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Análise de tendências: 8 motivos para crer nela

13 / 11 / 2019

Quem não inova fica pra trás, é por isso que a Análise de Tendências. Isto porque os avanços tecnológicos quebram um ciclo e geram novas possibilidades que otimizam e alavancam os resultados. Como acontece todos os dias, as grandes e vanguardistas empresas sempre trazem novidades ao mercado que as distanciam das medianas e faz com que se destaquem e tenham sucesso.

Por isso, trouxemos 10 exemplos que provam a importância da análise de tendências na pesquisa de mercado, isto é, inovações, mudanças de paradigmas ou modelos de negócios que estão mudando a forma como o mercado funciona.

Exemplos efetivos de análise de tendências

Para uma descrição mais detalhada sobre pesquisa de mercado, o que significa, como é feita e suas demais características clique aqui.

Checkout self-service

As máquinas de autoatendimento, até três ano atrás, era incomum encontrar em estabelecimentos esse tipo de processo, nos dias atuais, a maioria dos grandes mercados oferecem, e a demanda só aumenta, restaurantes de fast-food e até lojas de roupa vem trazendo essa inovação no mercado e buscando sempre melhorar a experiência de seus clientes.

E-commerce

A crescente de compras pela internet (Marketplaces virtuais, os famoso e-commerce). Atualmente a maioria, se não a totalidade das empresas, disponibilizam um site para que seu cliente possa comprar em rede. Aplicativos como Rappi, revelam  que as pessoas não querem mais se deslocar para efetuar suas compras, é mais simples e rápido escolher seus produtos pelo aparelho mobile (telefone, celular ou tablets) e aguardar a chegada do mesmo em casa. Pesquisa realizada pela NZN Intelligence indica que 74% das pessoas optam pela compra de produtos online. Os dados ainda apontam que, enquanto só 26% dos consumidores preferem ir fisicamente até o estabelecimento para efetuar a aquisição de produtos, 82% dos brasileiros com acesso à internet já realizaram compra online ao menos uma vez.

Modelo ecossistema

Esta outra inclinação do mercado, utilizada pela Apple, Samsung, Google e diversas outras empresas relacionadas a tecnologia, consiste em oferecer aos clientes produtos que se complementam e criam, como o nome indica um ecossistema, fazendo com que o consumidor queira possuir toda linha, com a finalidade de aumentar sua experiência ou engrandecê-la, por exemplo, os tão famosos Apple Watch, são relógios que ficam sincronizados com outros produtos e acabam por complementá-los criando uma necessidade dos consumidores.

Big data

Pós quarta revolução técnico-científico-informacional, as estratégias de marketing vem mudando devido a quantidade imensa de informação que são facilmente captadas dos consumidores pelas redes. Dessa forma, a análise e sintetização das informações, coletadas através de landing pages, cookies e outras coletas de preferências é arma principal do marketing digital atualmente, e atingem resultados nunca antes visto.

Beacons

Esses são dispositivos equipados com bluetooth 4.0 que tem basicamente a capacidade de monitorar por onde os compradores andam nas lojas através de uma conexão com os telefones. Isso auxilia ainda mais as estratégias de marketing, deixando elas incrivelmente específicas. Imagine que um comprador fique próximo a uma bancada com apenas um estilo de roupas, a marca tendo esta informação pode te enviar cupons de desconto ou promoções dos mesmos produtos posteriormente, isso aumenta as chances da venda ser efetuada consideravelmente. Se busca entender mais sobre os beacons clique

 

Modelo Freemium 

Neste modelo, utilizado por gigantes mídias, como Spotify, Linkedin, Dropbox, os clientes possuem acesso a plataforma e a utilização dela grátis, no entanto, com restrições. Para que se tenha total acesso a plataforma é preciso assinar um plano, e então se tornar premium. Esse tipo de estratégia tem alavancado as vendas  dos gigantes citados.

Modelo Assinatura

Essa estratégia é comum para canais de televisão, revistas, jornais e anuários. Porém, muitas plataformas de streaming utilizam de uma forma adaptada. O grande diferencial dela atualmente, é uma espécie de amostra grátis do produto, contudo, somente por um curto período de tempo. Impossível não se lembrar da Netflix, a provedora mundial de filmes e séries, alcançou o pódio entre as 5 marcas mais amadas, por três gerações consecutivas, (X, Millennials e Z), abusando desta tática. 

Cloud Save

A chamada revolução azul ou revolução da nuvem, significa a mudança que os SaaS (software como serviço) vem tendo para adaptar seus sistemas a nuvem. Um exemplo claro, é a perda de espaço que o aplicativo de planilhas da Microsoft (Excel), está tendo para o (Google Sheets), os dois tem basicamente as mesmas funcionalidades e são ferramentas indispensáveis no cotidiano de uma empresa, porém o que deixa o programa do Google mais eficiente é sua capacidade de compartilhamento em tempo real e o principal, todo trabalho fica salvo em nuvem.

Dessa forma, ficou claro a preocupação que as maiores empresas do mundo tem  com a análise de tendências e a busca por inovações, quer dizer, mesmo que um negócio não tenha tido nos últimos anos uma grande inovação, com uma análise detalhada das tendências e então em seguida a busca por implementá-las, garante com certeza um panorama bom de crescimento e experiência do cliente!

Agora que já tem noção da importância de uma pesquisa de mercado estruturada e principalmente com uma análise de tendências, comece agora ! Busque pelas inovações do seu nicho e não deixe nada passar. Se deseja uma pesquisa de mercado de qualidade, contate-nos, entre em contato e marque um diagnóstico grátis!

Por: Nicolas Cavalcanti Marques de Oliveira

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