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Como construir uma brand persona para a sua marca

23 / 09 / 2022

Você sabia que a marca é o valor mais significativo de uma empresa? Sim, não é história de carochinha não, grandes marcas como Magazine Luiza,Starbucks ou Coca-Cola são a prova disso!

Reflita conosco…. Como estaria seu negócio hoje se as pessoas não reconhecem sua marca? Deixe adivinhar: Em lugar nenhum, correto? 

Pois é, visibilidade e continuidade são duas coisas essenciais que permitem materializar a personalidade de uma empresa para que ela seja mais que um logo, um guia de identidade ou um estilo visual. Afinal, tudo isso separado não faria sentido, não é?

E é aí que entra em campo a mágica do marketing: Brand persona, uma estratégia que tem como propósito nada mais do que estabelecer uma comunicação que traga um significado claro e coerente sobre a história e valores da sua marca.

Se você nunca ouviu falar nela ou já ouviu, mas não sabe como pôr em prática, você veio ao lugar certo!

Neste artigo, traremos um guia completo de como criar uma marca fortalecida do zero pela Brand persona. Como:

  • – O que é Brand persona;
  • – Qual a diferença entre buyer persona e brand persona?
  • – Como descrever uma Brand persona?
  • – Como criar uma persona para a marca?
  • – Pilares da marca;
  • – Essência da marca;
  • – Promessa da marca;
  • – Declaração de missão;
  • – DICA EXTRA.
  • – Quais os benefícios de uma consultoria de marketing?

Vamos?

O que é Brand Persona?

Brand vem do inglês e significa marca e Persona vem do latim e significa máscara. Portanto, o Brand Persona é literalmente a máscara da sua marca, ou melhor, como é vista diante dos olhos dos clientes.

A Brand Persona representa todos os valores da sua marca. Seja em personalidade, imagem, voz e interação com o público humano. 

VEJA TAMBÉM:

É basicamente a linguagem utilizada nas redes sociais em todos os pontos de contato da marca com as pessoas que querem engajar.

Geralmente as empresas pensam que ter uma logo, um avatar resolve o problema. Mas para crescer sua presença física e digital requer muito mais que isso, é necessário uma identidade que represente a marca e a faça ser reconhecida por isso.

Confira as seguintes empresas:

Ponto Frio, Magazine Luiza, Starbucks, Coca-Cola, McDonald ‘s, Chilli Beans. O que elas têm em comum?

Se respondeu que elas são famosas, também acertou, mas a realidade é que cada uma delas, apesar de terem propostas e nichos de vendas diferentes, o que elas têm em comum é a influência que suas Brand personas possuem em estabelecer vínculo com os clientes.

Ou seja, o público-alvo se identifica e conecta-se à marca, porque se vê representado pelas histórias e valores sempre que algo novo é lançado(Quem nunca ficou com vontade de tomar uma Coca-Cola geladinha depois de ver o papai noel trazendo diretamente do polo norte?), e isso só é possível porque a Brand Persona da marca foi muito bem pensada.

Qual a diferença entre buyer persona e brand persona?

De forma bem simples e prática, a Brand persona tem foco no que a marca quer passar ao público, ou seja sua forma de se comunicar.

A criação da Brand persona é uma estratégia utilizada por muitas empresas, os clientes estão buscando cada vez mais se relacionar e consumir serviços e produtos das marcas que compartilham dos mesmos valores que o seu.

*Importante: cada empresa só possui uma Brand persona!

Exemplo: A rede Magazine Luiza criou a Brand persona “Lu”, que foi criada inspirada na empresária Luiza, a fundadora da rede.

A “Lu” é a principal voz do atendimento e-commerce, é ela que responde as dúvidas de quem acessa a loja virtual, dá dicas do que comprar e se relaciona com o público a fim de gerar fidelização da marca através das redes sociais, promoções e identificação com os consumidores.

Já a buyer persona é um personagem semi fictício do público ideal de uma marca.

Com ela a equipe de marketing é possível criar conteúdos personalizados, desenvolvendo uma abordagem de vendas personalizada focada na necessidade do cliente.

