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Marketing B2B: 3 estratégias de baixo custo

09 / 10 / 2019

Nesse artigo, serão apresentadas 3 estratégias incríveis de marketing B2B para 2019 com baixo custo para alavancar a reputação e consequentemente a receita do seu negócio.

O que é B2B

B2B vem do inglês business to business, em tradução livre significa de empresa para empresa. Acontece quando a transação entre duas empresas ocorre no formato cliente-fornecedor.
Acontece um B2B, por exemplo, quando uma indústria de alimentos vende seus produtos para um supermercado. Ocorre uma relação B2B também quando uma empresa terceiriza seus serviços de contabilidade ou administração. Portanto, esse tipo de transação tende a ser mais complexo do que B2C (de empresa para consumidor) pois há muitas decisões e negociações envolvidas, preços mais altos e processos mais elaborados.
Além disso, em um negócio B2B, não há ponto de venda. Há um relacionamento entre duas corporações, uma agregando valor à outra. Porém, pode trazer um lucro muito maior em um menor período de tempo.
Acontece que em uma venda B2B você sabe com mais precisão para quem está vendendo, o que lhe da uma enorme vantagem na hora de utilizar propaganda via redes sociais. Isso pode ser feito via Instagram, Facebook ou Linkedin. Portanto, nesse artigo, vamos tratar sobre estratégias de marketing B2B para alavancar seu negócio!
Essas são algumas táticas de marketing para crescer seu negócio em 2019 a um baixo custo:

1- Foque no interesse do seu cliente, não apenas no seu produto ou serviço.

No mundo atual dos negócios, é cada vez mais comum ouvir o termo “ganha-ganha”, ou agregar valor para depois receber valor em troca. É desse conceito que essa dica se trata. Retomando o exemplo, supomos que seus clientes, gestores de lojas de produtos naturais, necessitam de informações mais específicas para aumentarem suas vendas. Você pode criar uma forma de resolver seu problema, trazendo o conteúdo que lhes é relevante.
Isso pode ser feito através de um blog com conteúdos direcionados para esse público. Um artigo pode se chamar “Como exaltar os benefícios do óleo de coco e fazê-lo seu carro chefe”, por exemplo. Serão escassos os locais onde seu cliente encontrará esse tipo de informação, o que lhe dará enorme vantagem.
Outra forma, é distribuir esse tipo de conteúdo via Whatsapp, o que traz mais proximidade com o cliente. Também é possível usufruir de outras redes sociais para o mesmo fim. A ideia aqui é entregar conteúdo de qualidade para os seus possíveis clientes, para que sintam-se valorizados, dispostos a retribuir e coloquem você no primeiro lugar da lista de fornecedores na próxima vez que encomendar produtos.

2: Promova pequenos eventos

Uma forma muito eficiente de aumentar sua reputação rapidamente no seu mercado é promovendo pequenos eventos. Promover eventos é uma estratégia que pode te colocar no topo da popularidade em seu ramo de atuação. Por meio da hospedagem de um evento para um público específico, sua marca pode se tornar rapidamente conhecida e, caso o evento contribua valor para as pessoas, respeitada. Sabe quando você faz parte de um grupo, como uma igreja ou aula de dança por exemplo, e alguém se dispõem a conseguir um lugar para realizar uma confraternização ou festa? Essa pessoa rapidamente sobe a “escada da popularidade” diante desse grupo, não é mesmo? É o mesmo conceito da estratégia de promover pequenos eventos.
“Mas afinal, como fazer isso? Parece ser muito difícil.”
Na verdade, é mais fácil do que parece, e os resultados podem ser estrondosos. Vamos utilizar como exemplo que você está no ramo de comidas naturais. Uma forma muito eficaz de conseguir público para o seu evento é direcionar anúncios no Facebook para pessoas que gerenciem lojas de produtos naturais em uma determinada região: De uma forma muito autêntica, grave um vídeo convidando as pessoas para fazerem parte do seu evento na cidade que é seu alvo.
Coloque um formulário junto com o vídeo para que os gerentes e empresários inscrevam-se e sintam maior compromisso, requisitando o número ou e-mail por exemplo. Essa estratégia depende de um investimento (apesar de existirem formas de diminuir os custos, como explica esse artigo) mas ter contato e confiança de gerenciadores – e possíveis clientes – pode te trazer ganhos muitas vezes maiores. Outras formas de divulgação também podem ser utilizadas, até mesmo uma conversa pessoal com gestores. O que interessa aqui, é uma reunir possíveis clientes em um mesmo local, de uma forma que seja agradável e contributiva para todas as partes.

3 – Crie um conteúdo consistente e sólido

Criando conteúdo em algum formato (preferencialmente vídeo ou podcast) de uma forma que possa se comunicar com seu público alvo pode torna-lo uma referência na área. Caso você não saiba quem é seu público alvo, vale a leitura do nosso artigo sobre.

O intuito aqui é criar uma forma consistente de conteúdo (mesmo que não seja relacionada diretamente ao seu público). Você pode fazer entrevistas com câmera ou por voz, responder perguntas, dar dicas, fazer um vlog. Crie o seu conteúdo no formato que mais faça sentido para você, e que consiga manter uma consistência (1 episódio toda quinta-feira, por exemplo). Distribua esse conteúdo em todas as plataformas sociais relevantes (Facebook, Instagram, Whatsapp, Email, Snapchat, Twitter, Linkedin, Instagram TV, Quora…). Embora você esteja buscando atingir B2B, são pessoas que regem esses negócios. Criar conteúdo é uma das formas mais eficazes atualmente de atingir as pessoas, inclusive os tomadores de decisão.Vale ressaltar que não importa se você tem capacidade para produzir 5 vídeos semanais, podcasts ou qualquer que seja seu conteúdo, ou apenas 1. O que importa é que colocar conteúdo para fora é muito mais importante do que não colocar. Se tornar um criador de conteúdo, seja por podcast, vlog, ou outra forma, que atraia a atenção das pessoas no seu ramo de negócios lhe trará grande poder de decisão e autoridade.

Eaí, essas dicas fizeram sentido para você? Preparado(a) para colocar essas dicas em prática e aumentar suas vendas B2B?
Vamos conversar e descobrir como a Ação Junior pode te ajudar em seu negócio? Marque um diagnóstico gratuitamente com nossa equipe e teremos o maior prazer em atendê-lo(a)!

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