Entenda definitivamente as diferenças entre Público Alvo e Persona

Você ainda está atraindo vários clientes que não compram seu produto ou serviço? Se a resposta é sim, provavelmente você não está atingindo o cliente ideal. Em primeiro lugar, para reverter essa situação é necessário entender definitivamente quem é seu público alvo e quem é a persona de seu negócio, além de saber quais suas diferenças. Se você ainda acha que é a mesma coisa, eu preciso te contar que não é!

Neste artigo iremos abordar os conceitos e as principais características de Público Alvo e Persona. Assim, suas maiores diferenças ficarão claras e você passará a atingir de maneira mais assertiva seu cliente ideal!

Introdução

Estabelecer uma comunicação assertiva com seu cliente é fundamental. Isso porque a mensagem transmitida deve ser a mais clara, objetiva e alinhada às necessidades da pessoa que está recebendo essa mensagem. 

Para que essa comunicação se estabeleça da melhor forma, é necessário personalizar e segmentar as estratégias de comunicação com o público que você busca atingir no seu negócio.  Segmentar essa comunicação é importante porque existem características em comum unindo as pessoas que representam o seu cliente ideal, e esses aspectos similares te ajudarão a criar uma conexão maior com esse público e compreender melhor suas reais necessidades. Tudo isso torna sua campanha de marketing mais eficaz. 

O primeiro passo para isso é estudar seu Público Alvo e definir a Persona. Dessa forma, ficará ainda mais fácil escolher os canais de comunicação, o formato da mensagem e a linguagem que será utilizada nas suas ações de marketing.  Mas, se você ainda não sabe quem é ou deve ser o público ideal da sua empresa, recomendo fortemente começar por esse artigo Você sabe qual é o público ideal da sua empresa? e definir primeiro quem você deseja ter como cliente.

Público-Alvo

O Público-alvo, conhecido também por Mercado-Alvo, refere-se a um determinado segmento social. Ou seja, a um grupo de pessoas, ou empresas, que apresenta uma grande propensão a adquirir determinado produto ou serviço. Essas pessoas, ou empresas, têm o mesmo perfil consumidor, ou apresentam muitas semelhanças em seus perfis como consumidores. 

O intuito do Público Alvo é ser uma base para o direcionamento das áreas de Marketing e Vendas. Assim, essas áreas conseguem direcionar seus esforços criativos em ações que atinjam bem esse perfil de consumidor, já que esse representa o grupo de pessoas, ou empresas, mais interessadas em comprar os produtos ou serviços que sua empresa tem para oferecer. 

Para traçar o perfil do público-alvo é importante realizar uma série de pesquisas. Essas pesquisas envolvem fatores comportamentais e demográficos, de forma que sejam indicadas as características em comum desse grupo, para, enfim, direcionar melhor o foco da estratégia do seu negócio.

As informações mais utilizadas para definir o Público Alvo são:

  • Idade
  • Sexo
  • Classe social
  • Localização geográfica
  • Formação educacional
  • Renda média

É importante ressaltar que segmentar e direcionar os conteúdos e ações da sua empresa para um público específico traz mais resultados do que querer “abraçar o mundo” e atingir diversos públicos. Em outras palavras, pensar de forma estratégica neste momento faz a diferença.

Além disso, o Público Alvo define uma parcela do segmento de mercado que o seu negócio deve direcionar essas estratégias, e a identificação dessa parcela das pessoas com sua marca é o que você deve buscar para garantir resultados mais assertivos. Para saber mais como dialogar com o público certo, confere esse artigo da Rock Content: Público-alvo: o que é e como dialogar com quem você precisa!

Persona

A Persona é um conceito mais recente, e surgiu com a necessidade de especificar de forma mais detalhada o público da empresa. Dessa forma, a Persona refere-se ao perfil do cliente ideal da sua empresa. É uma representação em formato de um personagem deste cliente real, abrangendo toda a complexidade do ser humano, e considerando mais do que características superficiais.

O intuito da Persona é definir esse cliente ideal para a sua empresa, facilitando ainda mais a comunicação nos canais. A pesquisa de Público-Alvo muitas vezes desenvolve a base da Persona, porém não aprimora o direcionamento das ações de marketing.

  As informações mais utilizadas para definir o Persona são mais aprofundadas, como:

  • Características pessoais
  • Motivações 
  • Hábitos de consumo
  • Metas pessoais
  • Estilo de vida
  • Interesses
  • Uso e engajamento nas redes sociais 
  • Informações sobre a carreira profissional 

É importante lembrar que não podemos simplesmente supor quem é a persona do negócio. Ela é criada a partir de uma pesquisa com pessoas reais, e somente assim poderá ser criada e utilizada de maneira assertiva. 

Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre Persona, recomendamos então esse artigo do Neil Patel, Persona: tudo sobre como criar a persona perfeitaAgora, se você já tem esses dados e quer criar uma persona, a RD Station e a Rock Content disponibilizaram um Gerador de Personas online, e você pode acessá-lo aqui: Gerador de Persona.

Diferenças e conclusões

Se tivéssemos que elencar uma diferença entre Público-Alvo e Persona, diríamos que ela está no nível de detalhamento do grupo que você está caracterizando.

Enquanto o Público Alvo representa uma definição ampla do potencial cliente do seu negócio, sem apresentar hábitos de consumo ou se referir a alguma definição com características específicas desse comprador, a Persona representa uma definição específica deste potencial cliente. Ela apresenta detalhes dos hábitos de consumo, rotina e trabalho dessa pessoa, criando uma representação de um personagem específico. 

Apesar de serem conceitos parecidos, esse é o ponto mais contrastante entre as duas definições. Podemos dizer que, esses conceitos são, na verdade, complementares para seu negócio. 

Se você não sabe por onde começar, recomendamos que o Público-Alvo seja definido primeiro, se possível junto a criação da empresa e da área de Marketing, para então desenhar a Persona de seu negócio. 

Pensando na aplicabilidade de cada um no seu negócio, se você quiser fazer uma pesquisa de mercado, o estudo do público-alvo permitirá a coleta ampla de dados. Mas se você busca criar estratégias de marketing digital ou marketing de conteúdo, o direcionamento que o estudo da Persona entrega trará resultados mais promissores. E a Ação Júnior pode te ajudar! Nós trabalhamos com escopos que abordam o conteúdo desse post e já geramos resultados para diversas empresas que trabalhamos. Marque uma reunião de diagnóstico com nossa equipe!

Texto por: Giorgia Castro

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