*Importante: Na prática, você pode criar mais de um perfil de Buyer persona, já que a mesma marca pode ter diferentes perfis de consumidores, para direcionar conteúdos que se adequem a cada um deles. 

Exemplo:

Pablo, 36 anos, sócio de uma empresa (até 50 funcionários), sempre está em busca de se atualizar e desenvolver nas áreas de marketing e negócios.

Seu maior desafio é estruturar as áreas de marketing e vendas para atingirem o faturamento necessário.

Para isso, busca por um serviço que auxilie no planejamento de marketing que ofereça boas pesquisas de mercado, que auxilie na estruturação do funil de vendas e na gestão financeira da empresa.

Em suma, enquanto a buyer persona fala “do” cliente e é um perfil demográfico e comportamental do comprador, brand persona “é” a  marca, a cara do negócio.

Como descrever uma Brand persona?

Antes de tudo, você deve pensar nessas perguntas:

  • – Quais são alguns traços de sua personalidade?
  • – Como é sua aparência e maneira de se vestir?
  • – A persona da sua marca tem algum hobby?
  • – Quem são seus melhores amigos?
  • – Como é seu relacionamento com os clientes?
  • – Qual seu maior sonho?
  • – Quais são seus valores inegociáveis?

São apenas algumas perguntas iniciais, mas é um ótimo exercício. Imaginar sua marca como uma pessoa, te faz visualizar mais facilmente como e que tipo de pessoas seu negócio irá atrair. 

Lembre-se: Sua brand persona não deve buscar se encaixar em todos os lugares ou atrair a todos. Pois seu cliente ideal tem coisas que gosta e outras que não gosta, pessoal e profissionalmente. Esta atração deve ser impulsionada de maneira inconsciente.

Em resumo, são três os insights que você deve ter em mente ao elaborar sua brand persona:

Pilares da Marca – Essência, Valores e Solução.

Tom de Voz – A maneira como sua marca se expressa.

Mensagem – Sua Proposta de Valor.

Tem tudo isso definido? Pois você está pronto(a) para a próxima etapa desta jornada:

Como criar uma persona para a marca?

Muitas empresas ainda não utilizam a estratégia de marketing para criar sua Brand persona ou por vezes não a desenvolvem de forma correta. E para que você este não seja o seu caso, iremos te orientar quanto a criação da sua Brand persona em 4 etapas fundamentais:

1 – Pilares da marca

Termos ou palavras-chave podem e devem ser utilizados como pilares de uma marca, logo que é através deles que você reunirá algumas características que vão ajudar a definir o personagem. 

É a forma mais rápida de personalizar a marca e observar se as publicações criadas, os anúncios estão representando corretamente a sua empresa (exemplo:. as hashtags). 

Por isso os termos e palavras-chave devem ser considerados na hora de criar a sua logomarca, nas embalagens de produtos, na elaboração de conteúdos e anúncios, na comunicação ou divulgação e também no posicionamento da empresa.

2 – Essência da marca

A essência de uma marca é a frase que vai definir personalidade, qualidades ou até mesmo a exclusividade de uma marca. 

Isso faz com que o cliente lembre sua essência. Para entender bem a sua marca você deve imaginar o que está por trás dela, qual o propósito e o objetivo. Exemplo:

Disney: mágico, diversão e família;

A Disney é uma empresa que se comunica com toda a família, os pais e seus filhos, ou seja seu objetivo é criar conteúdos que passam a imagem de uma empresa divertida com foco principal no entretenimento, mas segura.

Starbucks: a frase “premiar momentos diários”.

A Starbucks transforma a experiência dos seus consumidores em premiação. Com a ideia de escrever o nome errado no café, se forma uma piada que para a Starbucks gerou uma enorme visibilidade através das redes sociais.

Essa é uma forma de estratégia que a empresa utilizou para compartilhar a sua essência e fazer com que boa parte do público da internet compartilhe suas experiências, foi uma estratégia que se tornou viral e bem sucedida.

