fbpx

|

Ícone-Calendário

Hábitos de consumo durante a pandemia: o que mudou?

04 / 11 / 2020

Antes de mais nada, está claro que com a crise da Covid-19 e o isolamento social, muita coisa mudou. Notamos o aumento do uso de redes sociais, mais tempo em convívio com a família e também maior preocupação com a saúde mental. Mas e os hábitos de consumo durante a pandemia, o que mudou?

O (incontável) tempo dentro de casa e os diversos cuidados na hora de sair, trouxeram amplas mudanças no comportamento dos consumidores. A vida não é mais a mesma, as prioridades não são as mesmas, os anseios não são os mesmos. Você deve entender o que seu público está procurando para acompanhar as tendências do mercado e não ficar para trás.

Comportamentos de consumo

Desde o começo da pandemia, o comportamento dos consumidores mudaram e as empresas se adaptaram para acompanhar as tendências. Com o isolamento social, as compras online cresceram de forma expressiva, com a busca por produtos nas redes sociais, aplicativos e sites mais presentes. As pessoas estão preferindo a comodidade e a facilidade de comprar em casa, buscando até novas ferramentas como o WhatsApp para realizar suas compras.

Diante da atual situação, houve mudança nas preferências, no que é importante, as pessoas começaram a valorizar algumas coisas, repensar outras. A sociedade durante a quarentena, está desenvolvendo hábitos que certamente vão continuar no  pós pandemia, um olhar mais atento para casa, pequenas celebrações, introdução de hábitos saudáveis e novos hobbies, mais redes sociais baixadas. Ou seja, o comportamento do consumidor não é mais o mesmo e as empresas se adaptarão para manterem-se visíveis.

Além disso, as diversas transformações na maneira de consumir que estão acontecendo e que vão perdurar no pós pandemia, afetam os mercados de moda, varejo, farmácias, academias, restaurantes, padarias, etc. Todo o comércio foi afetado, uma vez que o público não quer e não pode mais comprar da mesma forma, as empresas precisam se reinventar e trazer inovação, visando atingir as novas exigências do consumidor. Com clientes mais exigentes, querendo personalização no atendimento, agilidade e deixando de lado os rótulos em relação a idade, gênero, profissão.

Ademais, a Covid-19 trouxe o olhar mais atento para as empresas, buscando entender como interagem com os colaboradores, meio ambiente e os processos de produção. Os consumidores estão observando algo que chamamos de Comunicação Institucional. É um ponto ainda não adotado por muitas empresas, que pode de fato, se tornar um diferencial. 

Como se destacar?

Divulgar apenas produtos e serviços, mesmo sendo eles de ótima qualidade, não é o suficiente. Ter um bom atendimento, uma marca slogan chamativo, não é o suficiente. As instituições precisam rever a sua maneira de se comunicar e se relacionar com os seus clientes.

Podemos citar algumas ações para ser um diferencial perante os concorrentes, uma delas é fazer uma pesquisa de mercado, conhecendo seus principais concorrentes e pontos fortes,  outro exemplo, traçar estratégias para soluções inovadoras que trarão melhores resultados para o seus clientes.

Um dos grandes diferenciais, de uma organização é uma comunicação mais transparente com os consumidores, mostrando que a empresa não visa somente os lucros, mas que se preocupa com o seu cliente, como mostra o publicitário Francisco Pavin, nessa pesquisa.

Olhar com um mais carinho para os clientes, se preocupar com a sua experiência para criar um relacionamento de lealdade, é algo fundamental.

Empresas que possuem uma identidade organizacional bem estruturada e vivida pelos colaboradores diariamente conseguem transmitir isso para os clientes. Sendo assim, é importante fazer com que os cliente comprem o seu propósito e se encantem pela empresa, se identificando com a imagem passada pela organização. Já citado várias vezes, o “Golden Circle” um excelente método para conquistar os cliente, que nada mais é do que a missão da empresa de forma clara, mas não só transmitida para os seus consumidores, mas também aclamada pelos seus funcionários. Isso faz com que a organização consiga se comunicar de forma clara com o público e, no atual momento de crise, passar confiança é fundamental.

Marcando presença

Outra mudança clara na hora da compra, é o digital. Com o isolamento social, as pessoas estão consumindo mais pela internet e as empresas repensaram sua logística de venda. Os mercados utilizando WhatsApp para vendas e colocando seus funcionários para realizar as compras, os restaurantes tendo que reformular seus sites ou até mesmo criar seu próprio sistema de delivery.

Os esforços de adaptação ao novo cenário não vão trazer benefícios só por agora, marcar presença no momento, significa ser lembrado depois. Toda essa reforma nas estratégias da empresa, vem de uma construção de marketing muito bem elaborada, analisando seu público alvo, persona, tendo empatia e buscando entender as dores do seu cliente, tendo os valores da empresa bem definidos,  de forma a mostrar para o público o seu propósito. Nós temos um conteúdo explicando melhor estratégias de marketing e como desenvolvê-las.

As empresas que souberem lidar com as novas exigências e se adaptarem aos seus clientes, vão ganhar visibilidade, mostrando-se capazes de satisfazer as necessidades do consumidor. Se posicionar de acordo com as preferências  do público, ganhar a confiança do cliente e atendê-los de acordo com seus novos hábitos, representa que durante a crise você fez o máximo para ajudá-los e que quando a pandemia passar, eles vão lembrar da sua empresa.

O que pode ser feito?

Enfim, com todas novas mudanças dos consumidores e do mercado, novos comportamentos, tendências e modelos de negócio, é importante ter estratégias bem definidas, conhecer seu público, possuir um marketing e um endomarketing bem elaborado, saber quais são seus principais concorrentes e como se diferenciar deles. A jornada do cliente desenvolvida garante os pontos certos para a fidelização de clientes e como transmitir o propósito da empresa ao consumidor.

Esses são fatores extremamente relevantes para tornar seu negócio mais forte e gerar mais vendas. Com o mercado competitivo, utilizar essas ferramentas da maneira mais eficiente, é importante para se colocar à frente e se diferenciar dos concorrentes. Por isso, estar inteirado do todo, conhecendo as tendências e mudanças, vai trazer benefícios na hora de se posicionar e conquistar o mercado.

Gostou?

Portanto, saiba que tudo isso pode ser feito aqui, na Ação Júnior! Temos uma equipe de consultoria, totalmente capacitada para realizar o que você procura. Podemos te auxiliar com pesquisa de mercado, na área de marketing, estruturação comercial, gestão financeira. Caso tenha interesse, é só entrar em contato conosco e marcar uma reunião.

Vamos conversar para descobrir como podemos lhe ajudar com seu negócio!

Gostou dos conteúdos e quer
aplicar na sua empresa?

Precisa de ajuda?