Skip links

Descubra o valor de sua empresa no mercado

Descubra o valor de sua empresa no mercado

 

O objetivo básico de todo empresário é maximizar o valor de sua empresa dentro do mercado em relação ao capital investido, por isso, a busca por oportunidades no negócio torna-se essencial.

Umas das alternativas para o alcance desse objetivo é utilizando da avaliação de empresas, um método para estimar o seu valor de mercado. E um dos propósitos do processo visa atribuir valor aos elementos intangíveis, ou seja, todos os bens e direitos de uma organização, que não possuem existência física, serão mensurados.

Alguns exemplos desses ativos são: capital intelectual e fundo de comércio, os quais se percebem pela marca, nome comercial, patentes, bom atendimento aos clientes, localização privilegiada, estratégias empresariais e técnicas do negócio. Empresas que possuem franquias autorizam o uso exclusivo desses direitos, para saber mais conheça o modelo de Franquia ideal para o seu negócio.

São diversas as áreas de conhecimento que envolvem a análise adequada do negócio, como contabilidade, economia, marketing e estratégia empresarial. Inclusive, o conhecimento do mercado internacional onde sua aplicação é frequente. A seguir, serão abordados a forma como pode ser calculado o valor da empresa e os benefícios ao realizá-la.

Como calcular?

Para efetuar a avaliação é necessário que os processos realizados pela empresa sejam organizados e conhecidos, além disso, os dados financeiros dos últimos 4 anos precisam ser bem estruturados e fornecidos para avaliação. Na semana passada comentamos em nosso blog que com uma boa gestão financeira você pode ir além, caso seu financeiro ainda não seja bem desenvolvido, recomendamos a leitura.

O mais usual é realizar a avaliação pelo fluxo de caixa descontado, que a partir dos valores de hoje calcula o valor justo que ela pode gerar aos acionistas. A empresa que ultrapassar o custo de capital, demonstra que suas vantagens competitivas preveem retorno aos investidores. As informações são coletadas dos demonstrativos mais recentes da organização, com finalidade de projetar os valores futuros e avaliá-la.

É a partir deste cálculo que se estima a taxa de crescimento, para obter o fluxo de caixa futuro, e a taxa de desconto, a fim de corrigir o fluxo de caixa futuro dos riscos. Para que isso seja possível podem ser utilizadas de duas óticas mais conhecidas, a ótica do acionista e a ótica da firma, cada uma com abordagem direcionada ao elemento de interesse

– Fluxo de caixa dos acionistas: gerado após computados os efeitos de todas as dívidas para complementar o financiamento da empresa, ou seja, o saldo após atendidas todas as obrigações financeiras.
– Fluxo de caixa da firma: gerado após a dedução dos impostos, investimentos permanentes e variações esperadas no capital de giro líquido, é o seu potencial de gerar lucro através de suas operações.

O fluxo de caixa da firma engloba todos os detentores de direito da empresa, enquanto que o fluxo de caixa dos acionistas procura atender os interesses apenas dos acionistas. São perspectivas de avaliação, sendo que o método escolhido vai depender da necessidade de cada negócio. Aliás, por se estimar o valor que será retornado no futuro, é indispensável informações financeiras legítimas, evitando assim distorções nos resultados das avaliações.

Qual é o benefício em saber o valor de sua empresa?

Ele projeta o fluxo de caixa para os próximos anos e estabelece uma taxa de crescimento dos dividendos. Além disso, apresenta o retorno sobre os investimentos realizados e todos os riscos envolvidos através da taxa de desconto. É uma ferramenta útil para a tomada de decisão, pois conhecendo o valor da empresa há a possibilidade de maiores garantias nas negociações.

Empresas que se preocupam com os investidores têm mais chances de transações valiosas. Da mesma maneira, os gestores terão empresas mais atrativas, com maior potencial para barganhar com investidores. Avaliar sua empresa permite a qualificação no mercado, de maneira a criar um ambiente econômico propício para o desenvolvimento dos indivíduos, enriquecer o mercado e captar novas possibilidades ainda não observadas anteriormente.

Por ser uma técnica que exige conhecimento de várias disciplinas, a Ação Júnior possui consultores de diversas áreas essenciais para essa avaliação. Bem como, trabalhamos em conjunto em busca das melhores soluções para seu negócio. Temos membros do curso de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e relações internacionais. Agende uma reunião diagnóstico gratuita conosco e valorize sua empresa.

 

 

Por: Giselly Machado

 

Return to top of page