Se sua empresa não está alcançando os resultados esperados, talvez seja a hora de contratar especialistas em marketing para te ajudar a impulsionar os negócios. É isso que você procura? Então vamos lá!
Sabemos que o surgimento da Internet mudou tudo aquilo que chamamos de cotidiano, mas não só isso, a tecnologia e inovações atuais fizeram mudanças profundas nas relações humanas com as marcas.
Antes de tudo, responda para si mesmo a seguinte pergunta: “Você está satisfeito com os resultados da sua empresa?”
A resposta certamente será não! Isso é bom, pois mostra que não dá mais para viver na zona de conforto, e que oportunidades podem e devem ser aproveitadas da melhor forma possível, tanto para o empreendedor quanto para pequenos negócios.
Mas como fazer isso se não sabemos nada sobre marketing e comunicação? E se sabe, será que está seguindo o caminho certo?
Neste material, abordaremos os seguintes tópicos:
- – O que é uma consultoria de marketing?
- – O que é uma consultoria de marketing digital
- – O que inclui uma consultoria?
- – Como é feita uma consultoria de marketing?
- – Perguntas Frequentes
Boa leitura!
O que é uma consultoria de marketing?
Muitos donos de negócios não sabem, mas o marketing é o setor responsável por gerar as oportunidades e aumentar suas vendas.
Porém, como todo investimento, este deve ser bem planejado antes de ser aplicado. Do contrário, não gerará resultados. Mas como ter noção de como aplicar as estratégias corretas? Simples, realizando uma consultoria de marketing.
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Significado de consultoria: Ação de aconselhamento das melhores ações e rumo com propósito de atingir determinadas metas e objetivos.
A proposta da consultoria é mostrar ao cliente o modo correto de utilizar as estratégias e ferramentas certas para o crescimento da marca.
Por que fazer uma consultoria de marketing digital?
Segundo um estudo realizado pela MindMiners, 91% das pessoas entrevistadas afirmam que em sua maioria efetuam compras por meio de canais digitais. Dentro do estudo, ainda foi relatado que 44% fizeram entre duas e cinco compras on-line nos últimos 12 meses e 22% fizeram de seis a dez compras.
O Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia, de acordo com estudo que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial sobre o uso dessas mídias a nível mundial. Mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial.
Ou seja, esses números sustentam nitidamente a importância que o marketing digital tem para qualquer negócio no cenário atual. Já que é através dele que sua empresa poderá adquirir uma presença relevante e contínua nas tendências e transformações comunicacionais da internet.
“Eu não tenho consultoria e nem faço estratégias, mas minhas vendas estão tranquilas”. Bem precisamos te informar que está redondamente enganado!
Isso porque é muito mais difícil alguém de dentro da empresa, que vive o dia a dia, enxergar o próprio erro. Uma falha banal se torna rotineira no processo, passando a minar parte dos seus ganhos e impedindo-o de crescer como realmente deveria.
E isso define a importância do auxílio de uma consultoria de marketing digital. Pois ela consegue reconhecer os problemas com mais facilidade, apontando o que deve ser melhorado e como contornar os problemas diagnosticados.
O que inclui uma consultoria de marketing?
Uma consultoria de marketing é a base de todas as ações que seu time de vendas realizará. Este processo servirá como uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de suas ações estratégicas com foco em vendas. Ela deve envolver diversas fases para o sucesso, entre elas estão 6 fundamentais:
1. Pesquisa de Mercado
Grandes e pequenos negócios precisam conhecer bem fatores internos e externos que possam influenciar diretamente na situação de seu produto ou serviço no mercado.
Para isso é necessário ter noção sobre seus pontos fortes e fracos, diante do mercado que podem ajudar a evitar expectativas em excesso ou abaixo do potencial do negócio. E uma pesquisa de mercado oferece essas informações.
2. Análise de Concorrentes
As melhores referências que seu negócio pode ter estão olhando para a concorrência. Isto porque ajuda a entender seu relacionamento com os clientes visto de outro ângulo, e assim a criar grandes diferenciais, por isto, não abra mão desta etapa.
3. Definição de Público-alvo
Estudar o público é uma das melhores formas de suporte para o desenvolvimento de estratégias vencedoras, isto porque uma análise detalhada permitirá a abordagem certa com os clientes corretos e no momento mais adequado.
4. Definição de persona
A melhor maneira de definir sua persona é entender sua base de clientes e procurar padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos e serviços. Conhecê-los pode te ajudar a criar uma persona mais próxima a realidade do indivíduo que realiza a compra.
Veja também como construir uma brand persona.
5. Definição de canais estratégicos
Assim que definir o público alvo, persona, bem como fizer a análise de concorrentes e pesquisa de mercado,é preciso estabelecer quais canais serão usados para vender seus produtos.
6. Planejamento estratégico de ações e comunicação
Com os canais bem definidos, hora de criar o modelo de comunicação com os clientes que será utilizado em cada um deles e como eles serão conduzidos.
Como é feita uma consultoria de marketing?
