motivação no trabalho

5 estratégias para você melhorar a motivação no trabalho do seu time!

Antes de investir em conquistar clientes, é essencial conquistar outro público: seus colaboradores. Com o início da pandemia da Covid-19 e o isolamento social, a motivação no trabalho começou a se tornar motivo de preocupação entre os líderes. Embora seja um fator essencial para o sucesso de uma empresa, com as incertezas desse período, muitos colaboradores perderam sua motivação e deixaram suas equipes, aumentando os índices de turnover, ou rotatividade de pessoal, termo que denomina o desligamento de funcionários e a consequente contratação de outros para substituí-los. 

Nesse sentido, a gestão de pessoas é uma temática que preocupa todo bom líder, que deve estimular seu time a se engajar cada vez mais com seus projetos. Estudos mais recentes têm indicado que trabalhadores motivados são mais propensos a terem uma maior produtividade. Por isso, no post de hoje trouxemos algumas dicas que podem ajudar a aumentar a motivação no trabalho de seus colaboradores.   

Qual o impacto da motivação na sua empresa?

Primeiro, é preciso entender que a motivação e o encorajamento são essenciais para que os seres humanos tenham boas performances. Há muito tempo, ainda durante a revolução industrial, os locais de trabalho deixaram de ser apenas um ambiente para ganhar dinheiro. Tornou-se um espaço de busca por crescimento e realização. Por isso, virou também um lugar de competição, no qual a motivação move os funcionários a trabalharem cada vez mais e melhor. Esse movimento, quando utilizado de maneira correta, se traduz em maiores lucros e produtividade para a empresa. 

Desse modo, apesar da motivação se tratar de algo pessoal e individual, uma boa liderança é capaz de manter sua equipe engajada, de modo que auxilie no crescimento da sua empresa.

A ausência desse engajamento afeta de forma negativa a performance do time. Funcionários desmotivados aumentam o índice de turnover e impedem a retenção de talentos na empresa, o que, consequentemente, acarreta no crescimento de gastos com demissões e contratações. Por outro lado, uma equipe motivada pode aumentar a produtividade do seu negócio, além de criar um vínculo entre a equipe e o empregado, que se torna parceiro da marca para a qual trabalha.

Então, se você pretende melhorar os resultados da sua empresa, é indispensável se aprofundar mais nesse tema!

Motivação no trabalho X Motivação organizacional

Até agora, já vimos a importância de motivar os funcionários. Mas, afinal, do que se trata a motivação no trabalho? O que a diferencia da motivação organizacional? 

Apesar de interligados, existem diversas diferenças entre os dois. Para começar, a motivação no trabalho está ligada à satisfação e ao empenho dos funcionários na realização de suas funções. Trata-se de algo relacionado a necessidades individuais que variam entre os profissionais e é responsabilidade das lideranças compreender as particularidades de cada um para colocar em prática ações motivacionais. Já a motivação organizacional diz respeito às medidas tomadas pela empresa para manter seus colaboradores engajados e impulsionar sua vontade de participar. Para isso, é importante que os líderes tenham práticas que engajem suas equipes.

O que contribui para deixar os trabalhadores motivados? 

Motivar sua equipe não pode se restringir a ações pontuais. Esse estímulo precisa ser feito de forma constante e regular para manter seus funcionários engajados em suas tarefas! 

Atualmente, as empresas oferecem diversos tipos de benefícios financeiros para seus empregados. Contudo, além dessas recompensas, esse reconhecimento deve ser demonstrado e valorizado pelos empregadores. Para isso, o líder também deve se mostrar preocupado e comprometido com seu time, de forma que o reconhecimento de bons desempenhos e feedbacks claros e regulares são essenciais para encorajar o seu time. 

Dicas de como motivar os colaboradores

A motivação no trabalho é um fator extremamente importante para o bom funcionamento da sua empresa. Além de melhorar a convivência entre a equipe, ela também traz melhores resultados e aumenta a produtividade. 

Entretanto, manter seus colaboradores motivados não é uma tarefa simples! Por isso, para te ajudar nessa tarefa, trouxemos 5 dicas para aumentar a motivação no trabalho do seu time. 

1. Feedbacks

A cultura do fornecimento de feedbacks já é algo muito difundido entre os empreendedores. Contudo, quando não são feitos de forma correta, eles podem acabar tendo um efeito contrário do pretendido, resultando em conflitos internos na sua empresa. Assim, no lugar de conseguir funcionários engajados, você conseguirá apenas colaboradores desmotivados. 

Mas como dar bons feedbacks? Existem diversas maneiras mas a mais usada atualmente é o “feedback sanduíche”. Essa técnica se divide em três partes, assim como um sanduíche: se inicia com um elogio, depois um feedback construtivo e, em seguida, reforça-se os pontos positivos. Assim, cria-se uma avaliação de qualidade que vai auxiliar na criação de uma melhor gestão de pessoas dentro da empresa. 

