|

Ícone-Calendário

Você sabe o que é uma Empresa Júnior?

29 / 07 / 2019

 

Atualmente o Brasil é o país que mais possui empresas juniores em suas instituições de ensino superior, com mais de  600 em todo território nacional. Isso se dá principalmente pela precariedade do ensino atual brasileiro, onde raramente os cursos oferecidos integram o ensino da teoria com a prática. Apesar desta grande quantidade de empresas juniores no Brasil, muitas pessoas ainda não sabem o que é de fato uma empresa júnior e o que elas oferecem. Sendo assim, este post busca explicar de forma objetiva e clara o que é uma empresa júnior e o universo em que está inserida. Então vamos lá, você sabe o que é uma Empresa Júnior?

Uma empresa júnior é uma empresa formada por estudantes voluntários de um ou mais cursos de graduação de instituições de ensino superior os quais vendem e executam diversos tipos de projetos para empresas seniores, tais projetos estão relacionados com o curso em que a empresa foi formada (direito, administração, design…) . Desta maneira, existem variadas empresas juniores que oferecem diferentes tipos de serviços, tudo isso depende de qual curso a empresa pertence. Por se tratar de um trabalho voluntário, todo o dinheiro arrecadado com a venda dos projetos são convertidos em capacitação para os membros e para seus custos operacionais, como por exemplo a manutenção de sua sede.

Os estudantes ingressam em uma empresa júnior com o intuito de colocar os conhecimentos teóricos aprendidos na sala de aula em prática. Dessa forma, é possível ter uma vivência empresarial durante o período da graduação e a oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente. Com isso, pode-se dizer que as empresas juniores têm como o principal objetivo capacitar alunos por meio da realização de projetos de alto impacto, feitos a fim solucionar problemas, desenvolver empresas e, dessa forma, contribuir para um Brasil mais empreendedor.

Movimento Empresa Júnior

As empresas juniores surgiram do Movimento Empresa Júnior (MEJ), que teve seu início em 1967, na França, e que veio para o Brasil em 1988. A missão do Movimento nada mais é que formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. O Movimento também é pautado nos valores de transparência, compromisso com resultados, sinergia, postura empreendedora e orgulho de ser MEJ. Atualmente,  existem mais de 600 empresas juniores no país, com mais de 20 mil empresários juniores que já realizaram mais de 11 mil projetos.

Brasil Júnior

Hoje no Brasil, quem zela pelo Movimento Empresa Júnior é a Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores, criada em 2003. O papel da Brasil Júnior, além de regulamentar as empresas juniores, é ajudar as mesmas a se desenvolverem cada vez mais para impactar  mais pessoas e assim transformar o Brasil em um país mais empreendedor. Para conhecer mais sobre a Brasil Júnior e suas metas para os próximos anos acesse seu site.

FONTE: Brasil Júnior

Por que participar e apoiar o movimento?

Como já citado anteriormente, ao participar do MEJ o estudante se torna um empresário júnior que no decorrer da sua jornada no movimento adquire experiências do mercado de trabalho ainda durante a graduação. Possuindo a oportunidade de vivenciar a realidade de um empreendedor, sendo responsável por gerir uma empresa real.

Além disso, habilidades como trabalho em equipe, comunicação, responsabilidade e liderança são fortemente fomentadas durante todo o processo. Tudo isso faz com que o estudante se desenvolva tanto pessoalmente quanto profissionalmente, adquirindo experiências diferentes e obtendo também um diferencial em seu currículo após o término de sua formação.

Outro ponto importante que deve ser ressaltado é que o Movimento Empresa Júnior possui um compromisso claro em transformar o Brasil em um país mais empreendedor e ético, por isso ao entrar no movimento o estudante além de estar apoiando esta causa precisa estar alinhado com tais valores.

Por que ser um cliente de uma empresa júnior?

Como já citado, existem empresas juniores de diversos cursos, e isso implica em uma grande variedade de serviços e produtos que podem solucionar diferentes problemas, principalmente de micro e pequenos empreendedores. Além desta diversidade de soluções que podem ser encontradas, as mesmas possuem projetos de alta qualidade, pois apesar de serem realizados por graduandos, os professores das instituições possuem o papel de apoiar e auxiliar os alunos na execução delas. 

Outro benefício de ser cliente de uma empresa júnior é que os projetos oferecidos possuem um preço muito menor quando comparados com o mercado sênior, além de que ao estar investindo em um projeto de uma empresa júnior o empreendedor também estará investindo na educação do Brasil, apoiando a causa da busca de um país mais empreendedor, ético e colaborativo.

Ação Júnior

A Ação Júnior é uma empresa júnior com mais de 28 anos no mercado que realiza projetos de consultoria em gestão, entre eles  gestão financeira, gestão de pessoas, planejamento estratégico, marketing, entre outros. Para entender melhor  por que investir em um projeto de consultoria empresarial da Ação Júnior, os motivos para se tornar um cliente Ação Júnior ou conhecer melhor nosso portfólio e quais soluções podemos oferecer para seu empreendimento acesse o nosso site ou entre em contato conosco para marcarmos uma reunião grátis!

Eai? Se interessou pelo movimento? Gostaria de participar ou ser um de nossos clientes? Entre em contato conosco!

Por: Rafaela Truffa

Gostou dos conteúdos e quer
aplicar na sua empresa?

Precisa de ajuda?