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Marketing durante o Coronavírus: vale a pena?

27 / 05 / 2020

Muitos de vocês já devem ter se perguntado: vale a pena investir em Marketing durante o Coronavírus? A resposta é: claro! Manter-se relevante no Mercado é uma das melhores estratégias para a consolidação da sua marca durante e depois da pandemia.

No conteúdo de hoje, ensinaremos como estruturar um marketing condizente com o cenário atual, mas que seja assertivo e consciente . Siga o passo-a-passo:

Como trabalhar o Marketing durante o Coronavírus?

  • Seja empático

Mais do que nunca, os consumidores procuram por marcas que demonstrem se importar não só com a situação que enfrentamos, mas com a saúde individual de cada um. Empresas como o Magazine Luiza (que possibilitou a entrada de microempreendedores em sua plataforma de vendas) e a Ambev (que produziu 500 mil frascos de álcool em gel para hospitais) foram algumas das mais lembradas pelos brasileiros desde o início da pandemia, conforme estudo recente. Isso prova como ações voltadas ao bem-estar da população são fundamentais em um período como esse. 

Júnior Dursk, proprietário da rede de restaurantes Madero, disse no ínicio de março que “não podemos (parar) por conta de cinco ou sete mil pessoas que vão morrer”. A fala, extremamente infeliz, causou revolta em grande parte dos brasileiros. Dois meses depois, a queda nas vendas de hambúrguer foi tão abrupta que o proprietário já fala sobre a necessidade de se reinventar após o período de crise. Tal diminuição também comprova como um posicionamento irresponsável pode prejudicar sua Organização em totalidade.

Por isso, faça aquilo que estiver ao seu alcance. É claro que nem todos poderão produzir grandes quantidades de álcool em gel para doação, mas pense em como sua empresa pode ajudar no decorrer da pandemia.

Mudar a abordagem de suas redes sociais pode ser o primeiro passo!

  • Mantenha-se presente

Este NÃO é o momento de desaparecer! Como dito anteriormente, mudar a abordagem de suas redes de comunicação, trazendo compreensão e esperança, é a primeira coisa que deve ser feita. É importante que, durante esse período, você construa um vínculo ainda maior com seus clientes. Tornar-se relevante durante a crise é uma das melhores estratégias para a consolidação no mercado.

Portanto, busque entender como o seu modelo de negócio pode ter continuidade perante as limitações atuais. 

Um bom exemplo a ser dado são as lives, que já viraram uma tradição da quarentena. Diversos cantores – onde a aglomeração era uma parte crucial de suas atividades – tiveram sua agenda de shows interrompida pela necessidade do isolamento social. Todavia, deram continuidade ao seu ofício, promovendo lives para que todos pudessem acompanhá-los mesmo em quarentena. Os resultados foram absurdos – Marília Mendonça conseguiu 3 milhões de espectadores simultâneos em sua transmissão pelo YouTube, que foi promovida pela Havaianas.

Se você é palestrante, uma boa alternativa pode ser a produção de podcasts do assunto que você domina.

  • Produza conteúdo

Como pautado no tópico anterior, a produção de conteúdos é um dos processos primordiais para manter-se relevante em tempos de crise. Seja através de um podcast, webinar ou conteúdo escrito (como este, por exemplo), é importante que sua empresa produza conteúdo original e de qualidade.

Com o aumento de buscas, é mais fácil fazer com que alguém encontre sua empresa quando você aumenta sua presença na internet.

Para uma produção de conteúdo lógica, faça isso de acordo com a finalidade da sua Organização. 

Se você é um restaurante, por que não elaborar vídeos com receitas da casa? Por mais que pareça uma atitude arriscada, isso tende a fortalecer ainda mais a imagem da sua empresa. Além de provar que você confia no que vende, “quando a situação se acalmar, as pessoas se lembrarão dessa ajuda.” – Conforme disse Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content. 

Gostou da ideia?

Espero que nosso conteúdo tenha lhe ajudado.

E ai, bora colocar o marketing durante o coronavírus em prática? Todas as dicas que demos são de fácil execução e você pode iniciá-las hoje mesmo.

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco! Somos uma empresa júnior que, há 30 anos, trabalha com o propósito de difundir o empreendedorismo entre estudantes e empresas do Brasil! Assim, nos disponibilizamos para ajudar e nos sensibilizamos com todos os empreendedores e famílias sofrendo com o coronavírus.

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