Participe do Controle Financeiro com uma boa tomada de decisões

Indicadores financeiros : O que são? Qual a importância? Como usar?

 

indicadores financeiros

Abrir ou manter um empreendimento no Brasil é uma tarefa desafiadora quando não se têm parâmetros para observar os resultados da empresa e do mercado em questão, não é? Quantas vezes já não ouvimos de algum amigo, conhecido, parente ou de nós mesmos que uma empresa recém aberta está falindo, sem controle financeiro ou com uma gestão totalmente bagunçada? Diversas vezes nos deparamos com situações assim e sempre nos perguntamos o por quê, correto? E muitas vezes nos defrontamos com situações nas quais ainda que bem consolidada, a empresa não consegue investir sabiamente para projetar seus rumos.

Ocasiões assim são, infelizmente, corriqueiras na realidade de muitos empreendedores do país. A questão é : Existe algum ponto de partida para reverter a situação? E nós respondemos : Sim e os indicadores financeiros são muitas vezes o início dessa grande reviravolta.

Ficou interessado? Venha conosco e abaixo mostraremos o que são os indicadores financeiros, sua importância e como utilizá-los.

 

O que são os Indicadores Financeiros?

 

Indicadores financeiros são índices calculados por meio dos resultados da empresa em suas atuações. Ou seja, parâmetros que vão mostrar ao gestor o desempenho da empresa em diversas áreas que a compõe.

 

Quais os principais Indicadores Financeiros?

 

  • ROI (retorno sobre investimento) : Como seu nome diz, o ROI vai exibir a taxa de retorno em um determinado investimento. O interessante dessa métrica é o fato de poder ser utilizada para diversos ramos de investimentos dentro da empresa, como por exemplo investimento em marketing digital, maquinário, funcionários, etc. O benefício de tê-lo em mãos é nada mais do que ter conhecimento de quais áreas trazem maior retorno e nos conduzir na hora de tomar decisões sobre futuros investimentos.

ROI = (Lucro conquistado – Investimento Inicial) / Investimento Inicial

 

  • Margem Bruta: A margem bruta calcula os ganhos obtidos na venda, contando com os custos de produção e de venda. Ela se mostra importante para termos uma noção básica de quanto obtemos em cada venda de determinado produto.

Margem Bruta = (Receita  – Deduções – Custos Diretos Variáveis) x 100

 

  • Margem EBITDA / LAJIR: A margem de lucro antes dos juros e imposto de renda representa o resultado (lucro ou prejuízo) operacional de uma empresa, portanto, descontando suas despesas e receitas financeiras. Sua importância reside no fato de obtermos dados do resultado operacional do negócio, elucidando decisões acerca do operacional.

LAJIR = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

 

  • Margem Líquida: Dos indicadores financeiros, a Margem Líquida desponta no sentido informativo. Basicamente vai nos trazer a taxa percentual de lucro que se obtém nas vendas da empresa no geral. Dessa forma, a noção a respeito da margem líquida, sendo alta ou baixa, é fundamental para futuras decisões, por adentrar as expectativas de crescimento do negócio.

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100

 

  • Margem de Contribuição: Muitas vezes imaginamos que por estarmos vendendo muito, teremos um grande lucro, não é? No entanto as coisas não são tão simples e ai que entra a Margem de Contribuição. Essa métrica revela ao gestor o quanto a venda de cada produto/serviço que a empresa vende colabora para pagar contas e gerar lucro. Dessa forma, consegue-se mapear em quais produtos a empresa mais ganha e assim direcionar com precisão os investimentos.

Margem de Contribuição = Preço Unitário de venda – (custo unitário variável + despesas unitárias variáveis)

 

  • Ponto de Equilíbrio: O ponto de equilíbrio é igualdade. Ou seja, quando suas receitas igualam as despesas. Parece simples, no entanto esse índice pode nos mostrar coisas interessantes. Vamos supor que o ponto de equilíbrio seja muito alto. O que podemos extrair dessa situação? Com certeza atingir um ponto alto é difícil e mudanças devem ser tomadas, principalmente aquelas que visem aumentar a produtividade e reduzir despesas.

Ponto de Equilíbrio = Despesas fixas / margem de contribuição (decimal)

 

 

  • Liquidez Corrente: A Liquidez corrente tem sua importância no curto prazo da empresa. É a razão entre o que a empresa tem a receber e a pagar em um curto período. Esse índice nos revela a condição financeira que a empresa se encontra no curto prazo. Se é possível cumprir com as obrigações, se não, e caso possível, qual a margem de folga?

 

Liquidez Corrente = Ativo circulante / Passivo circulante

 

 

  • Cobertura de Juros: Em qualquer empresa, dívidas são corriqueiras, o que muda é como e se é possível saudá-las. A Cobertura de Juros é um índice que nos auxilia na projeção do pagamento de nossas dívidas e situação financeira do negócio. Se maior do que 1, indica que as obrigações serão cumpridas, quando menor do que 1, os juros excederão a capacidade de pagamento e aí nos encontramos em uma situação perigosa.

 

Cobertura de juros = LAJIR / despesas com juros anuais

 

Como vimos, os indicadores são fundamentais e garantem previsões, noções de viabilidade econômica e diversos fatores que auxiliam o gestor. No entanto, não podem estar sozinhos, quando acompanhados de uma gestão financeira bem estruturada podem exercer seus papéis e aí sim tudo irá fluir muito bem.

Por fim, não se esqueça de situações de emergência. Os indicadores nos ajudam muito, porém situações inusitadas acontecem e um bom jeito de se preparar para elas é compondo, aos poucos, uma reserva. Assim, quando algum problema ocorre, sua empresa pode seguir produzindo regularmente.

Esperamos ter colaborado por meio desse conteúdo. Agora que conhece mais sobre os indicadores financeiros e a importância que exercem, vamos sair na frente da concorrência e aplicá-los? Marque conosco uma reunião GRATUITA de diagnóstico, nossos projetos personalizados e nossa experiência de mais de 28 anos irão, certamente, ajudar o seu negócio a chegar onde ele deve estar.

 

 

Por: Alexandre Teiga de Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Fale com a nossa equipe
Olá 👋
Podemos te ajudar?