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BSC: como utilizar na elaboração da estratégia de sua empresa

 

Neste conteúdo, você será apresentado a ferramenta BSC e a como utilizá-la a seu favor para garantir a elaboração de estratégias mais assertivas para a sua empresa.

A BSC ou Balanced Score Card é uma ferramenta criada por Robert Kaplan e David Norton, professores de Harvard em 1998. Ela auxilia os gestores na elaboração das suas estratégias, pensando de uma maneira mais prática. Além disso, a BSC refere-se à um método de gerenciamento, baseado na utilização de indicadores para o acompanhamento de metas. O objetivo inicial dela era dar importância para fatores de desempenho de toda a empresa, que fossem além do financeiro, enxergando-os como indicadores de causa e efeito dos resultados.

Sendo assim, ela leva em consideração quatro perspectivas na criação das estratégias: financeira, de clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento. A seguir, serão explicadas  o que cada uma delas aborda.

 

A perspectiva financeira

A perspectiva financeira é a mais “clássica” abordada nas empresas. Os assuntos tratados nesse quadrante da BSC são relacionados com a lucratividade e o retorno financeiro das ações. Assim, a principal pergunta para guiar as ações dessa perspectiva é: quais os objetivos financeiros devemos ter para satisfazer os acionistas da empresa?

Como indicadores das estratégias dessa perspectiva podemos destacar o Mark-up, faturamento, lucro líquido, despesas totais, entre outros.

Para isso, podem ser criados objetivos como:

  • Aumentar o faturamento da empresa.
  • Reduzir o valor das despesas administrativas da empresa.

 

A perspectiva de clientes

A perspectiva de clientes está relacionada às estratégias que a empresa utilizará para atingir o mercado. Ela relaciona-se tanto com a diversificação de nichos de mercado, bem como com o crescimento e expansão da fatia de mercado em um nicho específico. Esta deve incluir as estratégias de comercial e marketing e pode ser acompanhada por indicadores como o custo de aquisição por cliente (CAC), nota do Net Promoter Score (NPS), taxa de retorno dos clientes, entre outros.

A principal questão que essa perspectiva deve responder na elaboração das estratégias é: quais as necessidades dos nossos clientes devemos atender para atingir nossos objetivos financeiros?

Os objetivos podem ser, por exemplo:

  • Obter NPSs promotores.
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes.

 

A perspectiva de processos internos

Essa perspectiva está relacionada com a eficiência e eficácia dos processos internos, através da comunicação e do alinhamento entre as áreas na estruturação e execução das estratégias. Visto que, isso permite que a empresa identifique gaps e gargalos na execução de suas atividades e as otimize. Ainda, alguns dos indicadores que podemos citar sobre essa perspectiva são: o tempo de entrega do produto, o desperdício de insumos e matérias-primas, o tempo de espera dos clientes, o tempo gasto na prestação do serviço, dentre outros.

A principal questão que essa perspectiva deve responder é: quais os processos-chave para que a empresa desempenhe bem seus resultados e quais os principais gaps deles atualmente?

Como objetivos para essa perspectiva da BSC podemos citar:

  • Diminuição do tempo de entrega dos produtos.
  • Redução do desperdício de matéria-prima.

 

A perspectiva de aprendizado e crescimento

Esta perspectiva deve ter suas estratégias alinhadas ao crescimento e à retenção de talentos da empresa. Visto que, ela visa tornar as pessoas da empresa mais capazes e competentes para desempenhar suas funções. Ainda, como indicadores dessa perspectiva podemos destacar a retenção de pessoas, a quantidade de colaboradores que já progrediram em seus planos de carreira, turnover, entre outros.

A questão principal dessa perspectiva  da BSC é: quais ações devemos tomar para que os funcionários sejam mais capacitados e demandem menos supervisão na execução de suas tarefas?

Como objetivos principais, podemos citar os exemplos:

  • Ter capacitações na empresa.
  • Ter funcionários com níveis de progressão na carreira.

