Skip links

Case Monking

Case Qanto custa uma banana

Resumo da empresa

A empresa Agência Monking monkingtrabalha no ramo de Marketing, tanto Digital quanto Offline e seus sócios, Júlia e Eduardo, a fundaram em 2016. Tendo um modelo praticamente baseado em B2B (Business to Business), ela presta seus serviços de Marketing e mídias a outras empresas de qualquer ramo e setor.

Os serviços oferecidos pela Monking são: Gerenciamento de Mídias, Criação de Conteúdos, E-mail Marketing, Criação Gráfica, Estratégias de Marketing e, agora, Produção de Vídeos.

 

 

Dificuldades

Os principais motivos que levaram a empresa a trabalhar em conjunto com a Ação Júnior foram a dificuldade em relação a sua parte operacional e de produtividade, alinhada à sua precificação, que não detinha o embasamento necessário para garantir a confiança necessária na tomada de decisões.

 

Soluções

A Monking é uma empresa fundada por dois alunos do curso de Administração da UFSC, devido a isso ambos já conheciam os trabalhos da Ação Júnior e, ao identificar uma possibilidade de melhora da sua empresa, entraram em contato conosco.

A solução proposta, com base no diagnóstico realizado com o cliente, consistiu em uma Análise Operacional e Precificação para a Monking, juntamente com um Planejamento Estratégico.

Para solucionar a parte operacional da empresa foi necessário, primeiramente, a construção de uma TimeSheet para controlar os processos e tempo de execução das atividades desempenhadas pela equipe da Monking. A partir disso, foi realizada uma análise da capacidade produtiva e da produtividade da empresa.

Já sobre a Precificação, foi desenvolvida uma planilha para precificação individual dos clientes, contendo todos os custos e despesas de cada serviço, sendo estes separados por cada atividade dentro do determinado serviço. Tendo a precificação finalizada, foi então possível realizar projeções baseadas no novo Ticket Médio da Monking.

As projeções foram montadas totalmente em conjunto com os clientes e utilizou-se, como base estratégica, a metodologia Balanced Scorecard, que busca analisar a empresa em 4 perspectivas, sendo elas: financeira, a de mercado e clientes, referente aos processos internos e aprendizado e, por fim, a de crescimento. Além das 4 perspectivas, foram consideradas mais duas variáveis dentro dos possíveis cenários: o Ticket Médio da empresa e o Número de Clientes para as metas mês a mês dentro de cenários pessimistas, realistas e otimistas para os anos de 2018, 2019 e 2020.

 

Resultados Alcançados

Após a finalização do projeto, os clientes tiveram sua gestão financeira 100% estruturada. A planilha de gestão e precificação oferecida tornou-se muito operacional para a rotina dos mesmo, entretanto, ambos identificaram a importância desse controle e, por isso, realizaram a contratação de uma pessoa somente para o financeiro. Para automatizar e integrar algumas funções, eles optaram por utilizar um Software de Gestão, este que foi estruturado com base no Plano de Contas desenvolvido durante o projeto.

A Timesheet desenvolvida pela equipe tem sido usada diariamente por todos os colaboradores da empresa e acompanhada pelos sócios da empresa para manter o controle de qualidade de seus serviços, o acompanhamento das metas e identificando as dificuldades dos funcionários, dando o apoio necessário para os mesmos.

A equipe realizou também um planejamento estratégico para Monking, trabalhando com 3 possíveis cenários, sendo estes: pessimista, realista e otimista. Além disso, a equipe estipulou qual seria a  alocação de recursos por meio da metodologia Balanced Scorecard (BSC), que tem sido o norteador da empresa para os investimentos atuais e futuros. Quando os sócios notaram uma evasão de clientes, as projeções e planos de ação serviram de base para a tomada de decisão da empresa.

Atualmente, a empresa conta com mais funcionários, visto que tais contratações ocorreram devido ao crescimento do negócio. Além disso, contam também com um novo serviço através de uma parceria, nomeado como Monking Vídeos, e se encontram em seu cenário realista dentro das projeções traçadas.

 

Depoimento dos Clientes

A Ação Júnior nos fez, pela primeira vez, olhar para dentro da nossa empresa e pensar estrategicamente! A alocação de recursos realizada tem nos ajudado a manter foco em resultado e acompanhar nosso desempenho.”

                                                                                                                                                                       – Júlia Brazil, sócia da empresa Monking

 

A equipe

A equipe responsável pelo projeto é formada  pela gerente Ariadne Lima e os consultores Maria Eduarda Ferrari e Gustavo Paloschi, orientados pela professora Ani Caroline Grigio Potrich.

 

monking
16 de março, dia da apresentação final.

 

monking

Return to top of page