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Marketing estratégico: como traçar objetivos e alcançar clientes.

03 / 12 / 2020

O que é Marketing Estratégico?

O Marketing Estratégico se trata de um método que diferencia a sua empresa da concorrência através do foco em estratégias que geram melhores resultados de alcance ao cliente. Isso ocorre por ser algo planejado, que tem uma análise sólida em cima do seu público-alvo e também um estudo de dados do mercado do setor.

Para entender melhor quem é o seu público-alvo e como o setor se comporta, o Marketing Estratégico se embasa em: onde a empresa quer chegar, como ela quer chegar, quem ela vai atingir e qual o resultado final esperado. Abaixo, vamos te ajudar a responder estas perguntas!

1.     Onde a empresa quer chegar?

A pergunta é bem ampla e possui respostas com base em diversos aspectos, e eles precisam ser pensados a partir de agora. Ter um objetivo em mente e não metrifica-lo é o primeiro erro do empreendedor. Vários dados base necessitam ser levados em consideração quando os objetivos da empresa são traçados. Trazendo um exemplo prático, se o objetivo da empresa é o aumento do número de clientes, não basta apenas investir em propagandas do que já é feito, mas inovar e procurar a diferenciação. Embasamento em dados de tendências do mercado​, tendências de consumo e comportamento do consumidor dão uma base de início para traçar objetivos.

A análise do setor é a parte do Marketing Estratégico que ajuda a entender em qual âmbito a empresa está atuando, além disso, quem são os principais concorrentes que estão ativos no mercado. Para metrificar esse objetivo, o ponto de partida ocorre quando a empresa entende o seu lugar através de dados, ou seja, como ela se posiciona perante os concorrentes e quais as possibilidades de inovação que vão atrair a clientela. Três ferramentas que podem auxiliar são:

  • Curva de Valor;

  • Matriz SWOT

  • Metodologia KPI.

Estas ferramentas são importantes para perceber quais são os principais pontos de melhoria da sua empresa perante o concorrente e também para definir um objetivo de forma mais clara. A primeira, chamada de Curva de Valor, trata-se de uma ferramenta comparativa, através dela é possível aplicar notas aos pontos que você deseja comparar com o seu concorrente e encontrar qual o melhor ambiente para se destacar. Lembre-se: é importante ser crítico nessa ferramenta, não colocando sempre as melhores notas/dados para a sua empresa, é através de uma análise minuciosa que você encontrará seus pontos de melhoria.

A Matriz SWOT é utilizada para fazer uma análise aprofundada do ambiente interno e externo da organização. Dentro dela, existem quatro pontos: forças e fraquezas (com base em fatores internos da empresa), oportunidades e ameaças (fatores externos). Através dela, são estabelecidas diretrizes para a equipe e também são previstos resultados negativos que podem atingir os dados da organização de alguma forma.

Mas agora, como mensurar se estas estratégias geram resultado? Neste ponto que o KPI entrará! O KPI (Key Performance Indicator, em português, “Indicador-Chave de Performance”) se trata de uma ferramenta utilizada por grandes empresas para acompanhar o sucesso e se os objetivos estão sendo cumpridos.

2.    Como (e quando)  a empresa quer chegar?

Mais importante que alcançar o final do percurso, é entender COMO você conseguiu chegar até lá. Essa parte depende de quais fatores serão utilizado nas melhorias, além disso, é importante pensar em prazos e definir tarefas, ter em mente quem ficará responsável por cada atividade facilita o processo.

Estabelecer prazos e definir um representante para tudo é essencial! Entendemos que dentro das organizações se algo está por responsabilidade de todo mundo, no final não estava por ninguém, assim o resultado começa a se perder. Então nada inicia antes de um bom cronograma. Um exemplo seria: quero aumentar o meu engajamento no Instagram. Para conseguir isso, tenha alguém cuidando dos dados recolhidos nas publicações, clientes que procuram pela empresa, quais são os melhores dias de postagem (podendo ser o prazo final de entrega) e também em analisar se o público está respondendo aos novos estímulos.

Portanto, lembre-se: nada adianta desenvolver um objetivo, cronograma e colocar um responsável quando o seu time não compra a briga com você! Estimule-os a participar, procurar entender os dados e objetivos que a empresa quer levantar e como a importância dele ratifica o bom resultado.

3.    Quem a empresa vai atingir com o seu produto/serviço?

Primeiramente, a partir daqui, a análise do seu setor de mercado e total conhecimento do público-alvo se tornam essenciais. O Marketing Estratégico se direciona ao consumidor, que entende o que a empresa vai falar e qual a melhor maneira para isso. Para descobrir o seu público-alvo, analise qual o perfil do seu cliente: qual a idade? e o gênero? a classe social? e os hábitos de consumo? São perguntas que devem ser respondidas, mas se isso ainda te deixa meio em dúvida se é realmente quem está interessado no seu produto, nada mais justo que perguntar para o próprio consumidor se lhe agrada, o objetivo deste tópico é entender o seu público.

Caso esteja atrás de algo ainda mais específico, a Persona é a ferramenta certa para definir o seu cliente. Afinal, a persona é um perfil fictício do seu cliente ideal, sendo uma forma de desenvolver a empatia do cliente com a marca. Assim como o Público-alvo, as perguntas mais genéricas (nome, gênero, idade) devem respondidas na hora de definir a Persona. Acima de tudo, o diferencial está nas questões direcionadas que tem o objetivo de embasamento em dados e estratégias. Desenvolve-se um nome para o seu cliente, estabelecendo qual a profissão, estilo de vida, análise das redes sociais favoritas e ambições da vida que possui.

4.   Resultado final da empresa

Por fim, com todos os passos metrificados, o resultado final é o cumprimento dos objetivos dessas etapas.

Por outro lado, para o seu negócio continuar crescendo, é bom reiniciar o ciclo e pensar em novos objetivos que vão agradar o seu público. É a inovação dentro da empresa de forma extraordinária! Portanto, lembre-se: o engajamento de equipe não pode faltar para que a empresa alcance os melhores resultados.

Enfim, gostou do nosso conteúdo? Quer entender um pouco mais sobre Marketing Estratégico e como implementá-lo na sua empresa? Marque um ​diagnóstico gratuito com a equipe Ação Júnior, ficaremos felizes de te atender!

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