O maior ativo de uma empresa: Pessoas  

pessoas reunidas em frente a cadernos e computador

Uma organização é formada por diversos elementos. Estratégia, planejamento, finanças e vendas são alguns desses exemplos. No entanto, existe algo fundamental para o funcionamento de um negócio e que engloba tudo isso. O qual é também o maior ativo de uma empresa: as pessoas. 

Não existe uma empresa se não houver pessoas. Elas são as responsáveis por todos os processos de uma organização, seja na execução de processos ou no gerenciamento e comando das atividades da empresa, assim garantindo o sucesso do negócio. Além disso, também são as pessoas que consomem os produtos de uma determinada organização. 

Nunca parou para pensar nisso? Tudo bem! Aqui vamos explicar o porquê e como você pode investir nas pessoas da sua empresa, afinal elas possuem um papel de relevância dentro do seu negócio.

Organização: movida pelas pessoas nela presentes.

Como citado anteriormente, uma empresa é composta por diversos elementos. No entanto, para que esses recursos e seus processos ocorram da melhor maneira possível é necessário certificar-se que os colaboradores responsáveis por eles se sintam realizados no local em que trabalham. A valorização dos profissionais de sua empresa garante grande retorno ao seu negócio, pois é através desse reconhecimento e estímulo que o colaborador “veste a camisa” para alcançar os objetivos da organização.

É sempre importante relembrar que as organizações oferecem serviços e produtos para pessoas e por isso é fundamental trazer essa humanização à sua metodologia de trabalho. São elas que tornam sua empresa diferente dos concorrentes e entregam aos consumidores algo especial, e isso só é possível quando os colaboradores se encontram em um ambiente de trabalho confortável, onde podem usar de sua criatividade e se sentem motivados para realizar as atividades de sua área. Por essa razão, deve-se dar uma atenção especial ao desenvolvimento dos fatores humanos no seu negócio com o propósito de aproveitar o talento dessas pessoas nos mais diversos processos da empresa!

 

Sua empresa tem valorizado esse ativo?

Seus funcionários aparentam estar felizes em seu ambiente de trabalho? Como é o relacionamento deles com seus colegas?  Os colaboradores do seu negócio se sentem motivados a entregar sempre o melhor resultado nas atividades que realizam? Como anda a produtividade dessas pessoas?

Observe se sua organização tem oferecido as condições adequadas para cada serviço, os melhores recursos para a execução das tarefas e as capacitações necessárias para o desenvolvimento de seus funcionários.

Questionar-se perante esses tópicos é de grande relevância para identificar se sua empresa tem, ou não, valorizado devidamente as pessoas as quais nela se encontram.

 

Por que investir nas pessoas da sua empresa? Quais os benefícios disso?   

Colaboradores mais felizes e motivados entregam melhores resultados e engajam-se, consequentemente contribuindo para o sucesso e crescimento da empresa.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. Esse estudo constatou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com os outros.

Outros motivos a serem levados em consideração, é que quando esse colaborador se sente satisfeito em seu local de trabalho ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

Além disso, construir um espaço de trabalho onde as pessoas se sentem confortáveis em compartilhar pensamentos e ações é fundamental para que haja um sentimento de pertencimento do colaborador em relação à empresa.

 

Como fazer isso?

Agora que você já sabe a importância de se valorizar o maior ativo da sua empresa, deve estar se perguntando como fazer isso! Fica tranquilo, aqui separamos algumas dicas para te ajudar a motivar seus colaboradores e valorizá-los da melhor forma:

Planos de cargos e salários

Compreender quais são os cargos da sua empresa e suas respectivas responsabilidades é muito importante. Ter uma descrição de cada cargo pensado em quais habilidades e competências cada um deles necessita para ser desempenhado com excelência e consequentemente os seus respectivos níveis salariais, te proporcionará uma maior estruturação interna.

