Como aplicar uma ótima Pesquisa de Clima na empresa

pesquisa de clima na empresa

A Pesquisa de Clima é uma das principais ferramentas para quem busca promover um ambiente de trabalho saudável, um time engajado e produtivo na empresa.

Você sabe se seus funcionários estão se sentindo satisfeitos no trabalho? Se consideram a remuneração adequada, a comunicação com a equipe eficiente ou a relação com a liderança positiva? Isso pode gerar resultados e implicações para a sua organização, mas se você acompanhar esse conteúdo até o final, a Ação Júnior pode te ajudar!

Apesar de ter uma visão ampla sobre o clima organizacional, a melhor maneira de entender a fundo a percepção individual dos colaboradores, identificar as lacunas e aspectos positivos e negativos no ambiente de trabalho é através da aplicação de uma Pesquisa de Clima. 

POR QUE É IMPORTANTE ENTENDER O CLIMA DA EMPRESA?

Entender o clima organizacional é fundamental para uma organização que visa crescer e se diferenciar no mercado. Isso porque, uma empresa que não sabe como está a satisfação dos colaboradores relacionada ao ambiente de trabalho, aos processos e ao próprio objetivo da empresa, não é capaz de agir estrategicamente para tomar ações assertivas e ampliar seus resultados.

Além disso, funcionários que atuam em um clima organizacional motivador são 50% mais produtivos em suas atividades, como aponta pesquisa realizada pela Right Management. Empresa especialista global em gestão de talentos, gestão de carreira e desenvolvimento de líderes.

Sabemos também que um termo que vem ganhando força no mercado é o Employer Branding, em português “marca do empregador. Este termo representa a reputação que o mercado tem da sua empresa através do valor promovido pelo funcionário. A estratégia visa reforçar os pontos positivos de trabalhar na organização, se mostrando como uma boa empregadora e influenciando na imagem que os clientes têm sobre a marca. Para isso, é fundamental entender quais são os pontos positivos e negativos da empresa para conseguir promover um bom clima organizacional.

Mas como a sua empresa pode mapear os principais pontos positivos e negativos da organização para conseguir gerenciá-los? É aí que entra a Pesquisa de Clima.

O QUE É A PESQUISA DE CLIMA?

A Pesquisa de Clima é uma ferramenta organizacional que permite avaliar a satisfação dos colaboradores nos diversos âmbitos internos da empresa em que atua. 

Através de um questionário aplicado com todos os empregados, a pesquisa permite avaliar, entre outros aspectos, a percepção referente à relação com a liderança, comunicação entre equipes, imparcialidade na remuneração, qualidade do ambiente físico, diversidade e motivações das áreas.

Os resultados da pesquisa de clima atuam como um diagnóstico. Assim, a área de recursos humanos é capaz de mapear as insatisfações da empresa, identificar conflitos entre equipes e também pontos positivos da organização. Assim, a empresa pode utilizar esses critérios ao seu favor.

COMO IMPLEMENTAR A PESQUISA DE CLIMA?

Para garantir um bom resultado, é importante implementar a pesquisa de forma adequada. Assim, podemos seguir alguns passos para direcionar o processo na empresa:

Preparação e conscientização das lideranças

O primeiro passo para a preparação é orientar as lideranças, buscando conscientizar sobre a responsabilidade atrelada à Pesquisa de Clima. 

É necessário entender que a Pesquisa de Clima cria expectativas em quem a responde, de que as respostas serão analisadas e serão tomadas ações em cima dos problemas apresentados. Por isso, é fundamental que os líderes se comprometam com a pesquisa antes, durante e após a sua aplicação. 

A liderança não deve utilizar a ferramenta como uma forma de retaliação a partir das respostas negativas dos colaboradores. Caso isso aconteça, os funcionários podem perder a confiança na liderança e na equipe de RH e não quererem responder mais as pesquisas, além de gerar um resultado detrator no clima organizacional.

Sensibilização e mobilização da equipe 

Em seguida, é necessário ambientar os membros da organização sobre a Pesquisa de Clima. É fundamental que eles entendam que a pesquisa tem como finalidade dar voz aos colaboradores, e é o espaço para apontarem as satisfações e insatisfações no ambiente de trabalho.

