|

Ícone-Calendário

Golden Circle: como aplicar a estratégia de Simon Sinek na sua empresa

20 / 08 / 2019

Se você leu o nosso conteúdo sobre Cultura Organizacional, já sabe qual a importância de diferenciar a sua empresa nos mínimos aspectos. Pensando nisso, nesse conteúdo te apresentaremos o Golden Circle, mais uma metodologia que vai te ajudar a explorar o propósito do seu negócio e a singularidade da sua marca.

O Golden Circle ou Círculo Dourado é um conceito criado por Simon Sinek, palestrante e autor diversos best-seller sobre motivação e empreendedorismo. Além disso, Sinek tornou-se popular após a realização de uma TED talk em 2009, conhecida por “Como grandes líderes inspiram ação”.

O que é o Golden Circle de Simon Sinek, a importância de diferenciar a sua empresa!

O conceito criado por Sinek é na verdade bastante simples como você vai ver, mas tem grande potencial de resultado no meio dos negócios e até mesmo nas relações interpessoais.

Por meio de uma abordagem visual, ele busca explicar o por que de algumas pessoas ou empresas serem capazes de despertar inspiração, enquanto outros não. Ou seja, de forma prática, por que algumas empresas conseguem vender mais que os seus concorrentes, mesmo vendendo o mesmo produto?

O Golden Circle é formado por três círculos, um grande, um médio e um pequeno. O grande representa o “o que” e engloba os dois outros círculos. O médio representa o “como” e engloba o círculo menor, que representa o “por que”.

Tendo em mente a estrutura da metodologia, agora vamos entender como ela funciona e por que também pode ser útil ao seu negócio.

“Por Quê?”

Segundo Sinek, este deve ser o ponto de partida sobre a forma como empresas e pessoas se comunicam. Neste aspecto deve ser definido o propósito do seu negócio, a razão pela qual você faz o que faz e o por que de acordar todos os dias para trabalhar pela sua empresa.

Além disso, é nesse ponto que muitas empresas falham, já que realmente não é tão simples definir um aspecto que parece ser tão subjetivo. No entanto, quando você conseguir determinar as razões que movem o seu negócio, será muito mais fácil, por exemplo, comunicar-se com um público que defenda as mesmas causas que as suas ou que se identifique com o que você acredita. Portanto, é um ponto fundamental a se pensar antes de elaborar qualquer nova estratégia de marketing para o seu negócio.

“Como?”

Depois de ter um propósito bem definido, o próximo passo é pensar no “como”. Para responder essa questão você deve elencar as formas que a sua empresa utiliza para atingir seus objetivos e o seu propósito

“O quê?”

A última questão que deve ser respondida é o “o que”. Aqui você deve pensar no produto ou serviço que vende.

Ela é a mais simples de ser respondida por ser muito mais palpável que o propósito, por exemplo. Portanto, é muito mais comum e fácil que as empresas foquem no produto que estão vendendo e se esqueçam do por quê estão vendendo. No entanto, é muito mais eficiente comunicar primeiro o propósito, já que é a partir dele que o público vai se identificar, do que simplesmente anunciar o produto que se está vendendo.

Aplicações do Golden Circle

Como citado acima, o Golden Circle pode ser utilizado para criar uma comunicação mais eficiente entre a sua empresa e clientes, sendo portanto, um grande aliado para as suas futuras campanhas de marketing.

Além disso, um outro aspecto abordado por Sinek , diz respeito a contratação de novos funcionários. Ele cita que se você contratar uma pessoa apenas pelo que ela pode fazer, ela estará trabalhando pelo seu dinheiro, no entanto, se você contratar alguém que acredita no que a sua empresa faz, ela vai trabalhar para você com todo o potencial que tem a oferecer.

Confira abaixo um exemplo de aplicação da ferramenta que pode te inspirar:

Natura

Por quê? : Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.

Como? : A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

O quê? : Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Gostou do nosso conteúdo e entendeu a importância de diferenciar a sua empresa, quer desenvolver ainda mais a seu negócio? Marque uma reunião gratuita com a gente! A nossa equipe está disposta a potencializar os seus resultados.

Por: Lara Pinheiro

Gostou dos conteúdos e quer
aplicar na sua empresa?

Precisa de ajuda?