Como o Fluxo de Caixa contribui na Gestão Financeira

Mantenha um bom Fluxo de Caixa com a Ação Jr

 

Controlar as despesas financeiras, em primeiro momento, não parece uma tarefa fácil. Mas calma, a partir deste conteúdo você irá compreender como o Fluxo de Caixa contribui na Gestão Financeira. 

O Controle Financeiro de uma empresa é indispensável para que haja uma gestão de excelência, possibilitando que seu negócio atue de maneira superior no mercado em que esteja inserido. Não possuir um Fluxo de Caixa e apenas controlar as entradas de seu negócio é um descuido muito comum entre os gestores, porém grave, pois limita a visão estratégica, ou até pior, mostra um cenário impreciso e equivocado. 

“Percebi que esta situação se aplica a minha realidade. É possível mudar esta realidade? Como?”: É possível mudar sim, e mudar esta realidade está mais próximo de acontecer do que você imagina. Neste conteúdo mostraremos o que é um Fluxo de Caixa, como aplicá-lo em seu negócio e o motivo de sua importância. 

 

O que é um Fluxo de Caixa?

 

O Fluxo de caixa é uma ferramenta que permite a circulação do dinheiro da empresa entre entradas e saídas do caixa, permitindo uma visão concreta da situação financeira para o controle da mesma. Além disso, possibilita projetar situações futuras por meio do histórico dos registros anteriores da empresa. Em um quadro diário, semanal ou mensal, o Fluxo de Caixa já disponibiliza recursos de verificação e observação para análise dos seus negócios. 

Para que o Fluxo de Caixa seja bem controlado e o processo seja mais eficiente, é fundamental a existência de registros detalhados dos valores de ganhos e gastos, por menores que sejam. Micro e pequenas empresas costumam iniciar o controle financeiro através de planilhas sem embasamento. Entretanto, é uma decisão precipitada ao deparar-se com a vontade e necessidade de organizar as finanças. A decisão mais adequada e precisa é a de proceder através de uma ferramenta mais completa.

 

Qual a sua importância e para que serve?

 

O Fluxo de caixa permite uma série de fatores e vantagens para a obtenção e continuidade de uma Gestão Financeira de excelência de uma empresa, por inúmeras razões. Algumas delas são:

  • Prever, organizar e administrar as entradas e saídas da empresa;
  • Visão estratégica a curto, médio e longo prazo;
  • Prever quais serão os gastos mensais;
  • Avaliar se a receita das vendas é/será suficiente para cobrir os gastos previstos;
  • Se será necessário realizar empréstimos e/ou financiamentos para dar continuidade às atividades;
  • Auxílio nas tomadas de decisão com relação a falta ou sobra de dinheiro;
  • Obter melhores resultados sobre onde e como investir na empresa, visando seu crescimento;
  • Auxilia na decisão do momento certo desde realizar promoções até reposição de estoque.

 

Como proceder para um Fluxo de Caixa eficaz?

 

Para obter um Fluxo de Caixa eficaz será necessário ter em foco algo simples e sem mistérios: a organização. Você pode ter a ferramenta perfeita em mãos, porém não servirá de maneira efetiva e ideal caso não haja um acompanhamento diário dos acontecimentos financeiros. Este é um dos motivos ao escolher a maneira de registrar, pois através de uma ferramenta eficaz, este controle será facilitado e poderá ser feito da maneira mais autônoma e favorável possível, descomplicando o controle. 

Além disso, ao organizar os itens financeiros, é imprescindível nomeá-los como pagamentos (compras, pagamento de despesas…) ou recebimentos  (vendas ou prestações de serviços à vista, duplicatas recebidas…), dependendo de qual das duas categorias o item se encaixa. A divisão entre despesas e receitas facilitará o entendimento sobre qual contexto se encontra a maior concentração de gastos e despesas, ou de lucro, possibilitando o planejamento de melhorias. 

Observe a ilustração no link a seguir para entender o que compõe o Fluxo de Caixa:

Fonte: SEBRAE

Show, mas e agora?

Como podemos ver e compreender, o Fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para que haja um controle eficaz de entradas e saídas de uma empresa. Sendo presente na rotina da empresa, esse entendimento e controle das movimentações é importante para verificar o cenário atual da empresa, permitindo acompanhar se o negócio está saudável ou quais os pontos de melhoria a serem resolvidos.

Além do fluxo de caixa, você pode saber mais sobre outras ferramentas de Gestão Financeira e como elas podem contribuir para sua empresa.

 

Após analisarmos brevemente a importância de um Fluxo de Caixa, você se identificou com a necessidade de começar a estruturar e organizar sua Gestão Financeira? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar, desde os primeiros passos até a elaboração de uma ferramenta adaptada para a realidade do seu negócio. 

Através de um diagnóstico gratuito, analisaremos o cenário de sua empresa para descobrirmos como lhe ajudar. Caso possua dúvidas ou interesse em saber mais, entre em contato conosco através de nossos endereços de contato. 

 

Por: Júlia Cristina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?