 

Sendo assim, para cada uma das perspectivas devem ser definidos: objetivos, indicadores e metas. Os objetivos-estratégicos são os resultados que a empresa pretende obter ao fim do período determinado. Além disso, estes, são determinados conforme a situação atual da empresa, a realidade do mercado e as projeções futuras. Essa realidade do mercado pode ser analisada através da matriz SWOT, que levanta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado. Essa situação atual pode ser feita através de diagnóstico interno da empresa, entendendo quais as principais demandas e gaps da mesma. No entanto, esta, deve vir anteriormente à análise de mercado para que possa agregar na construção da ferramenta.

No geral, as empresas iniciam a determinação com um objetivo financeiro para que ele dê um “norte” sobre os objetivos das demais áreas, viabilizando as ações. Além disso, a empresa também pode definir os objetivos por OKR da empresa e KPIs de cada perspectiva. Ainda, o que é importante ressaltar é a importância de um Planejamento Estratégico anterior à estruturação da BSC, para embasar a decisão e escolha dos objetivos.

Os indicadores-chave são as formas utilizadas para medir o avanço dos resultados em relação aos objetivos-estratégicos que foram estabelecidos. Portanto, é de extrema importância que eles tenham clara relação com os objetivos traçados; sejam claros e de fácil compreensão; sejam fáceis de mensurar e de acompanhar; alteráveis conforme decisões futuras; tenham unidades de medida pré-determinadas e tenham um responsável pelo acompanhamento. Com isso, será possível que a empresa meça o quanto suas ações estão sendo efetivas em relação ao resultado esperado e a estratégia estabelecida .

As metas são os níveis de performance esperados em função dos indicadores. Para essa definição, pode-se usar a metodologia SMART. Sendo assim, é importante que a meta seja específica, mensurável, atingível, relevante e tenha um tempo estabelecido. Como por exemplo: reduzir 30% do custo com novos clientes até o próximo trimestre. Isto servirá para possibilitar o acompanhamento do avanço e dos resultados esperados para cada estratégia.

 

O mapa estratégico

Uma forma mais eficaz de implementar a BSC na prática é realizar uma prévia elaboração dos mapas estratégicos. Visto que, esta ferramenta é utilizada para integrar as perspectivas da BSC, com o objetivo de sintetizar da maneira mais clara e compreensível as ações do planejamento estratégico. Dessa forma, a execução do planejamento torna-se executável. Para criá-lo, devem seguir os passos a seguir:

  1.  Busque referências visuais de empresas com modelos de negócio semelhantes;
  2.  Defina o principal objetivo da sua empresa;
  3.  Destaque as estratégias financeiras;
  4.  Destaque as estratégias relacionadas aos clientes;
  5.  Destaque as estratégias internas;
  6.  Destaque as estratégias de aprendizado e crescimento;
  7.  Desenhe o mapa estratégico;
  8.  Coloque setas para conectar as perspectivas.

 

É de extrema importância que, para o bom funcionamento da BSC seja feito o acompanhamento dos resultados através do PDCA ou da metodologia 6 sigma; e sejam feitas revisões periódicas nas metas e ações propostas.

Para finalizar, destacamos os principais erros cometidos na elaboração da BSC. Estes são:

  • A complicação da BSC através de objetivos e metas complexos demais para a realidade da empresa;
  • Utilizar os objetivos dos concorrentes, sem considerar a atual conjuntura em que está inserida;
  • A falta de alinhamento entre a equipe gestora e àqueles que estarão voltados para a execução;
  • O envolvimento de pessoas demais para a definição dos objetivos e metas, o que pode ser bom por um lado, porém, pode gerar um atraso nas definições devido à várias opiniões a serem consideradas;
  • A falta de equilíbrio entre ser sintético ou detalhado nas informações.

 

Portanto, entendemos que a elaboração de estratégias pode ser um pouco complexo e difícil. Dentro da Ação Júnior, realizamos projetos de planejamento e gestão estratégica utilizando a ferramenta do BSC. Ficou interessado? Entre em contato conosco e marque uma reunião diagnóstico GRATUITA. Podemos conversar e encontrar a melhor solução para o seu negócio juntos! 

 

Por: Júlia Rodrigues Miranda

 

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