontos, que podem variar de acordo com a empresa analisada, existem formas e métodos diferentes de fazer essa análise. Sendo que podem ser necessários todos ou apenas um, dependendo do seu objetivo.

Vamos conversar sobre algumas alternativas:

  1. Pesquisa de gabinete;
  2. Pesquisa de mercado;
  3. Análise do macro e microambiente econômicos;
  4. E por fim, claro trazer boas práticas do que não pode faltar na sua análise de mercado.

Começaremos, então, com a pesquisa de gabinete que é um ótimo primeiro passo e você já vai entender o porquê:

1. Pesquisa de Gabinete

Quando falamos de gabinete quer dizer que é uma pesquisa feita a partir das informações já disponíveis nas mídias. 

Ela é um ótimo método para ter uma visão mais ampla do mercado

Como é feita com os dados disponíveis em portais, redes sociais e outros meios em que o público esteja presente, acaba sendo mais genérica. Contudo, é um ótimo passo inicial, caso você não conheça NADA do seu mercado.

Dica: se for olhar para a concorrência, negócios parecidos com o seu e não sabe por onde começar. Coloque palavras-chave no google relacionadas à sua empresa e veja quais empreendimentos estão nas primeiras posições do google, elas são um ótimo começo.

A partir daí pode olhar para os principais meios de comunicação de cada um: site, instagram, facebook e linkedin, são os mais  comuns. Porém não se esqueça de checar se estão presentes também no Youtube, Pinterest, Tik Tok e Twitter. 

Estar em uma rede fora do tradicional pode ser uma ótima ideia para o seu marketing! Caso seu público–alvo esteja nela. 

2. Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é feita de forma ativa, ou seja coletando informações até então, indisponíveis. Por meio dela, podemos entrar em contato com pessoas de interesse da empresa: possíveis clientes, fornecedores, prospects entre outros. Inclusive trabalhar com o método de cliente oculto para aprofundar a análise.

Nela, a Ação Júnior desenvolve formulários patrocinados e também entrevistas em profundidade. Assim, coletamos informações em grande quantidade para validar hipóteses de mercado e também profunda nas entrevistas. Para garantir o maior número de respostas possível, oferecemos benefícios aos participantes das enquetes, combinados com o cliente contratante. Garantimos sucesso na pesquisa de mercado! 

Ao passar por esse processo, você entende a fundo as ideias, necessidades e objeções de seus prospects. Informações valiosas para tornar seu sonho realidade, um negócio lucrativo e com futuro promissor.

Para quem não está abrindo um negócio, a pesquisa de mercado é  válida ao lançar um novo produto ou até transitar de nicho. A fim de garantir a viabilidade da nova empreitada.  

3. Análise do macroambiente econômico

Quando falamos em economia, se divide em duas perspectivas: macro e microeconomia. Falaremos delas agora, pensando em como aplicar um estudo econômico dentro da sua análise de mercado.

Afinal, o que é Macroeconomia?

Pela definição do dicionário Oxford macroeconomia é: 

“ O ramo da economia que estuda, em escala global e por meios estatísticos e matemáticos, os fenômenos econômicos e sua distribuição em uma estrutura ou em um setor, verificando as relações entre elementos como a renda nacional, o nível dos preços, a taxa de juros, o nível da poupança e dos investimentos, a balança de pagamentos e o nível de desemprego” 

Para ter uma análise macroeconômica que faça sentido com o seu negócio, usamos a ferramenta de análise PESTAL. Cada letra da sigla é um ponto levado em consideração: Política; Economia; Social; Tecnologia; Ambiental e Legal. Todos são fatores macroeconômicos que influenciam o funcionamento da sua empresa.

A partir de cada ponto, você deve elencar as oportunidades e ameaças para a empresa e traçar planos de ação para lidar com cada uma delas.

Alguns exemplos do que observar em cada letra:

  • P (fatores políticos): relação entre países, eleições e políticas governamentais;
  • E (fatores econômicos): tributos, inflação, taxa de câmbio internacional, juros e economia local;   
  • S (fatores sociais): mudanças de geração, tendências de estilo de vida, tabus culturais e opinião do consumidores;  
  • T (fatores tecnológicos): tecnologias emergentes, pesquisa e inovação e propriedade intelectual;
  • A (fatores ambientais): poluição, sustentabilidade e gestão de resíduos;
  • L (fatores legais): lei trabalhista, direito do consumidor e normas de saúde e segurança.

4. Análise do ambiente Microeconômico

A análise microeconômica vai se preocupar em explicar como se determina o preço de bens de consumo e serviços. Ela vai responder às seguintes questões: 

  1. Política de preços da empresa;
  2. Previsões de demanda e faturamento;
  3. Previsões de produção;
  4. Custos de produção;
  5. Políticas de propaganda e publicidade;
  6. Localização da empresa;
  7. Diferenciação de mercado;

A ferramenta que sana tais dúvidas e auxilia a empresa a entender seu ambiente interno, seus concorrentes, clientes e fornecedores é a 5 Forças de Porter:

  1. Rivalidade entre concorrentes;
  2. Poder de negociação dos fornecedores;
  3. Ameaça de produtos substitutos;
  4. Ameaça de entrada de novos concorrentes;
  5. Poder de negociação dos clientes.

Estratégia para a sua empresa

O sucesso da sua empresa depende de conhecimento bem aplicado. Uma análise de mercado tem o papel de trazer respostas a questionamentos que travam o lançamento de um novo produto, impedem suas primeiras vendas e até a ter um plano de marketing estratégico.

Pesquisa de gabinete junto de uma pesquisa de mercado e análises econômicas garantem passos bem pensados e investimentos conscientes.

E tudo pode ser feito online! Acredita que estudos feitos pela internet não trazem o mesmo resultado? Errado!

Entenda mais dos benefícios de uma pesquisa de mercado online no blog.

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