O trabalho de consultoria de Marketing Digital pode consistir em um único profissional ou em uma equipe especializada (tanto presencial quanto online).
O diagnóstico é feito em etapas que direcionam pontos de avaliação, alguns pontos que podemos citar são:
- – Conhecimento dos valores, missão e objetivos, em curto, médio e longo prazo;
- – Mapeamento da presença online da marca;
- – Confirmação dos objetivos e diagnóstico;
- – Indicação do plano estratégico adequado para as melhorias.
Tudo isso será realizado em 4 etapas:
1. Análise
Para isso, deve-se conhecer mais a fundo a empresa, caso ela não possua missão, visão e valores, serão criados, bem como, serão definidas as metas para que o sucesso seja obtido.
2. Planejamento
Aqui é hora de fazer o planejamento estratégico do marketing de conteúdo, que são guiados pelos seguintes tópicos:
- Definição das personas
- Definição da jornada de compra
- Definição dos tipos de conteúdos
Essa etapa é onde as métricas serão determinadas, por isso investigue bem quem são as pessoas que adquirem os serviços que a sua empresa oferece.
Obs:.Tudo isso vai te ajudar a planejar o tipo de conteúdo certo para sua persona, bem como que seu site se posicione nas melhores colocações de resultados de busca.
3. Implementação (testes)
Agora é a hora de pôr em prática sua estratégia e otimizar as ações, para que haja o cumprimento das metas.
As ações podem ser:
- – Criação ou “redesign” do site
- – Implementação de Softwares e CRM’s
- – Desenvolvimento de conteúdos otimizados em SEO
- – Desenvolvimento de Landing Pages
- – Criação de campanhas promocionais
- – Monitoramento das redes sociais
- – Envio de e-mail marketing
- – Criar links patrocinado
- – Educação da equipe de vendas (Inside Sales)
4. Monitoramento
*ATENÇÃO* Não basta cumprir as 3 etapas anteriores e não monitorar os resultados, o monitoramento é essencial para analisar se a estratégia necessita de ajustes, ver qual a origem do seu público e analisar as métricas obtidas no geral.
É algo que se deve fazer diariamente e demanda um certo tempo, surpreende quem implanta essas 4 etapas com maestria.
Perguntas frequentes:
Quanto tempo dura?
O tempo de duração é variável, o mais comum no mercado é vermos 10 consultas com duração média de 1 hora cada reunião online.
Qual o valor de uma consultoria de marketing?
Depende do tamanho da empresa, da complexidade da estratégia a ser traçada e do tempo que será investido na elaboração dessa estratégia.
O preço de uma consultoria varia de fatores como:
- – As necessidades da sua empresa
- – O que foi feito durante a consultoria
- – A qualidade da empresa que prestou os serviços
- – O número de sessões
Pense conosco… O serviço da consultoria pode te proporcionar ótimos profissionais a disposição sempre que precisar, com a garantia de que eles irão traçar os melhores caminhos para o seu sucesso. Então não se pergunte quanto vai gastar, mas se sua empresa merece o melhor!
Por que contratar uma consultoria de marketing?
Em quesitos de estratégia mercadológica, você deve contratar uma consultoria de marketing quando:
- – Faltam profissionais especializados em marketing na empresa;
- – A empresa tem poucos funcionários e nenhum deles possui experiência e tempo para pensar em estratégias de marketing;
- – Tem pressa para se destacar no mercado e começar a divulgação do seu produto ou serviço;
- – Precisa redirecionar sua área de marketing com uma nova visão;
- – Precisa treinar sua equipe.
Se sua empresa se encaixa em uma dessas situações, e não está alcançando os resultados esperados talvez seja a hora de contratar uma consultoria de marketing para te ajudar a impulsionar os negócios. Quer uma prova de que funciona? Pois leia o tópico abaixo!
Quais as vantagens de uma consultoria de marketing?
Melhora a rentabilidade
Com a orientação no planejamento estratégico de marketing digital na sua companhia, a tendência é que o orçamento seja melhor explorado com a criação de campanhas com alto índice de conversão.
Gera mais alcance local
O alcance das suas campanhas e ações também tende a aumentar. Afinal, a agência especializada orientará a sua equipe a direcionar os seus esforços para o caminho mais adequado em busca de estratégias relevantes para o seu público-alvo.
Profissionalização da persona
Investir em ações de marketing não significa ter uma página em alguma rede social, mas, sim, saber explorar os diferentes canais e plataformas. Com uma consultoria de marketing digital sua companhia avança para um caminho muito mais profissional, gerando mais credibilidade.
A consultoria de marketing digital é essencial para quem busca dar o próximo passo e alavancar seu negócio. Porém, encontrar uma empresa com experiência no mercado e que esteja disposta a construir uma parceria a partir de estratégias voltadas para a conversão, além de priorizar as suas necessidades e objetivos.
Um exemplo é a Ação Júnior, que tem mais de 30 anos de atuação no mercado e a experiência de trabalhar com clientes e empresas dos mais variados segmentos e tamanhos.
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