Por meio da essência da marca é possível saber o tom da conversa que ela pretende ter com seu público.

3 – Promessa da marca

É uma mensagem para o público sobre o que esperar de seus produtos ou serviços. É como a empresa se compromete com o consumidor que interage com ela, esse valor pode descrever alguns possíveis benefícios que o consumidor pode esperar com cada interação que tem com sua marca por meio da estratégia de comunicação ou de compra.

Aqui, você pode pensar no que leva o consumidor dar preferência a seus produtos em relação aos da concorrência, o que a diferencia.

4 – Declaração da missão

A palavra “missão” se concentra no HOJE e no que sua empresa faz para alcançá-la e é fundamental para direcionar as metas.

Para fazer a declaração da missão de sua empresa você deve ter objetivos bem traçados, saber qual a razão de existência, os resultados que quer alcançar. Você pode fazer as seguintes perguntas:

“O que nós fazemos?” “Para quem servimos?“ “Como servimos?“

Importante: uma empresa sem declarar sua missão ou com uma declaração fraca pode ter efeito oposto ao desejado como falha de comunicação e desmotivação.

A missão deve ser considerada como base para as estratégias e decisões da empresa e ser usada como referência sobre as perspectivas de crescimento, venda e lucratividade.

Exemplos conhecidos de declaração de missão de grandes empresas:

Amazon: “Nós nos esforçamos para oferecer aos nossos clientes os menores preços possíveis, a melhor seleção disponível e a máxima conveniência”.

Linkedin: “Conectar os profissionais do mundo para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos”.

Google: “Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”.

Samsung: “Inspirar o mundo com as nossas tecnologias inovadoras, produtos e design que enriquecem a vida das pessoas e contribuem para a prosperidade social, criando um novo futuro”.

DICA EXTRA: Reúna tudo e construa sua Brand persona

Depois de realizadas as 4 etapas acima, fica mais fácil você criar a Brand persona da sua marca.

Mas para auxiliá-lo a fazer esse processo de maneira correta, você pode criar um documento que conte a “vida” de sua marca. Pense na sua logo e no motivo ela foi escolhida, descreva de forma sucinta o estilo e linguagem que sua marca segue.

A partir daí, você pode estabelecer regras que ajudarão a organizar a comunicação da Brand persona. Como:

  • – Qual será o tom utilizado (mais suave, mais descontraído ou sério)
  • – Seu personagem poderá utilizar gírias e formas de expressão regionais;
  • – Maneiras para argumentar;
  • – Constelação semântica;
  • – Referências que usa ao falar;
  • – Citação de autores que ela admira;
  • – Feito isso você pode realizar testes com clientes e observar quais pontos podem ser melhorados.

Vale ressaltar que a linguagem utilizada precisa ser fácil e adequada para todo o público.

Quais os benefícios de uma consultoria de marketing?

Sabemos que criar uma brand persona sozinho pode soar muito trabalhoso, cansativo e às vezes nem gerar os resultados que tanto buscava. Mas não precisa desistir antes de iniciar a mudança que sua empresa tanto necessita, ok? 

Por isso, se precisa pedir ajuda ou trocar ideia, a consultoria de marketing é uma forma ideal para potencializar o seu negócio com a visão de um especialista no assunto. 

A experiência de uma consultoria te permitirá identificar as melhores soluções e oportunidades de marketing, sem estresse ou pressão.

E para provar que o assunto é sério e eficaz, trouxemos 7 benefícios de contar com uma consultoria de marketing:

  • 1. Obtém uma visão mais eficaz sobre o mercado;
  • 2. Análise imparcial que concede um melhor diagnóstico do status da sua organização;
  • 3. Saber como conhecer seu público;
  • 4. Estratégias qualificadas e planejadas apropriadamente;
  • 5. A mensuração de cada ação em tempo real;
  • 6. Maior visibilidade e competitividade;
  • 7. Fidelização de seus clientes;

E então, pronto(a) para alavancar sua empresa? Fale agora com conosco e marque uma consultoria de marketing e inove sua Brand persona!

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