2. Pesquisa de clima

Outra dica para melhorar a motivação no trabalho do seu time é realizar uma pesquisa de clima com seus funcionários. Essa é uma ferramenta que permite que seus colaboradores avaliem os aspectos internos da empresa. Com ela, é possível mapear as insatisfações dos funcionários, os conflitos internos na equipe e também os pontos positivos da gestão. 

Para realizar uma pesquisa de clima, é preciso primeiramente identificar os principais pontos que serão abordados na pesquisa. Por exemplo, se a empresa está saindo do formato de trabalho remoto ou home office e retomando o formato presencial, é nesse ponto que a pesquisa deve focar. Assim, pode abordar se a infraestrutura da empresa está de agrado da equipe e se a gestão tem lidado bem com esse retorno. 

Depois de finalizada a pesquisa, é importante que a gestão divulgue os resultados para os funcionários e busque formas de abordar os problemas destacados. Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais acolhidos, sabendo que a empresa leva suas opiniões em consideração.

3. Endomarketing também ajuda na motivação no trabalho

Outro investimento que pode motivar seus funcionários é o endomarketing, ou marketing interno. Trata-se de ações de marketing institucional que permitem à empresa passar a seus funcionários uma imagem positiva. Assim, pretende-se que os funcionários adotem os valores e os ideais da empresa para a qual trabalham.

Essa estratégia permite que seus colaboradores realmente se identifiquem com sua marca. Isso estabelece uma relação saudável entre eles e a empresa, fidelizando esse público-alvo com seu negócio, diminuindo o turnover e garantindo a retenção de talentos. 

4. Criar planos de carreira

Outra maneira de garantir a motivação dos seus colaboradores é a criação de planos de carreira. Trata-se de um programa que planeja os caminhos que cada funcionário vai seguir dentro da empresa. Essa estratégia permite reter talentos e ajudá-los a alcançar o máximo de seus potenciais. 

Por meio de um plano de carreira, é possível estabelecer as expectativas da gestão para cada cargo e as competências necessárias para a ascensão na hierarquia. Assim, a empresa fornece ao trabalhador uma perspectiva de crescimento dentro de seu cargo. Isso atrai e retém talentos, que saberão que, mesmo em um cargo baixo, tem a possibilidade de crescer. 

Planos de carreira são mais facilmente desenvolvidos em organizações já consolidadas, contudo, em empresas em crescimento, essa forma de gestão também é válida. Dentro delas, os funcionários podem construir sua própria perspectiva de crescimento em conjunto com o crescimento da própria empresa. 

5. Investir em formação profissional

Seguindo na linha do desenvolvimento profissional dentro da organização, outra forma de motivar seus funcionários é através do fornecimento de capacitação profissional. 

Essa medida é benéfica para a empresa que terá a oportunidade de identificar possíveis talentos. Isso proporcionará o crescimento dos profissionais contratados, o que também diminuirá custos da empresa com contratações de terceiros para preencher determinados cargos. 

Também será positivo para os funcionários, que se motivarão com a chance de crescimento e desenvolvimento profissional dentro do cargo que ocupam, mantendo os funcionários engajados dentro da empresa.

Quais os benefícios de uma gestão de pessoas pautada na motivação no trabalho?

Como já foi dito anteriormente, esse formato de gestão de pessoas aumenta a lucratividade da empresa, mas não para por aí.

O ambiente de trabalho torna-se um espaço melhor, valorizando também a imagem do seu negócio no mercado de trabalho, para outros possíveis futuros membros da equipe. Também diminui o nível de rotatividade de funcionários e cria um vínculo entre os membros e a empresa.

Além disso, profissionais motivados tendem a fornecer melhores atendimentos, aumentando o nível de satisfação dos seus clientes. 

Como uma consultoria pode ajudar no engajamento do seu time e na motivação no trabalho

Agora que você já entende um pouco mais sobre motivação no trabalho, você sabe que não pode ficar por fora desse assunto. Por isso, para te auxiliar, a Ação Júnior oferece uma consultoria em gestão de pessoas!

Nossa consultoria pode te auxiliar com propostas para aumentar o engajamento do seu time, trabalhando para alcançar suas metas organizacionais, melhorar a qualidade dos trabalhos realizados e aumentar os ganhos na produtividade. Além disso, também podemos te ajudar a definir seu público-alvo, realizar pesquisas de mercado e desenvolver estratégias de marketing. 

Quer saber mais? Acesse também nosso e-book em gestão de pessoas, um guia completo para você entender mais sobre esse tema!

1 comentário em “5 estratégias para você melhorar a motivação no trabalho do seu time!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Fale com a nossa equipe
Olá 👋
Podemos te ajudar?