Pesquisa de marketing: como validar os 4P’s

Pesquisa de Marketing

A tomada de decisão é um momento de incerteza para os gestores, mas a pesquisa de marketing, ferramenta que auxilia a gestão estratégica, oferece o suporte necessário para redução dos riscos. Por sua vez, produto, preço, praça e promoção, os quatro principais pilares do marketing, são base para qualquer estratégia na área. Entenda como validar os 4ps do através da pesquisa de marketing.

 

Muitas pequenas e médias empresas focam principalmente na análise dos dados já provenientes de ferramentas terceiras como Google analytics ou análise dos resultados em mídias sociais. Porém, a criação dos próprios dados pode ser ainda mais vantajosa. Através da pesquisa de mercado, essencial para auxiliar na tomada de decisão, pode-se coletar dados, codificá-los e analisá-los, resultando em um banco de dados que é utilizada como ferramenta estratégica.

        

A pesquisa é considerada base para um bom plano de marketing, pois estreita o laço entre cliente e empresa, facilitando a identificação de oportunidades e problemas nas ações. Portanto, relacionar os 4 Ps do marketing com a pesquisa de marketing é uma das maneiras de obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Quando os quatro estão alinhados, a tendência é ser mais assertivo na criação de propagandas para conquistar e manter o público.

 

  • Produto

Deve-se entender e definir os atributos e características do que é oferecido e se está de acordo com as expectativas do público-alvo. Considerando que no papel está apenas a ideia do criador, é de extrema importância validar a opinião de quem irá utilizar. Além disso, o valor agregado do produto tem que estar explícito ao consumidor, assim será bem aceito.

A pesquisa deve responder as principais perguntas:

  1. Seu produto ou serviço atende uma necessidade?
  2. Vão usufruir do produto da maneira esperada?
  3. Outro design, formato ou cor teria maior aceitação?
  4. Como as pessoas podem e como devem utilizá-lo?
  5. O que te diferencia dos concorrentes?

 

  • Preço

A definição do preço guia as ações do marketing, pois este ajuda a delimitar o perfil do público-alvo. Além do mais, está diretamente relacionada à sobrevivência da empresa, por isso a importância de entender o valor agregado ao produto/serviço e compreender quanto o consumidor está disposto a desembolsar por ele. De modo geral, o piso do preço é seu custo, portanto, o objetivo da pesquisa é definir o teto.

Perguntas que estão relacionadas com o tema e podem ser benéficas:

  1. O preço está condizente com o valor? Se não, há valor agregado no produto e o cliente consegue perceber o diferencial?
  2. O consumidor está disposto a pagar a mais pelo valor agregado?
  3. O seu público é sensível a mudanças de preço? Qual o máximo que pode ser cobrado?
  4.  Qual a percepção dos clientes em relação à marca?
  5. Quanto os concorrentes cobram?

 

  • Praça

Os canais de distribuição se relacionam com a experiência do cliente — quanto maior o acesso ao produto no cotidiano do cliente, maior o valor agregado, em razão da comodidade ao cliente. Sem contar na visibilidade da marca, pois estando presente no contexto que sua persona frequenta, maiores as chances de lembrarem da empresa. Em Praça não é considerado apenas o espaço físico – em quais redes sociais ou plataformas seus clientes estão inseridos?

Portanto, nesse tópico, as seguintes perguntas podem ser consideradas:

  1. Onde seu produto/serviço está localizado? E o público-alvo? Quanto se deslocariam para consumir o que é ofertado?
  2. A logística poderia ser melhor? Preciso aumentar minha equipe?
  3. O consumidor gostaria de uma experiência diferente? Como eu posso melhorar?
  4. Estou ganhando visibilidade dentro do meu nicho?

 

  • Promoção

Ouvindo o cliente e investindo nas ações de marketing corretas vão fazer com que sua solução seja a melhor na visão do cliente, gerando expansão e reconhecimento. Existem diversos caminhos para se comunicar com eles, seja através da linguagem, imagem, fotografias, gráficos etc.  

Para maior retorno dos investimentos em publicidade e propaganda, devem ser levados em consideração as perguntas:

  1. As campanhas de marketing estão sendo efetivas? Está atingindo as pessoas certas, no momento certo e de forma impactante?
  2. Qual é o local de mais fácil acesso para o público-alvo? É físico, virtual ou ambos?
  3. Seu cliente está disposto a pagar a mais para ter a facilidade de encontrar sua solução?
  4. Quais os melhores canais de distribuição para atingir os consumidores?
  5. Quanto a concorrência influencia sobre suas ações?
  6. Existe sazonalidade nas vendas? Qual deve ser a programação para aproveitar as datas com maior demanda?

 

Entender todas essas questões através do ponto de vista do consumidor é de suma relevância. Se destacar dentro do nicho inserido é uma tarefa árdua, porque as estratégias mudam todos os dias – ainda mais na era da informação, que dinamismo é uma das características principais. Tantas mudanças também influenciam na decisão de compra do cliente, inclusive fatores externos à gestão da empresa, que também devem ser considerados.

Os investimentos em ações para reconhecimento de marca e consequente aumento de receita devem considerar as particularidades da persona, direcionando as estratégias da melhor forma. Você conhece seu público-alvo? Precisa de ajuda para entender melhor como é o comportamento dos consumidores? Estamos dispostos a te ajudar, marcando um diagnóstico com a nossa equipe, encontraremos a melhor solução para sua empresa!

 

Por: Victoria Li

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?