Cultura Organizacional: por que aplicá-la no seu negócio?

cultura organizacional

 

Você já parou para pensar sobre o que te faz escolher uma marca X que às vezes é muito mais cara que uma outra marca Y? Muito dessa questão está atrelada a cultura organizacional de uma empresa. E se você ainda não conhece esse conceito, te explicamos no conteúdo abaixo:

Muitas vezes, além da qualidade e do preço atribuído a um produto, escolhemos investir nas marcas que nos proporcionam uma relação de identificação ou mesmo que nos ofereçam algum diferencial. Ou seja, optamos, por exemplo, por comprar em lojas que mantém algum tipo de ação social, que utilizem alguma abordagem diferente ou mesmo, que nos façam sentir únicos ao usar determinado produto.

Por isso, é cada vez mais necessário que se invista nesse tipo de posicionamento e que ele seja praticado de forma constante dentro da sua empresa. Pensando nisso, neste conteúdo apresentaremos a Cultura Organizacional, também conhecida como Identidade Organizacional, uma ferramenta que pode te ajudar a construir e trabalhar esses diferenciais.


O que é Cultura Organizacional

 

De fato, a Cultura Organizacional já é um conceito bastante antigo no meio dos negócios. No entanto, muitas empresas acabam não sabendo explorar os benefícios de ter esse conceito bem desenvolvido. De forma simples, a identidade de uma empresa caracteriza-se pela forma como ela busca se posicionar perante os clientes, funcionários e o mercado de uma forma geral.

Portanto, alguns dos aspectos abrangidos pela cultura organizacional são:

  • Onde a empresa quer chegar
  • Como ela deve tratar seus clientes
  • Como deve ser o comportamento dos funcionários e colaboradores
  • Que tipos de parceiros adequam-se aos valores do negócio

Além disso, é importante que cada aspecto trabalhado no seu negócio seja único. Construa cada elemento pensando de acordo com as suas crenças e objetivos. Visto que, é a partir desses elementos que a empresa poderá se destacar com relação aos seus concorrentes e mesmo de criar um ambiente único para seus funcionários e clientes.


A base para estruturar a Cultura Organizacional da sua empresa: Missão, Visão e Valores.

 

  • Missão:

É onde deve ser traduzido o propósito da sua empresa. Pense na razão do seu negócio existir e o por que de vender ou oferecer um determinado produto ou serviço. Para gerar maiores insights sobre a missão do seu negócio, pergunte a si mesmo sobre o por que decidiu abrir uma empresa, por que você continua trabalhando por ela e o que te motiva a continuar.

Um exemplo de missão que pode te fazer entender a importância de se ter esse quesito bem elaborado é o proposto pela Nike. A missão deles é trazer inspiração e inovação para cada *atleta no planeta. *Se você tem um corpo, você é um atleta. Portanto, a ideia da marca é fazer com que todos sintam-se encorajados a praticar atividades físicas, independente de qualquer fator, e que para isso, podem contar com o apoio da Nike.

 

  • Visão:

A visão da sua empresa deve ser elaborada com base em onde a empresa quer chegar. Portanto, é interessante que a visão seja um objetivo que todos os colaboradores desejam alcançar. Outro ponto a ser ressaltado, é que a visão deve ser algo concreto e com um tempo para ser realizado. Além disso, é com esse objetivo definido que as estratégias para o desenvolvimento da empresa serão traçadas. Por isso, é muito importante que se pense bastante ao construir a visão.

 

  • Valores:

Os valores são um conjunto de normas ou princípios que vão nortear as ações da sua empresa. Eles devem ser seguidos por todos os colaboradores da empresa, desde funcionários de menor escalão até cargos de direção. Além disso, as ações que vão compor os valores devem ser objetivas e de fácil compreensão. Visto que, a ideia é que sejam atitudes praticáveis no dia a dia. Além disso, é aconselhável que se crie cerca de 5 valores e que eles não sejam muito extensos. Dessa forma, fica mais simples para que todos possam incorporar nas atitudes de forma mais fácil e natural.

É importante ressaltar que a Identidade Organizacional deve ser vivida por todos dentro da empresa. Algo muito comum em grandes empresas é a criação de uma identidade criada em cima de aparências. Muitas vezes as frases parecem bonitas para quem olha de fora, mas na verdade não fazem sentido ou não são praticadas por quem está ali dentro.


Alguns exemplos de Missão, Visão e Valores

 

Para te ajudar a ter uma visão mais concreta sobre o que é, de fato, uma Cultura Organizacional, separamos alguns exemplos de como algumas empresas e organizações conhecidas colocaram essa metodologia em prática. Confira abaixo:

APAE

Missão: ​prevenir e promover a saúde das pessoas com Deficiência Intelectual, apoiar sua inclusão social, incidir na defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento.

Visão: ser uma Organização que oferece soluções transformadoras para uma sociedade mais inclusiva.

Valores:

• Ética e transparência nas relações.
• Respeito à diversidade humana.
• Qualidade e inovação.
• Comprometimento com a causa.
• Atitude colaborativa.
• Valorização das pessoas.

Avon

Visão: ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.

Missão: ser líder global em beleza, a marca de escolha das mulheres, a líder em vendas diretas, o melhor lugar para se trabalhar, a maior fundação para as mulheres, a empresa mais admirada

Valores: Confiança, Respeito, Crença, Humildade e Integridade

Agora que você já sabe o que é a Cultura Organizacional, está na hora de botar em prática na sua empresa. Caso tenha ficado alguma dúvida ou você precise de ajuda para por essas ideias em prática no seu negócio, entre em contato com a gente! Estamos a disposição para marcar uma reunião e solucionar os problemas da sua empresa.

 

Por: Lara Pinheiro e Silva

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