Além disso, ter esse plano também permitirá que a empresa consiga oferecer aos seus colaboradores um plano de carreira. Pois mostra de forma clara as possíveis promoções e o tempo necessário para alcançá-las, motivando-o a cumprir suas metas e objetivos e a constantemente buscar pelo seu próprio crescimento dentro da organização.  De tal modo trazendo maiores resultados para o seu negócio.

Pesquisa de clima organizacional

É muito importante escutar e entender o que cada colaborador tem a dizer para que se estabeleça uma relação de confiança e para aprimorar o ambiente de trabalho. Essa pesquisa pode envolver diferentes questões, sejam elas relacionadas a salários, motivação, relacionamento entre líderes e liderados, infraestrutura… 

Assim, você poderá compreender como seus funcionários se sentem em relação à sua empresa e tomar decisões assertivas.

Avaliação de desempenho

Ter uma avaliação de desempenho na sua empresa é muito vantajoso! Isso, pois através dela o colaborador irá conhecer mais o seu próprio perfil profissional. Assim como ajudará os gestores a tomarem decisões mais assertivas perante seus gerenciados, já que passarão a entender melhor o perfil de cada pessoa e de sua equipe como um todo! Já a empresa, consegue identificar gaps em seus funcionários e suas áreas, podendo atuar com maior facilidade para o desenvolvimento das pessoas por meio de treinamentos e capacitações, assim engajando seus colaboradores a buscarem crescer cada vez mais, trazendo maiores resultados em suas entregas.

Engajamento

Para alcançar as metas da sua empresa, é fundamental que seus colaboradores se envolvam na busca por esses objetivos! Eles precisam se sentir parte da organização, sentir que também possuem voz e que estão incluídos no todo. Por isso, reuniões com toda a equipe desde o processo de determinação de metas até a definição dos planos de ação são fundamentais. Buscar ouvir o que cada colaborador tem a expressar também fará com que as pessoas se sintam mais parte da empresa, além de trazer ideias novas e pontos de vista diferentes que podem contribuir com o seu negócio. Viu? São só vantagens.

Motivação através de reconhecimento

Reconhecer as conquistas do seu colaborador é uma maneira de demonstrar gratidão.  E além disso, mostra que sua empresa presta atenção no que essa pessoa faz dentro da organização!

Ademais, serve de estímulo para a produtividade de seus funcionários, que podem ser reconhecidos por seus esforços através de bônus ou premiações. Para que essa metodologia funcione na prática de forma justa e eficiente, é necessário que haja, de forma criteriosa, um acompanhamento de todas as etapas do processo executado pelo seu colaborador. Observar as habilidades e competências também pode ser um fator positivo para definir quem merece, naquele momento, ser reconhecido pelo seu desempenho na organização.

Outra dica é buscar individualizar  essas recompensas. Por exemplo, se um colaborador está buscando se aperfeiçoar em alguma habilidade, um curso de tal assunto pode ser interessante. Já um outro funcionário que irá se casar pode precisar de um bônus para construir sua casa. Esses detalhes são essenciais para demonstrar que a organização presta atenção em cada pessoa como indivíduo, e não somente como alguém que presta um serviço para o seu negócio.

 

 Conclusão

O maior ativo de uma empresa são as pessoas! É através delas que a organização alcança seus objetivos e obtém maior lucratividade e produtividade.

Podemos concluir que as empresas só existem pois são feitas por pessoas e para pessoas! Assim, reforçando a necessidade de se olhar para esse ativo dentro do seu negócio!

Gostou do conteúdo? Já tinha parado para refletir sobre a importância que as pessoas têm para uma organização? Quer entender um pouco mais sobre a área de Gestão de Pessoas e como estruturá-la em sua empresa? Marque um diagnóstico gratuito com a nossa equipe, ficaremos muito felizes em te atender!

 

Por Júlia Guitarrari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Fale com a nossa equipe
Olá 👋
Podemos te ajudar?