Análise SWOT, sigla em inglês, também conhecida em português como FOFA, é uma técnica usada para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças com o intuito de otimizar um plano estratégico para a sua empresa.
Otimizar.. Essa é a palavra favorita, e talvez a idealização, de pequenas e grandes empresas dentro do mercado digital e offline. Mas como realizar essa tendência com êxito? Simples, use a matriz SWOT.
Com certeza você já ouviu falar sobre ela, caso não, relaxe. Neste artigo iremos te mostrar de forma clara e super objetiva como a análise SWOT está diretamente ligada ao planejamento estratégico da sua empresa.
E então, vamos lá?
O que é análise SWOT?
Desmembrando a sigla SWOT em 4 partes, temos:.
- – Strenghts (força);
- – Weakness (fraquezas);
- – Opportunities (oportunidades);
- – Threats (ameaças).
Juntas, possuem um único propósito: Te ajudar a montar um planejamento estratégico das empresas – e também de projetos novos.
VEJA TAMBÉM:
- – Como criar um plano de negócios para a sua empresa
- – 5 passos para fazer um Lead Scoring no Marketing
- – Tudo sobre Custo de Aquisição do Cliente (CAC) para a sua estratégia
Ou seja, trata-se de um diagnóstico não só dos negócios, mas também para o contexto que está inserido.
E é por isto que pôr em prática esta técnica em seu ambiente de trabalho é de extrema importância, já que é por meio da matriz FOFA que gestores conseguem identificar fatores (positivos e negativos) a serem trabalhados para alavancar seus negócios.
Qual o benefício da matriz SWOT?
Beleza, conceito compreendido.. mas qual a utilidade dela?
De forma bem direta, quando mencionamos as forças e fraquezas, nos referimos a você e sua empresa. Já as oportunidades e ameaças são fatores externos, que estão fora do seu controle. Dentro da SWOT, esses dois cenários são conhecidos como ambiente interno e ambiente externo.
Detalhe: Por ser um sistema relativamente simples de usar, a análise em si fornece um grande detalhamento da situação, abrangendo circunstâncias como a criação de produtos em uma pequena empresa até a gestão de uma multinacional.
Logo, não importa o tamanho do seu negócio. A matriz SWOT poderá te ajudar a tomar decisões mais assertivas após entender o contexto geral, e nitidamente o que não está funcionando.
Podemos destacar 4 benefícios da aplicação da matriz FOFA:
- Segurança para tomada de decisões;
- Leitura do contexto em que se está ou deseja estar inserido;
- Ler os concorrentes e prever cenários;
- Mapear ações para crescer no mercado em que se atua.
Mas lembre-se, é preciso trazer mais pessoas para a ação. Nada de carregar tudo nas suas costas!
Isso mesmo, antes de iniciar o processo, tenha a opinião dos técnicos em cada área para tornar os resultados mais autênticos e precisos!
Mas nada disso será útil se não souber como reconhecer e aplicar
Os 4 fatores da Análise SWOT
Forças
As forças representam as características de seu ambiente interno sobre a concorrência.
Exemplo: um resort que tem uma excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso pode considerar isso como força em relação a hotéis que ficam a 2 quadras da praia.
Fraquezas
As fraquezas representam os elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas.
Exemplo: Uma empresa aérea que tem uma frota de aeronaves antiga e por esse motivo tem mais gastos de manutenção e problemas de atrasos em seus voos.
Perceba que nesse caso a empresa tem controle sobre essas fraquezas e pode tentar mudar isso de alguma forma, mesmo que seja algo muito caro.
O ambiente interno engloba fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como o clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições e outros.
Oportunidades
As oportunidades são causas externas que tornam o cenário favorável para a empresa.
Exemplo: Hotelaria durante as Olimpíadas no Brasil, ou um Rock in Rio da vida, Isso é uma excelente oportunidade de agir e lucrar!
Ameaças
Nas ameaças, as conjunturas criam um ambiente desfavorável para a empresa, e podemo vir da cidade, estado ou país.
Exemplo: Pousadas numa temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças, assim como o aumento do preço dos combustíveis e do dólar são ameaças para a companhia aérea.
Viu como é fácil identificar os fatores que podem favorecer ou desfavorecer seu negócio?
Como fazer uma análise SWOT na sua empresa
Primeiro passo é levar os fatores ligados ao ambiente interno (forças e fraquezas) e ao ambiente externo (oportunidades e ameaças). O segundo passo consiste em fazer um levantamento destes elementos dentro de cada grupo de fatores.
Pronto, fez isto? Então pode dar início às análises e fazer os planos de ação. Anota aí nosso mini passo a passo de como colocar em prática a FOFA:
Defina o objetivo estratégico:
(O que estamos analisando?)
- 1. Estratégico – objetivos de uma organização.
- 2. Tático – objetivos de uma equipe dentro de uma organização.
- 3. Operacional – objetivos de um colaborador dentro de uma organização.
O único cuidado que deve ser tomado é para não utilizar a SWOT em decisões demasiado simples, nas quais a análise apenas burocratiza o processo.
Mapeie o ambiente interno:
Escolhido o objetivo, o exercício é olhar para dentro de “casa”. Quais seriam as Forças e Fraquezas que podem impactar no objetivo definido?
De início, não se preocupe com o tamanho do impacto que cada fator pode causar. Pense apenas em responder perguntas através de listas:
- – Quais são os pontos fortes da minha empresa?
- – Quais são os pontos fracos da minha empresa?
Conseguiu responder? Está pronto para o 3 passo!
Mapeie o ambiente externo:
Depois de olhar para dentro de casa, chegou a hora de olhar fora e entender como seu mercado poderá te proporcionar. Dica: Utilize apenas fatores que estejam ligados ao objetivo definido.
Há diversas técnicas que podem auxiliar na análise de mercado. Como:
Mais não se esqueça de fazer o exercício de brainstorming:
Por exemplo:. Que oportunidades o mercado pode me reservar nos próximos anos? Que ameaças podem se tornar realidade nos próximos anos?
Faça um levantamento e cruze os fatores:
Após montar as listas de fatores, você agora deve considerar a decisão que você pretende tomar. Tem forças que ajudam a sua empresa no dia-a-dia, mas não exercerão qualquer interferência no processo de abertura de uma nova filial, por exemplo. O segredo, então, é dar pesos aos fatores e cruzar eles de acordo com a decisão estratégica que está sendo estudada.
Por fim, defina os próximos passos:
A última etapa é mais fácil: traçar o quê está por vir, e o que de fato entraram em ação para melhorar os resultados da sua empresa.
Isso envolve criar novas forças, rever fraquezas, aproveitar oportunidades e ainda contornar ameaças!
Quem deve fazer a análise SWOT?
Sei que está pensando “Ainda bem que quem irá fazer esta análise é apenas meu gestor de projetos”. Bom, é um erro pensar deste modo. Isso porque quem melhor se encaixa para esta tarefa são as pessoas que conhecem de pertinho cada canto da empresa.
Aproveite e já faça seu plano de marketing e consultoria conosco!