Além disso, deve-se ressaltar a importância da honestidade dos colaboradores nas respostas, e tranquilizá-los quanto à confidencialidade e anonimato da pesquisa, visto que os gestores não terão acesso às respostas individuais.

Estrutura da Pesquisa

Para a estrutura da pesquisa, é necessário mapear os principais pontos de atenção relacionados à situação atual da empresa e as principais dificuldades percebidas. Por exemplo, se a empresa passou por uma grande mudança como a transição do ambiente físico para o trabalho remoto, a pesquisa abordará esse aspecto.

A estrutura do questionário pode variar conforme as necessidades da organização. Dessa forma, pode conter perguntas abertas e fechadas, propor afirmativas e diferentes escalas de respostas. Para a sua formulação, é fundamental se ater à uma comunicação clara e imparcial. Todos os colaboradores devem responder a pesquisa, independente de cargo, tempo na empresa ou área de atuação.

Aplicação

Para a execução do questionário, é ideal definir datas de aplicação da pesquisa. O ideal é que o responsável tenha tempo hábil para formulação das perguntas, coleta das respostas de todos os colaboradores e análise das percepções recebidas.

A frequência média de aplicação do questionário nas organizações é semestral ou anual, podendo variar conforme a realidade e demanda da empresa. 

Resultados e ações

Por fim, é fundamental que a equipe de Recursos Humanos divulgue os resultados da pesquisa, após a coleta e análise das respostas. Aqui, é fundamental ser transparente com os colaboradores, mesmo que os feedbacks não sejam tão positivos, de forma a entenderem que o problema é coletivo.

Além da divulgação dos resultados, o principal ponto está na ação que será tomada pelos gestores a partir das dificuldades apresentadas. Ou seja, é fundamental anotar os principais pontos percebidos na pesquisa e trabalhar em planos de ação para aprimorar esses aspectos na organização. Dessa forma, os colaboradores perceberão que suas respostas foram levadas em consideração, e se responsabilizarão ainda mais pelas próximas pesquisas.

Para garantir um bom acompanhamento e incentivar o desenvolvimento dos colaboradores dentro da organização, a empresa pode, ainda, aliar a pesquisa de clima a outros processos como a Avaliação de Desempenho, a fim de medir a performance dos empregados e traçar planos de desenvolvimento. 

BENEFÍCIOS DA PESQUISA DE CLIMA

A pesquisa de clima, além de permitir o entendimento do ambiente organizacional, dar voz aos colaboradores e apontar os aspectos positivos e negativos da empresa, possui uma série de benefícios encadeados, que influenciam diretamente no desenvolvimento da organização. São eles:

Reter os talentos

Não é apenas o salário que faz um colaborador permanecer em uma empresa. Pelo contrário, se apenas o salário sustenta o funcionário a uma organização, na primeira oportunidade de melhores condições, a empresa perderá o talento para o mercado.

Por isso, promover um ambiente com bom clima organizacional é uma das principais estratégias para conseguir reter os grandes talentos da organização, mantendo-os fiéis à empresa.

Diminuir os gastos financeiros

Uma empresa que consegue diminuir o turn over ou rotatividade de funcionários é uma empresa que economiza com demissões, processo seletivo e contratação. Portanto, acompanhar o clima da empresa e garantir a satisfação dos colaboradores atuais é, além de tudo, uma prevenção de gastos da empresa.

Aumentar a produtividade

Não é surpresa para ninguém que funcionários motivados com o seu trabalho são mais criativos e produtivos em suas atividades diárias. Isso significa que, acompanhar o engajamento dos colaboradores é uma ferramenta para entregar melhores resultados para a própria empresa e clientes.

DEVO APLICAR A PESQUISA DE CLIMA NA MINHA EMPRESA?

O clima da empresa, como percebemos, está atrelado a vários fatores da organização, que influenciam nos resultados financeiros, na motivação, na produtividade e na imagem da empresa. 

Por isso, a Pesquisa de Clima deve ser uma ferramenta estratégica para as organizações que procuram se desenvolver no mercado.

Quer saber se sua empresa deve aplicar uma Pesquisa de Clima e como fazer isso? 

A consultoria da Ação Júnior pode te auxiliar da melhor maneira possível! Agende uma reunião de diagnóstico gratuita clicando aqui.

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